Agenda de papel ou digital: por que você precisa das duas?

A agenda é uma ferramenta muito importante e, por isso, deveria estar presente na vida de todas as pessoas. Além de servir como um lembrete, ela também nos ajuda a organizar os nossos compromissos de modo a otimizar o tempo.

Com os avanços da tecnologia, muitas tarefas que antes eram feitas manualmente foram digitalizadas, e uma delas é a agenda. Muitos preferem usar a ferramenta digital, enquanto outros não abrem mão da agenda de papel. Afinal, qual é a melhor opção: a agenda de papel ou digital?

A verdade é que não existe uma opção melhor que a outra, o ideal é usar e combinar os dois tipos. A seguir, mostraremos os benefícios de utilizar a agenda de papel e os motivos pelos quais ela não deve ser substituída pela digital. Acompanhe!

Permite acrescentar anotações em qualquer lugar

Os adeptos dos avanços tecnológicos devem estar pensando que essa é uma vantagem que também está presente nas agendas digitais, mas isso não é bem verdade.

As pessoas podem, sim, acrescentar anotações nas agendas digitais, mas apenas nos espaços dedicados para isso. Os usuários de agendas digitais não podem, literalmente, escrever onde bem quiserem.

Já quem usa uma agenda de papel pode escrever na folha inteira até que não haja mais um espaço em branco. Muitas pessoas são visuais e, por isso, precisam fazer anotações em cima de anotações para, de fato, organizarem as suas ideias.

Caso se lembre de uma informação importante, você pode puxar setas em cima do que já foi escrito e acrescentar observações concisas. Infelizmente, em uma agenda digital, isso não é possível, pois, como já foi dito, existe um espaço delimitado para a escrita.

É fácil de guardar

Existem agendas de todos os tamanhos para agradar a todos os gostos: as grandes para quem precisa de muito espaço e as pequenas para quem gosta de carregá-las na bolsa, por exemplo.

A vantagem das agendas de papel é que existem modelos que são menores que os smartphones modernos. Os celulares estão cada vez maiores e, portanto, mais difíceis de serem guardados em compartimentos pequenos.

Uma agenda de bolso, como o próprio nome já diz, cabe no bolso da sua calça ou da sua camisa, o que é perfeito para quem não gosta de carregar bolsas ou mochilas ao sair de casa. É claro que quanto menor a agenda, menor é o espaço disponível, mas essas agendas de bolso servem justamente para fazer anotações rápidas — que você pode passar para a agenda do seu celular posteriormente.

Proporciona um ótimo exercício para o cérebro

Uma das desvantagens dos avanços tecnológicos é que as pessoas estão deixando de escrever. Você sabe como é a letra dos seus amigos? Provavelmente não, pois as pessoas só se comunicam via celular hoje em dia.

Pode parecer exagero, mas o simples ato de escrever anotações na sua agenda de papel já é um grande exercício para o seu cérebro. Escrever também ajuda a guardar as informações, pois, enquanto você escreve, o seu cérebro está trabalhando e, assim, a informação fica gravada nele. Como as agendas digitais são usadas com muita rapidez, o cérebro não tem tempo de gravar e guardar a informação, por isso você tende a esquecer com mais facilidade o que foi anotado em um celular do que o que foi anotado no papel.

Não depende de bateria

A bateria, com certeza, é a maior desvantagem de uma agenda digital. Como os celulares são muito usados, a bateria acaba rápido, ou seja, as chances de você ficar sem a sua agenda digital são muito altas. Quem combina a agenda digital com a de papel nunca vai passar por esse tipo de problema.

É claro que uma agenda de papel também tem as suas desvantagens e é justamente por esse motivo que o ideal é combinar o papel com o digital. Se você é uma pessoa cheia de afazeres e não consegue viver sem uma agenda, então você não pode depender de apenas um recurso. Combinando os dois tipos de agenda, você nunca ficará na mão.

É fácil de usar

Embora o mundo caminhe rumo aos avanços, ainda há muitas pessoas que não conseguem se adaptar às tecnologias, principalmente os idosos. As agendas digitais podem ser um grande problema para as pessoas que não sabem usar um celular muito bem.

Nesse caso, a melhor opção é a agenda de papel. Até mesmo uma criança é capaz de usar uma agenda de papel. Além disso, carregar uma agenda tem o seu charme.

Se você não consegue se adaptar aos celulares e aplicativos, não há problema algum em usar a agenda de papel. O que você não pode é deixar de usar uma agenda.

É melhor para acompanhar as tarefas

Checar uma informação em uma agenda de papel é muito simples, basta abrir o caderno na página correspondente ao dia que você deseja. Para acompanhar uma agenda digital, você precisa pegar o seu celular, desbloqueá-lo e abrir o aplicativo da sua agenda. É claro que tudo isso é feito em segundos, mas, em termos de praticidade, a agenda de papel é a vencedora.

Vale citar que nem todo lugar é apropriado para o uso do celular. Imagine que você está em uma reunião importante e precisa checar os seus horários. Usar o celular a todo momento para conferir seus afazeres e prazos de entrega pode parecer um tanto desrespeitoso. Por isso, é sempre bom ter em mãos uma agenda de papel, pois seu uso não é restrito.

A verdade é que não importa se você usa uma agenda de papel ou digital, o importante mesmo é não deixar de anotar e organizar os seus afazeres. Existem muitas pessoas que não usam nenhum tipo de agenda e isso pode ser um problema. Mas, depois de tudo o que foi dito neste texto, temos certeza de que você vai pensar duas vezes antes de descartar a sua velha companheira agenda de papel.

Gostou do texto? Achou o assunto interessante? Então talvez você também se interesse por nossas dicas para organizar a sua agenda de negócios para ter mais sucesso. Confira!

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Atualmente vivemos em um mundo onde a impressão de documentos e fotos se tornou uma demanda recorrente tanto no uso

Vivemos atualmente em um mundo onde a tecnologia faz parte de todos os aspectos de nossas vidas. E é por

Deixe um comentário

Fechar Menu