Afinal, qual a importância do estabilizador de energia?

Muita gente tem dúvidas sobre a utilidade de um estabilizador de energia. Afinal, qual é a real função desse aparelho e quando é recomendado usá-lo? Além disso, qual é a diferença entre ele, o nobreak e o filtro de linha?

Todas essas questões serão esclarecidas neste post! Se quiser conferir as dicas e saber mais sobre esse importante equipamento, seja para uso doméstico, seja no trabalho, continue a leitura!

Por que o estabilizador de energia é importante?

Imagine um escritório de arquitetura no qual são utilizadas algumas impressoras do tipo Plotternotebooks de última geração e outros equipamentos eletrônicos de valor elevado. Agora, imagine só perder tudo isso graças a uma simples queda de luz. Estamos falando de parar um negócio por completo, ter prejuízos exorbitantes por uma questão de instabilidade da rede elétrica, que, infelizmente, é muito comum em nosso país.

É justamente nesse ponto que entra a importância do estabilizador de energia e do nobreak. Os estabilizadores e nobreaks protegem os aparelhos eletrônicos conectados a eles das variações de tensão elétrica, portanto, servem como a principal segurança para esses equipamentos, evitando prejuízos, como o exemplo que citamos acima, e perdas irreparáveis.

Como funciona o estabilizador de energia?

Cada aparelho é programado para operar sob uma determinada tensão elétrica. Quando a voltagem está acima ou abaixo do ideal, os aparelhos, como computadores e impressoras, passam a funcionar mal e podem até mesmo sofrer danos irreversíveis.

Como o nome já sugere, o estabilizador é responsável por regular a corrente elétrica entre o equipamento eletrônico e a rede. Tecnicamente, quando há um aumento significativo de tensão — que inclusive pode queimar seu fusível —, o estabilizador de energia regula a voltagem recebida, evitando que danifique o computador, a impressora ou qualquer outro aparelho importante ligado a ele.

Ao contrário do que muitos imaginam, o estabilizador não oferece uma saída constante e regular de energia, ele apenas faz com que os aparelhos conectados operem a uma faixa aceitável de tensão.

Os modelos mais simples e tradicionais são compostos por um fusível de proteção, uma chave seletora de tensão de rede, tomadas para saída de energia e proteção para linha eletrônica. Alguns modelos contam com diferenciais, como fusíveis auto-regenerativos, proteção FX para linhas telefônicas, filtros de linhas e baterias autossuficientes. Mas, seja lá qual for o modelo do estabilizador, a sua função é equilibrar a corrente elétrica que os aparelhos recebem.

Como escolher o melhor estabilizador de energia?

Por se tratar de um equipamento de segurança (que cuidará de importantes aparelhos eletrônicos), o primeiro passo ao efetuar uma compra é optar por marcas de confiança. Não dá para arriscar e escolher preços baixos apenas. Você, com certeza, vai preferir pagar um pouco mais caro em um estabilizador do que ter que comprar vários aparelhos eletrônicos caríssimos após uma queda de energia.

Além disso, outro critério a ser levado em consideração é o tipo de equipamento a ser ligado ao estabilizador e a sua importância. Por exemplo, no caso de um computador que não pode, de forma alguma, interromper suas tarefas, é recomendado que esteja conectado a um nobreak.

Já uma impressora comum, que não tem problema em ser interrompida temporariamente, pode ser ligada a um estabilizador de energia menor, capaz apenas de protegê-la da variação de tensões.

Sabendo disso, separamos uma pequena lista de estabilizadores e nobreaks de fabricantes confiáveis e com a garantia de suas reais funções. Veja:

Quais são as boas práticas de uso do estabilizador?

Para que o seu estabilizador tenha uma vida útil maior e não fique sobrecarregado, o ideal é que você siga algumas regras. Em primeiro lugar, antes de ligar qualquer equipamento ao seu estabilizador, verifique a potência.

Se o aparelho não for bivolt, observe se a tensão da rede elétrica da sua casa, ou escritório, é compatível com a tensão de entrada do estabilizador. Em seguida, verifique se a tensão de saída do estabilizador é compatível com a tensão de entrada dos equipamentos que você deseja conectar.

Jamais instale o seu estabilizador em locais úmidos ou próximos de líquidos inflamáveis e vapores químicos. Para não danificar o aparelho, a higienização dos estabilizadores deve ser feita apenas com um pano umedecido em álcool.

Além disso, deixe um espaço de aproximadamente uma polegada de distância do seu estabilizador dos demais objetos, para não bloquear as saídas de ventilação — que podem ser encontradas nas laterais ou na parte superior do aparelho.

Por último, mas não menos importante, jamais conecte frigobares, refrigeradores, aparelhos de ar- condicionado, ferramentas elétricas, desumidificadores, liquidificadores ou quaisquer outros aparelhos operados por um motor CA ao seu estabilizador. Mas, ao contrário do que muitos imaginam, o estabilizador pode ser usado com extensores de capacidade de tomadas, pois eles são capazes de fornecer energia para vários aparelhos simultaneamente sem causar curto-circuito.

Qual a diferença entre filtro de linha, estabilizador e nobreak?

Essa dúvida é muito comum, principalmente em escritórios, indústrias e empresas. A verdade é que não existe um equipamento que seja melhor que o outro. Cada local tem as suas necessidades específicas e, portanto, exige um tipo de aparelho. Confira quais são as diferenças entre filtro de linha, estabilizador e nobreak.

Filtro de linha

Também chamado popularmente de “régua”, o filtro de linha é o equipamento mais simples entre as três opções. Assim como o estabilizador, o filtro de linha impede que a oscilação da corrente elétrica passe diretamente para o aparelho e cause danos. O diferencial do filtro de linha é que a sua única forma de proteção é um fusível. Quando a corrente elétrica oscila de forma muito brusca, o fusível queima e a energia que alimentava o aparelho é cortada.

O filtro de linha, portanto, pode ser considerado um escudo. Ele se sacrifica quando há oscilação de energia para que o aparelho não queime. Assim como os outros equipamentos, vários aparelhos podem ser ligados ao filtro de linha simultaneamente, porém, é preciso checar se o filtro suporta tais ligações. Caso contrário, você pode sobrecarregar o equipamento.

Nobreak

O nobreak é o equipamento mais completo e que mais oferece proteção. Além de conter as oscilações e impedir danos decorrentes de quedas de energia, ele também serve como um pequeno gerador. Dentro do equipamento, há uma bateria que mantém os eletrônicos ligados a ele funcionando no caso de falta de energia elétrica. É por isso que também é conhecido como fonte de energia ininterrupta.

Como já foi dito, é indicado para indústrias e empresas em que alguns aparelhos eletrônicos não podem parar de funcionar um segundo sequer. Podemos citar algumas desvantagens do nobreak, como ter o preço mais elevado e ser maior e mais pesado que os estabilizadores. Entretanto, essas desvantagens não são nada se comparadas aos benefícios do equipamento.

Estabilizador

Criando uma ordem entre os equipamentos, o filtro de linha é o que menos oferece proteção, o nobreak é o mais seguro de todos e o estabilizador é o equipamento intermediário.

O objetivo dele é manter a corrente elétrica fornecida aos aparelhos eletrônicos linear e dentro dos padrões aceitáveis de qualidade. Portanto, a tensão estabelecida pelo estabilizador deve ficar entre os 120V e 220V. Resumidamente, o estabilizador corrige a tensão da rede e mantém a voltagem mais próxima do normal.

Antes de comprar um dos equipamentos listados acima, analise as suas necessidades. Você quer proteger os aparelhos da sua casa ou do seu local de trabalho? Qual o valor dos aparelhos? Eles podem parar de funcionar por algum momento? Após responder a todas essas perguntas, você será capaz de identificar qual equipamento é o ideal para o seu caso.

Onde encontrar os melhores estabilizadores de energia?

Os estabilizadores de energia, assim como computadores e impressoras, podem ser encontrados em lojas especializadas em equipamentos de papelaria e informática. O ideal é que você procure essas lojas, pois os atendentes saberão indicar os melhores modelos de estabilizadores para o seu caso.

Atualmente existem várias marcas boas de estabilizadores disponíveis no mercado. Procure por um aparelho de qualidade, afinal, o estabilizador será o responsável por garantir a segurança de outros aparelhos de valor elevado. Na nossa loja virtual, você encontrará vários modelos de estabilizadores da marca SMS.

Os aparelhos dessa marca são moldados em plástico de alta resistência a impactos e antichamas, além de contarem com um microprocessador que analisa as condições da rede com maior rapidez e precisão. Como se já não bastassem todas essas vantagens, os estabilizadores SMS oferecem gratuitamente o pacote Alerta 24h, com os serviços: monitoramento remoto, videoconferência, alarme anti-intrusão, net torpedo e PC remoto.

Enfim, essas foram algumas dicas sobre a importância de um estabilizador de energia. Sem dúvidas, esse aparelho tem uma função fundamental para a segurança e o funcionamento perfeito de seus equipamentos, mesmo depois de sofrer fortes interferências da rede elétrica. Vale ressaltar que é fundamental contar com um fornecedor/parceiro que trabalhe apenas com produtos de alta qualidade e com todo o suporte de vendas de que sua empresa precisa.

E você? Está pensando em comprar um estabilizador para proteger os seus aparelhos de informática? Então acesse agora mesmo a nossa loja virtual e conheça todas as opções de estabilizadores disponíveis em nosso site.

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Atualmente vivemos em um mundo onde a impressão de documentos e fotos se tornou uma demanda recorrente tanto no uso

Vivemos atualmente em um mundo onde a tecnologia faz parte de todos os aspectos de nossas vidas. E é por

Deixe um comentário

Fechar Menu