Como um ambiente colaborativo pode ser bom para a produtividade?

Em tempos atuais, espaços de coworking ou, até mesmo, a criação de um ambiente colaborativo, dentro da própria empresa, provam que o perfil de profissional moderno preza muito mais por atividades coletivas, troca de experiências e projetos conjuntos.

Por isso, hoje, é cada vez mais comum, que as organizações invistam em espaços internos, proporcionem atividades interativas e promovam o compartilhamento de conhecimentos e experiências, buscando o bem-estar, o reconhecimento e a satisfação de seus colaboradores.

Quer entender melhor sobre essa estratégia e quais são as vantagens que isso pode trazer para o negócio? Então, fique com a gente, leia até o fim e não perca nenhuma das dicas que trouxemos abaixo. Vamos começar!

O que define um ambiente colaborativo em uma empresa?

Certamente, você já ouviu falar em coworkings. Essas estações de trabalho são criadas para profissionais que precisam realizar suas atividades e, ao mesmo tempo, buscam melhorar o networking. Além de, claro, economizar com os custos excessivos de um aluguel só para ele ou sua equipe.

Esse é o maior exemplo que temos nos dias de hoje sobre o compartilhamento do espaço de trabalho, porém, não se limita somente a isso. Dentro da própria estrutura de uma empresa, já existem projetos semelhantes com a criação proposital de ambientes colaborativos, justamente, para aproximar as pessoas, reduzir os gastos e melhorar a produtividade das tarefas.

Quer um exemplo prático? Imagine um escritório de arquitetura, onde cada profissional desenvolve seus projetos em suas mesas, quase sem comunicação.

Agora, pense que, apenas com uma disposição diferente dos móveis, se formasse uma única mesa central, se disponibilizasse um ambiente exclusivo para a plotter de uso comum para todos os arquitetos, um espaço para expor os projetos em andamentos, apresentações, entre outras ideias, não acredita que isso tornaria o escritório mais comunicativo e colaborativo? Certamente, sim!

Quais as principais vantagens de se criar um ambiente colaborativo?

Os benefícios da coletividade podem ser muitos, tanto para a empresa como para o próprio colaborador. Abaixo, separamos algumas dessas vantagens. Confira!

Clima organizacional

A maioria das empresas busca implementar um clima organizacional e fazer com que os funcionários reconheçam isso. A partir dessa estratégia, fica mais fácil definir e orientar os objetivos do negócio e a missão da marca. Contudo, fazer com que os funcionários “vistam a camisa” não é uma tarefa fácil e uma das táticas mais eficientes é por meio da integração de equipes e da criação de um ambiente colaborativo.

Hoje, é comum vermos espaços interativos e até divertidos dentro das empresas, com direito a mesas de jogos, telões de filmes e salas de reuniões bem mais informais que as convencionais. Tudo isso, em busca de um clima organizacional mais leve e mais à vontade.

Redução de custos

Por mais que a integração de equipes e a troca de experiências pareçam ser os objetivos principais de um ambiente colaborativo, essa estratégia pode impactar, direta e positivamente no orçamento da companhia. Lembra do exemplo que demos do escritório de arquitetura? Pois bem, ele pode se estender para qualquer outra atividade ou empresa.

Por que alugar uma sala de reuniões, se tem espaço disponível para instalar um projetor e realizar as apresentações para todos no próprio ambiente de trabalho, por exemplo? Enfim, além de aproximar mais as pessoas e incentivar a comunicação, essas ações podem ajudar a reduzir custos e gastos desnecessários também.

Mais produtividade

Diversos estudos comprovam que funcionários engajados e integrados produzem mais, e podemos dizer que o ambiente de trabalho interfere diretamente nisso. Já parou para imaginar como as baias de separação criam barreiras de comunicação? Ter salas separadas para cada setor também está cada vez mais em desuso, entre outros detalhes que sempre fizeram parte dos escritórios e, hoje, perdem seus espaços.

Tudo porque, quanto mais as pessoas têm a oportunidade de interagir, mais elas podem colaborar, conhecer outras atividades, participar de tarefas e, consequentemente, crescerem juntas.

Sustentabilidade

Esse conceito está em alta e, de fato, precisa ser aplicado dentro das organizações. Um ambiente colaborativo é o espaço perfeito para que ideias sustentáveis sejam trabalhadas e, consequentemente, gerem resultados, tanto para a empresa como para o meio ambiente.

Por exemplo, reduzir insumos e centralizar algumas atividades em um único espaço, já contribui bastante com o consumo de determinados itens. Gerir as impressões, utilizar papéis ecológicos e reduzir os gastos com energia elétrica em diversas salas, também são exemplos de como um ambiente colaborativo pode ser uma estratégia sustentável.

Quais ideias podem ser implementadas para se criar um ambiente colaborativo?

Quem já conhece um espaço de coworking, deve ter notado como a decoração, a disposição dos móveis e o clima oferecido é bem mais moderno e informal que os escritórios convencionais, promovendo sempre uma ideia de coletividade.

Se o objetivo é criar um ambiente colaborativo assim, mas dentro da sua própria empresa, é totalmente possível se basear em algumas ideias comuns nessas estações de trabalho. Confira a seguir.

  • defina um clima organizacional que gostaria de ter na empresa;
  • permita dar mais liberdade aos funcionários em certos momentos, como uma pausa para o café, um happy hour mensal, um casual day, reuniões mais leves etc.;
  • prepare ambientes específicos para interação das equipes, com decoração diferente, sofás, cadeiras, televisores etc.;
  • invista em equipamentos modernos e que possam ser compartilhados, como impressoras multifuncionais, notebooks de última geração e projetores;
  • crie projetos e atividades interativas, como ações de sustentabilidade, uma semana de metas especiais, entre outros.

Enfim, criar um ambiente colaborativo dentro da empresa, sem dúvidas, pode render excelentes resultados em diferentes patamares. A começar pela integração das equipes, que é fator fundamental para melhorar o desempenho das atividades e aumentar a produtividade do negócio, além de contribuir, diretamente, para a redução de custos e consumos inadequados para a empresa.

Por isso, é cada vez mais comum que gestores invistam em um ambiente colaborativo e, muitas vezes, reformulem toda a estrutura organizacional, com novos layouts, equipamentos mais novos e propostas mais modernas de trabalho.

Gostou deste artigo? Quer mais uma dica importantíssima de como aumentar a produtividade de sua empresa? Então, não deixe de ler nosso artigo sobre o método GTD e aplique já em seu escritório. Confira!

Na loja Port você conta com diversos produtos de informática, papelaria, material escolar e muito mais. Confira descontos e promoções de frete grátis.

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

O Dia dos Namorados está batendo na porta e a busca pelo presente perfeito já começou. Essa é uma ótima

Os consumidores estão sempre em busca de alta qualidade, eficiência e economia no ativo e inovador mundo da tecnologia. Esse

Já é hora de começar a pensar em encontrar o presente perfeito para a namorada. Essa tarefa é desafiadora, mas

Deixe um comentário

Fechar Menu