Como montar um escritório de arquitetura? Essa é a dúvida de muitos que acabaram de adquirir ou alugar um imóvel novo para trabalhar, porém ainda não definiram qual melhor layout, decoração e equipamentos necessários para preencher os espaços.
Neste post, separamos algumas dicas imperdíveis para você não precisar quebrar a cabeça e conseguir montar tudo do melhor jeito possível, tanto para decorar como para melhorar o ambiente, a produtividade e a organização. Quer conferir? Continue a leitura e tome nota.
Guia do Conteúdo
Defina bem o seu público-alvo
A primeira etapa de como montar um escritório de arquitetura é definir quem você atenderá. Isso faz toda a diferença e ajuda você a atuar de forma mais assertiva nas escolhas.
Por exemplo, se você pretende atender um perfil de classe AA, muito além do atendimento diferenciado e da localização do negócio, você precisará preparar todo o cenário de acordo com os gostos desse público, no intuito de convencê-lo a contratar seus serviços.
Essa definição é fundamental para o sucesso de seu escritório e não adianta tentar querer atender todos os diferentes perfis ao mesmo tempo, pois dificilmente você conseguirá dar conta de tudo e trabalhar com excelência.
Monte um plano de negócios
Outro ponto importante desse miniguia de como montar um escritório de arquitetura é contar com um plano de negócios bem estruturado.
Afinal, não é recomendado, em qualquer que seja o setor de atuação, investir no escritório e, depois, ver como as coisas estão andando e mudar conforme o tempo. Mas com um plano de negócios preestabelecido, as probabilidades de mudanças para possíveis adaptações são bem menores.
Por isso, planeje tudo com antecedência, cada detalhe, desde o tipo de impressora que será usada aos modelos de móveis que a serem instalados. Dessa forma, você conseguirá organizar-se e, até mesmo, reduzir ou evitar custos desnecessários.
Capriche na decoração
Como montar escritório de arquitetura sem pensar, detalhadamente, na decoração? Afinal, como oferecer um serviço para projetar um imóvel, se o seu deixa a desejar? Por isso, é imprescindível caprichar. Não existe um padrão único de como decorar e, mais uma vez, isso dependerá do seu perfil e do público que quer atingir.
Uma dica é nunca extrapolar muito ou poluir o ambiente. Busque o bom senso, com cores que combinem, móveis atraentes e confortáveis, materiais de escritório de boa qualidade, além de objetos e equipamentos bem distribuídos.
Invista em equipamentos modernos
De que adianta investir na decoração e esquecer-se dos equipamentos? É preciso lembrar que eles farão parte do cenário e, por isso, é fundamental que causem uma boa impressão (além de cumprirem as suas funções rotineiras).
Uma impressora multifuncional é um equipamento de grande porte e, inevitavelmente, ocupará um espaço dentro do escritório. Você não quer manter um modelo antigo e antiquado em meio aos móveis modernos, concorda? É essencial investir e renovar sempre desde os monitores, estabilizadores, notebooks ao grampeador ou à calculadora que ficarão sobre as mesas. São apenas exemplos, mas pode ter certeza que cada item desses, quando novo e moderno, dá todo um destaque dentro do ambiente.
Essas foram algumas dicas de como montar um escritório de arquitetura. Agora que você conhece os detalhes básicos, é hora de arregaçar as mangas, começar a organizar seu espaço de trabalho e buscar os melhores resultados.
Curtiu? Quer saber mais sobre equipamentos, materiais escolares, de escritórios e ideias para seu negócio? Siga nossa página do Facebook e confira nossa loja virtual!