Como usar o projetor no lugar da TV? Descubra aqui!

Usar o projetor no lugar da TV é uma alternativa que representa excelente relação custo X benefício. Bons aparelhos oferecem imagens em alta resolução e, geralmente, têm valores inferiores aos das televisões grandes de alta qualidade.

Além de excelente opção para fazer apresentações profissionais, eles são perfeitos para cinéfilos e maratonistas de séries. Assim sendo, avance na leitura para conhecer as diferenças em relação às TVs comuns, e que vantagens você terá ao adquirir esse poderoso equipamento.

Boa leitura!

Diferenças entre projetores e televisores

Embora sejam dispositivos utilizados para finalidades idênticas, ou seja, reproduzir conteúdos audiovisuais, TVs e projetores apresentam distinções, sobretudo na composição do “hardware”.

Enquanto televisores são estruturas completas, portanto, capazes de emitir som e imagem de forma independente, projetores necessitam de um suporte. Em outras palavras, é necessário contar com um espaço ou uma tela em branco para que a imagem do projetor seja visível. Embora eles contem com reprodução de áudio própria, para uma melhor experiência é recomendável investir em alto-falantes ou sistema de home theater.

Destaca-se também a necessidade de dosar a luminosidade do ambiente antes de instalar um projetor. Se receber muita luz natural, então a projeção deverá contar com mais capacidade luminosa. Estima-se que 3 mil lúmens sejam suficientes para garantir boa visibilidade, mesmo de dia.

Razões para usar o projetor no lugar da TV

Como exposto no início, projetores apresentam excelente relação custo X benefício, se o foco é qualidade de imagem e preço. Já existem aparelhos cuja resolução é equivalente à dos televisores de última geração, como o Epson Powerlite, que conta com Full HD.

Outro aspecto que deve ser considerado é a maior vida útil dos projetores, superior à dos aparelhos de TV em geral. Como são manuseados remotamente em função da sua posição, ficam menos expostos à ação humana, sempre uma potencial causadora de avarias e desgastes. Ainda que exista demanda por suporte em imagem e som, com um investimento baixo, é possível ter a mesma qualidade dos televisores mais avançados.

Utilização e adequação ao ambiente

Antes da aquisição de um projetor, você precisará levar em conta aspectos relacionados ao ambiente e o tipo de reprodução desejada. De forma resumida:

  • para espaços pequenos e com pouca luminosidade, projetores de até 2,5 k atendem bem;
  • se o local não tiver uma parede lisa e ampla o bastante, considere a compra de uma tela;
  • tenha em vista o índice de projeção do aparelho para reprodução na altura desejada;
  • um sistema auxiliar de áudio é indicado para ambientes mais amplos.

Considere, ainda, a possibilidade de utilizar projetores com recepção de sinal Wi-Fi. Com eles, você poderá integrar seus dispositivos por meio de espelhamento. Não menos importante, vale destacar que projetores ocupam menos espaço, o que é sempre positivo em termos de praticidade e estética.

Uma avaliação ponderada confirma que usar o projetor no lugar da TV compensa, entretanto, você deverá colocar na balança seus próprios critérios. Se preferir um dispositivo “tudo em um”, TVs podem ser melhores, mas se a sua escolha for pautada pelo custo X benefício, prefira os projetores.

Continua interessado no assunto e quer saber mais? Confira nossas indicações de mais projetores sofisticados!

Na loja Port você conta com diversos produtos de informática, papelaria, material escolar e muito mais. Confira descontos e promoções de frete grátis.

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

O Dia dos Namorados está batendo na porta e a busca pelo presente perfeito já começou. Essa é uma ótima

Os consumidores estão sempre em busca de alta qualidade, eficiência e economia no ativo e inovador mundo da tecnologia. Esse

Já é hora de começar a pensar em encontrar o presente perfeito para a namorada. Essa tarefa é desafiadora, mas

Deixe um comentário

Fechar Menu