Conheça 5 vantagens de comprar uma impressora multifuncional

Seja em casa, seja no escritório, os equipamentos de impressão são ferramentas indispensáveis para a execução de diversas tarefas diárias. No entanto, é importante pesquisar bem antes para adquirir o modelo correto. Você já conhece as vantagens de comprar impressora multifuncional? O mercado disponibiliza diversas versões desse modelo, que podem otimizar os custos e a produção de uma empresa.

Então, descubra, a partir de agora, o que é uma impressora multifuncional, como ela funciona, as vantagens que oferece e como escolher o modelo ideal!

O que é uma impressora multifuncional?

A impressora multifuncional é um equipamento que incorpora, como o próprio nome sugere, as funções de impressora, scanner e fotocopiadora em apenas um aparelho. Dependendo do modelo, o equipamento também pode ter a função de fax e permitir o uso de cartões de memória e HD (disco rígido) externo.

Ou seja, trata-se de um aparelho capaz de executar as funções de até 4 equipamentos diferentes. Isso pode proporcionar muitos benefícios aos usuários, principalmente às empresas que prezam pela redução de custos e melhora da produtividade.

Quais são as vantagens de comprar impressora multifuncional?

Embora as impressoras multifuncionais tenham sido originalmente desenvolvidas para atender as necessidades domésticas e de pequenos escritórios, hoje, grandes empresas também adotam esse tipo de equipamento. Isso se deve, entre outras coisas, ao fato de que ele libera espaço e reduz a necessidade de investir na compra de tantos aparelhos complementares. Com base nisso, conheça agora as 5 principais vantagens desse equipamento!

1. Diminui a necessidade de investimento

A maioria das empresas tem um orçamento apertado. Mesmo assim, por falta de conhecimento, investe na aquisição de diversos equipamentos com funções separadas, gastando mais dinheiro com a manutenção e renovação tecnológica ao longo do tempo. Com a impressora multifuncional isso não acontece, pois se trata de apenas um aparelho e ele ainda consegue retornar o investimento mais rapidamente.

Essa é uma forma de melhorar a relação custo-benefício dos investimentos realizados em tecnologias e liberar mais recursos para a aplicação em outras áreas mais críticas do negócio.

2. Acelera a produtividade

Com um único aparelho multifuncional no escritório, diversas tarefas podem ser centralizadas em apenas um local. Além disso, alguns modelos de impressoras multifuncionais mais modernos permitem o acesso via Bluetooth e Wi-Fi. Nesse caso, as funções, principalmente de impressão e scanner podem ser realizadas sem uma conexão por cabo.

Ou seja, ordens podem ser enviadas via dispositivos móveis, o que estimula a formação de equipes de trabalho remotas. Também, não podemos deixar de mencionar que um alto ganho de produtividade pode ser obtido pelo fato desse tipo de impressora conseguir executar mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Isso quer dizer que, enquanto executar uma ordem de impressão, por exemplo, você pode passar um fax, simultaneamente.

3. Economiza espaço

Hoje, ainda é comum encontrarmos escritórios com espaços bem limitados pelo número de equipamentos abarrotados e fiações para todo lado. Contudo, se a empresa trocar a impressora, a máquina de cópia, o scanner e o aparelho de fax por um único equipamento multifuncional, deve ganhar ambientes muito mais organizados e áreas livres para melhorar a circulação interna.

4. É fácil de instalar

Uma coisa que pouca gente considera é a complexidade de instalação de diversos aparelhos, que precisam conversar entre si e funcionarem de forma integrada. Com a impressora multifuncional, só uma instalação será necessária e ela pode ser tão simples quanto rápida de ser realizada. Você vai precisar de apenas uma tomada, o que reduz bastante o emaranhado de fios espalhados pelo chão do escritório.

Não é só isso, os modelos vêm com drivers de instalação com uma interface intuitiva, o que facilita a configuração. Ou seja, os processos de integração com outros computadores e a rede interna da empresa pode ser feita por qualquer um, sem a necessidade de um técnico em informática por perto. O mesmo acontecerá quando precisar trocar os cartuchos de tinta e toners.

5. Reduz custos

Esse é um dos pontos mais importantes a serem mencionados sobre a impressora multifuncional, pois, embora seja um modelo mais caro de início, precisamos lembrar o quanto podemos economizar com a manutenção, já que ela engloba as funções de vários outros aparelhos em um só. Além disso, é possível reduzir as despesas com consumo de energia, mantendo apenas um aparelho ligado na tomada.

Quais são as funções de uma impressora multifuncional?

Agora, que você já sabe quais são as principais vantagens das impressoras multifuncionais, conheça melhor as funções que elas entregam!

Oferece conexão via Wi-Fi e Bluetooth

Os aparelhos estão modernizando e, hoje, já é possível encontrar modelos de impressoras multifuncionais que se conectam aos computadores e rede por meio de Wi-Fi, além de Bluetooth. Isso é possível graças a uma peça com função de Wireless que é embutido no interior do equipamento. Como resultado, não é mais necessário o uso de cabos Ethernet para a sua instalação, apenas o fio de energia.

Assume o papel de “faz tudo”

Como dito, podemos executar até 4 funções com um único modelo, eliminando a necessidade de ter um aparelho para cada função distinta no escritório. Quando o assunto é produtividade, a impressora multifuncional é uma grande aliada, pois ela entrega desempenho e alta qualidade, produzindo grandes volumes de cópias diariamente por um custo bem reduzido.

Pode ser acessada pela rede

Se você utilizar a conexão por Wi-Fi nas configurações de instalação, poderá imprimir documentos a partir de qualquer dispositivo sem qualquer problema, sejam eles computadores de mesa (desktop), smartphones, tablets ou laptops. Você não precisa nem estar no escritório para executar tais funções, pois, dependendo do modelo, é possível enviar ordens de impressão via nuvem, o que facilita o trabalho à distância.

Como escolher a marca e modelo certo?

Hoje, você pode pesquisar as marcas e modelos de impressoras multifuncionais existentes no mercado sem precisar sair do conforto de casa ou do trabalho. Basta reservar um tempinho para acessar a internet e realizar as buscas. Entretanto, além de considerar a variedade, você deve cotar preços e, o mais importante, ler a opinião de usuários que tem um modelo parecido para saber se vale a pena comprá-lo.

Com base nessas informações, você pode executar a compra online e receber o equipamento no endereço que desejar. Tudo com rapidez e segurança.

Agora, que você já sabe como comprar impressora multifuncional, não desperdice mais tempo e dinheiro. Planeje-se para realizar o investimento ainda hoje e melhore os rendimentos do seu escritório.

Gostou da dica? Aproveite para descobrir um pouco mais sobre como escolher a impressora certa!

Conte com a PORT!

Na loja Port você conta com artigos de informática, inclusive diversas opções de impressoras. Confira descontos e promoções de frete grátis.

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

Esse ano, a busca por praticidade e eficiência cresce cada vez mais e continua a impulsionar a inovação no mercado

As pessoas estão cada vez mais preocupadas em ter uma alimentação saudável de forma prática. Em função disso as bolsas

Por ser uma ocasião especial, o Dia dos Namorados é o momento certo para os casais expressarem todo o amor

Deixe um comentário

Fechar Menu