Papel para imprimir

Entenda como escolher o melhor papel para imprimir propostas

Tempo de leitura 9 min
Neverstop HP + Kit Recarga de Toner OriginalPowered by Rock Convert
PORT, distribuidor oficial ChamexPowered by Rock Convert

Apresentar um bom conteúdo, com informações corretas, é um fator importante para divulgar os serviços de uma empresa, não é mesmo? Folder, panfleto ou outras peças de comunicação impressas permitem a apresentação de propostas atraentes para o público-alvo. Porém, é fundamental escolher o papel para imprimir esses materiais de acordo com as melhores práticas do mercado.

Com essa iniciativa, a empresa vai mostrar que atua de maneira profissional nas atividades de divulgação, o que contribui para criar uma imagem positiva junto aos stakeholders. Isso é imprescindível para estimular as vendas e a famosa propaganda boca a boca, que sempre dá um empurrãozinho nos negócios.

Neste post, vamos destacar as modalidades de papel para imprimir fotos mais utilizadas pelas empresas, bem como explicar a maneira certa de realizar a impressão de uma imagem perfeita e de expor os produtos e serviços para os clientes. Confira!

Veja os tipos de papel para imprimir usados pelas empresas

Imagine que você resolveu abrir um escritório de arquitetura, mas está inseguro sobre as peças impressas ideais para fazer a propaganda da sua empresa. Pensando nisso, vamos apresentar os papéis adequados para você expor os seus serviços e obter o retorno esperado. Acompanhe!

Couché

Por apresentar uma superfície lisa, esse papel para imprimir peças de divulgação alcança bons resultados para os empreendedores. Além de não apresentar ranhuras, ele tem uma grande variedade de gramaturas e cores. Dessa forma, colabora para que os recursos visuais sejam empregados com extremo bom gosto e inteligência.

O papel couché fosco é ideal para apresentar um produto mais sofisticado, porque pode absorver mais luz e mostrar cores mais puras. Vale a pena usá-lo para a impressão de cartões de visita ou folders, que devem se destacar pela estética para cativar o público-alvo.

Já o couché brilho é perfeito para um papel com diversas imagens, pois apresenta um brilho especial. Bastante comum em cartões de agradecimento e convites, ele deve ser usado com muito cuidado, visto que o reflexo da luz pode prejudicar a leitura do conteúdo.

Offset

Também conhecido como sulfite, esse papel se caracteriza por ser branco, liso, opaco e pouco poroso. O offset é bastante usado nas gráficas e apresenta baixo custo, o que é ótimo para os que estão abrindo um negócio e desejam divulgá-lo.

É muito comum esse papel fazer parte de certos materiais, como:

  • folhetos;
  • jornais;
  • miolos de livros;
  • miolos de revistas;
  • receituários;
  • timbrados.

É um papel que tem uma boa performance nas tecnologias de impressão digital e offset.

Supremo

Considerado um dos mais resistentes do mercado, o supremo é um papel-cartão que apresenta uma textura muito lisa de um lado, mas um pouco porosa do outro. Para você obter uma boa qualidade na impressão, é melhor usá-lo com gramaturas de 250 a 350 gramas.

No lado poroso, facilita a escrita e permite uma boa impressão nas modalidades digital e offset. Esse papel vai possibilitar bons resultados ao imprimir algumas peças, como:

  • capas;
  • cartões;
  • calendários;
  • postais;
  • displays;
  • embalagens;
  • marcadores de páginas.

Duo design

No mercado nacional, foi o primeiro papel com a impressão em policromia nos dois lados. A brancura e a lisura são as mesmas encontradas no papel supremo. A principal diferença é que ele tem os dois lados lisos.

Dessa forma, viabiliza o uso da parte interna de uma embalagem para decorar a peça, informar dados de uma mercadoria ou anunciar uma promoção. Com certeza, isso favorece a criatividade e amplia as chances de chamar a atenção dos consumidores.

Esse papel apresenta boa performance em vários recursos gráficos (impressão digital ou offset, hot stamping e verniz UZ). O duo design é mais do que indicado para a impressão de vários materiais, como:

  • aviso de porta;
  • capas de livros;
  • cartões de visita;
  • displays;
  • embalagens;
  • marcadores de páginas;
  • móbiles.

Vergê

Quer fazer um convite especial para um evento marcante ou para uma cerimônia de casamento? Se a resposta for sim, é melhor não pensar duas vezes e utilizar o papel vergê.

Ele é o preferido das noivas e se caracteriza por apresentar diversidade de cores e gramaturas. Para os que gostam de convidar parentes e amigos para festas especiais, esse papel é o mais recomendado para causar uma boa impressão.

Casca de ovo

Por que um papel teria esse nome? A resposta é simples: ele tem uma superfície que lembra uma casca de ovo ampliada. Destaca-se por ser um papel texturizado com várias opções de cor. Sem dúvida, esses fatores abrem espaço para você ser mais criativo na hora de desenvolver as peças.

Para quem gosta de um material com diversas finalidades, ele é perfeito, pois pode ser usado em cartões especiais, certificados, convites e trabalhos artesanais. A alta resistência a temperaturas e a secagem rápida são aspectos que tornam o casca de ovo diferenciado, quando o comparamos com as outras modalidades de papel.

Na PORT tem Cartucho Original HP com Frete GrátisPowered by Rock Convert
Atividades gratuitas: Estimule a criatividade de suas criançasPowered by Rock Convert

Fotográfico

O papel fotográfico brilhante é um dos mais procurados para imprimir fotografias, devido ao seu acabamento, que deixa a superfície muito lisa e dá maior poder de sedução às cores. Sua resistência e durabilidade o tornam ideal para a impressão em jato de tinta. Existem várias alternativas de gramatura para o fotográfico brilhante, o que favorece os usuários.

Para os que não apreciam um acabamento brilhante nas fotos, uma opção interessante é o papel fotográfico fosco. Ele é excelente para imprimir em alta definição, pois apresenta superfície lisa e é microporoso. O recomendado é usá-lo em impressoras jato de tinta.

Diplomata

Apresenta várias gramaturas e cores, o que deixa os usuários bem à vontade para serem criativos. É bastante comum que seja usado em convites para festas e casamentos. Também pode ser aproveitado em peças de artesanato. O papel diplomata branco pode ser utilizado para fazer memorandos ou outros meios de comunicação entre os setores de uma empresa.

Granito

Tem como característica marcante a composição alcalina, o que proporciona uma grande resistência a altas temperaturas. A secagem rápida é outra vantagem que chama a atenção dos usuários. O papel granito pode estar presente em convites, cartões, certificados e apresentações. O que não faltam são alternativas para você aproveitá-lo de forma prática e inteligente.

Saiba como imprimir fotos perfeitas

Agora que você já conhece alguns tipos de papéis, veja como imprimir fotos com ótima qualidade.

Escolha o papel ideal

A escolha do papel para imprimir fotos é um dos fatores que mais interferem na qualidade final. As imagens podem ser impressas em qualquer tipo de papel, mas o papel fotográfico oferece um acabamento mais bonito às fotos. Como vimos, ele pode ser fosco ou brilhante. Já que tem um preço mais alto do que os demais, é importante entender as suas reais necessidades para fazer um bom investimento.

Com tantas opções de mercado, essa escolha pode se tornar confusa e difícil. Vários fatores devem ser considerados, como o tamanho da imagem, a gramatura e o acabamento desejados. Os fabricantes de impressora costumam recomendar a melhor marca de papel para imprimir sua foto.

Adquira um cartucho de qualidade

Outro fator importantíssimo para conseguir imprimir fotos perfeitas é a escolha do cartucho. Sem dúvidas, a qualidade da foto é superior com cartuchos originais. Além disso, optar por eles é também cuidar da sua impressora, que pode ser danificada ao longo do tempo ao usar cartuchos não autorizados pelo fabricante.

Compre uma impressora especializada

Investir em uma impressora especializada é uma ótima opção para quem busca imprimir fotos perfeitas. Há diversos modelos e marcas no mercado, a depender dos objetivos de cada usuário.

Para quem quer imprimir apenas fotografias menores, as impressoras fotográficas pequenas são as mais indicadas. Por outro lado, para quem deseja imprimir em tamanhos maiores ou scannear fotos, as impressoras a jato de tinta e as multifuncionais a laser são as melhores opções.

Posicione corretamente o papel para imprimir fotos

Ao alimentar a impressora, é preciso posicionar corretamente o papel para imprimir fotos, a fim de não comprometer a qualidade da imagem. Segure a folha pelas extremidades e não encoste no lado acetinado do papel, destinado à impressão.

Após a fotografia sair da impressora, também é preciso tomar alguns cuidados para não borrar ou manchar a imagem. Não empilhe as fotos umas sobre as outras, não toque nelas e evite contato com outros objetos até que a tinta seque completamente. Algumas marcas de impressoras recomendam que isso seja feito durante as 24 horas depois da impressão.

Além disso, é recomendado limpar a impressora periodicamente, já que o acúmulo de resíduos pode atrapalhar o resultado final da imagem.

Analise os acabamentos do papel

O papel para imprimir fotos tem vários tipos de acabamento, que trazem resultados diferentes e devem ser definidos de acordo com o objetivo do usuário. Os mais comuns são brilhante, fosco e acetinado.

O acabamento brilhante é o mais convencional, deixa as cores mais vivas e ressalta os detalhes, ele é ideal para quem deseja uma qualidade profissional. O acetinado tem as mesmas características do brilhante, com a vantagem de não aderir marcas de dedo e de não grudar em superfícies de vidro. Já o acabamento fosco não reflete tanto a luz, sendo muito indicado para imagens em preto e branco.

Confira o tamanho da foto

O tamanho da imagem interfere em vários fatores, como a escolha do papel, a resolução desejada e o modelo de impressora. Por isso, é importante conferir a dimensão da foto para alinhar os outros fatores de acordo com a sua realidade.

Fotografias tiradas de celular, por exemplo, não aceitam uma ampliação muito grande. Quanto ao tamanho de papel para imprimir uma foto padrão de 10 cm x 15 cm, é viável que a imagem tenha pelo menos três megapixels, a fim de não comprometer a qualidade da impressão.

Você notou que existem diversos tipos de papéis que podem ser usados para apresentar materiais de alto nível para o público-alvo. Por isso, vale a pena pesquisar as melhores opções e avaliar com a gráfica qual será a ideal para atingir o objetivo e ter um retorno mais rápido do investimento.

Além disso, jamais se esqueça de pensar na tiragem de cada material, pois isso tem uma grande influência no custo. O ideal é ter um bom planejamento para usar peças gráficas criativas e de boa qualidade, com o intuito de chamar a atenção dos clientes.

Gostou do nosso conteúdo sobre papel para imprimir fotos e quer saber mais sobre outros itens que podem fazer a diferença no seu negócio? Então, conheça os 7 acessórios de informática essenciais para a sua empresa!

Na PORT tem Cartucho Original HP XL com Frete GrátisPowered by Rock Convert
PORT, distribuidor oficial EpsonPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up