4 atitudes simples que ajudam na redução de custos da empresa

Buscando sempre otimizar os resultados do seu negócio, a redução de custos é uma ferramenta essencial e, por isso, é importante sempre pesquisar as melhores maneiras e alternativas para evitar ou reduzir os gastos desnecessários no dia a dia.

Pensando em ajudar você com essa importante missão, listamos 4 atitudes e ações simples que vão ajudá-lo a reduzir os custos da sua empresa. Vamos conferir?

1. Economize energia

O uso exagerado da energia elétrica é um dos grandes vilões quando falamos de despesas das organizações. Aparelhos de ar-condicionado, computadores e lâmpadas ficam ligados indiscriminadamente e geram custos altíssimos que poderiam ser reduzidos.

Uma boa dica para estimular a redução de custos com a energia elétrica é aproveitar mais a luz solar, mantendo as luzes de ambientes que não estão sendo usados apagadas e desligando tudo durante a noite. Além disso, sempre que possível, o ar-condicionado deve ser utilizado com moderação.

2. Elimine os descartáveis

Você sabia que, além de serem prejudiciais para o meio ambiente, os descartáveis também geram custos desnecessários para a sua empresa? Em vez de continuar gastando mensalmente com a reposição desse tipo de material, que tal investir em copos de vidro ou canecas personalizadas?

Para que essa dica funcione, é importante também estimular os seus colaboradores a usarem as suas próprias garrafinhas de água e canecas de café. Para tanto, é interessante presentear a sua equipe com esse material. Esse é um investimento único, com uma redução de custos duradoura.

3. Faça melhor uso do papel

Ainda hoje, muitos gestores ignoram os gastos inadequados com itens mais básicos, como o papel. Chegando, em alguns casos, a considerá-los como irrelevantes. A verdade é que, quando a sua equipe começar a entender como melhor utilizar esse material, os custos podem ser reduzidos e otimizados.

A redução de custos com o uso de papel pode ser feita estimulando a utilização de arquivos digitais e de equipamentos e suprimentos originais de melhor qualidade. Também é preciso prezar pela economia em impressões e cópias, que só deverão ser feitas quando necessário. E, em vez de mandar tudo para o lixo depois, o que não servir mais pode virar folha de rascunho.

4. Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia é uma verdadeira aliada para a redução de custos da sua empresa. Nesse cenário, você precisa estar atento para usar cada um dos recursos disponíveis a favor do seu negócio.

Além de trabalhar com arquivos digitais, é possível criar uma cultura de reuniões online, por meio de programas como o Skype. Assim, você reduz os custos de deslocamento da sua equipe com viagens de negócios e economiza até mesmo com o cafezinho do cliente visitante.

Mas atenção: embora essas dicas possam ajudá-lo a reduzir os custos, é muito importante contar com um planejamento detalhado das ações, além do envolvimento e do comprometimento de toda a sua equipe de colaboradores. Afinal, é preciso trabalhar em toda a cultura de economia da empresa.

Agora que você já conhece as principais dicas de redução de custos para o seu negócio, confira o próximo artigo e descubra como escolher e melhor utilizar o papel no seu escritório.

 

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Atualmente vivemos em um mundo onde a impressão de documentos e fotos se tornou uma demanda recorrente tanto no uso

Vivemos atualmente em um mundo onde a tecnologia faz parte de todos os aspectos de nossas vidas. E é por

Deixe um comentário

Fechar Menu