Impressoras

Tudo o que você precisa saber para comprar a impressora certa!

março 8, 2019
Tempo de leitura 16 min

Você precisa comprar sua impressora, quer garantir o melhor custo-benefício, mas também não pode perder tempo pesquisando os diversos modelos, correto?

Dada a enorme quantidade de opções, a escolha de uma impressora pode ser difícil, para não mencionar os termos técnicos que só parecem complicar o processo.

Se você tem essas dúvidas sobre comprar impressora, precisa conferir este guia. Aqui falaremos de forma prática e resumida tudo que você precisa saber para tomar a melhor decisão. Vamos lá!

1. Como escolher a impressora ideal

O principal vilão para encarecer sua compra são os recursos desnecessários. São funcionalidades que parecem úteis, mas não serão utilizadas no seu dia a dia. Então, analise quais são as reais necessidades dos seus projetos.

1.1 Identifique seus objetivos e necessidades

Use as perguntas a seguir para definir suas necessidades:

  • Você precisa imprimir em folhas maiores, como o A3, com frequência?
  • Suas impressões serão coloridas?
  • É necessária alta resolução nas impressões?
  • Você terá um grande volume diário de impressão?
  • Você precisa de outros recursos além da impressão, como digitalizar documentos ou fazer cópias?
  • Outros computadores vão utilizar a mesma impressora?

Anote suas respostas e continue a leitura para descobrir sua impressora ideal.

1.2 Determine o tipo de conexão

USB

A maioria das impressoras menores se conecta diretamente a um computador por meio de um cabo USB. As conexões que usam esse padrão têm cabos pequenos e leves que se adaptam a todos sistemas: Windows, Macintosh e Linux.

Ethernet

Impressoras mais sofisticadas normalmente apresentam uma conexão Ethernet com fio integrado para uso em uma rede local (LAN). Junto à conexão LAN, elas geralmente contêm um servidor de impressão interno. Isso permite que outros computadores na rede se conectem diretamente à impressora.

Wi-fi

Impressoras com conexão de rede Wi-Fi oferecem os mesmos benefícios das equipadas com Ethernet, mas com uma grande diferença: os PCs podem ser utilizados em qualquer lugar do escritório, sem a necessidade de cabos de rede.

1.3 A resolução também importa

As impressoras imprimem aplicando tinta ou toner no papel. Jatos têm bicos que borrifam pequenas gotas de tinta, enquanto uma impressora a laser derrete pontos de toner contra o papel. Quanto mais pontos você conseguir espremer em uma polegada quadrada, mais nítida será a imagem.

Uma impressora de 600 dpi espreme 600 pontos na horizontal e 600 pontos na vertical em cada polegada quadrada da folha. Algumas impressoras a jato de tinta têm uma resolução mais alta em uma direção, portanto você também pode ver uma resolução como 600 por 1200 dpi.

Para uma carta ou documento comercial com gráficos, 600 dpi é uma resolução ideal. Para um fotógrafo médio, 1.200 dpi é excelente. A maioria das marcas de impressora do mercado têm essas resoluções. Quando sua impressora fica acima de 1.200 dpi, é quase impossível notar qualquer diferença.

1.4 Considere uma multifuncional

Caso esteja procurando uma impressora para sua empresa, uma multifuncional pode ser a melhor opção. Você terá vários recursos em um mesmo equipamento e os principais são:

  • cópias rápidas;
  • digitalização;
  • envio de documentos por e-mail;
  • bandejas de papel extra;
  • impressão em ambos lados da folha (Duplex);
  • software de reconhecimento óptico de caracteres (OCR).

Mas atenção: como já dissemos, verifique sempre se os recursos extras farão real diferença em sua produtividade.

2. Como comprar a impressora ideal

Não são apenas os recursos adicionais que podem encarecer sua compra. É comum encontrar uma impressora na promoção e acreditar que fez um excelente negócio. Entretanto, assim como um carro, impressoras também precisam de combustível, no caso, os cartuchos ou toners.

De nada adianta um equipamento barato se o custo por página for alto. Ou ainda se a sua impressora apresentar problemas constantes e necessitar de manutenção. Por isso a importância de escolher uma marca conceituada, com garantia e suporte no Brasil.

Saber quanto será o custo ao longo do tempo pode ser até mais importante que o investimento inicial. Não caia no engano de “soluções paralelas”: você não terá a mesma qualidade de impressão e muito menos a mesma vida útil comparada aos suprimentos originais. Peças inadequadas podem invalidar a garantia do fabricante e até prejudicar o seu equipamento. Verifique sempre o custo de reposição dos cartuchos ou toners antes de concluir a compra.

Outro detalhe importante, mas muitas vezes esquecido, é verificar se a impressora tem drivers atualizados para o seu sistema operacional (Windows, Macintosh e Linux). Algumas mais avançadas exigem requisitos mínimos de sistema, por isso esteja atento para evitar grandes dores de cabeça no futuro.

3. Tipos de impressora

Agora que você já anotou suas necessidades, chegou o momento de escolher o melhor equipamento. Veja a seguir os tipos de impressoras e quais suas principais vantagens.

3.1 Impressora a laser

Embora a tecnologia exista há anos (a HP foi a pioneira em 1984), as impressoras a laser ainda estão em alta, pois combinam velocidade de impressão, saída nítida e baixo custo por página.

Curiosidade técnica: as impressoras a laser usam um tambor fotográfico para atrair o toner eletricamente carregado e transferi-lo para o papel, onde a imagem é fundida usando um rolo aquecido.

Impressoras a laser com menor custo normalmente são monocromáticas (preto e branco), e por esse motivo são mais adequadas para imprimir texto e gráficos simples. Também são econômicas, com rendimento acima de 1.000 páginas.

Até recentemente as impressoras a laser coloridas eram muito caras para uso individual ou pequenas empresas, mas atualmente existem alternativas viáveis, como a Lexmark Laser Color para impressão de panfletos, planilhas e brochuras.

3.2 Impressora a jato de tinta

As impressoras a jato de tinta evoluíram bastante nos últimos 10 anos, produzindo textos nítidos e impressões de fotos ricas em detalhes.

Mais uma curiosidade técnica: os jatos de tinta imprimem uma imagem aplicando um fluxo controlado com precisão de minúsculas gotas de tinta. Um ou mais cartuchos podem ser utilizados em uma variedade de tipos de papel.

Embora os jatos de tinta estejam mais velozes, o processo é relativamente lento em comparação com a impressão a laser, e os cartuchos de tinta e os papéis especiais também podem ser mais caros.

Se você pretende trabalhar com impressões coloridas, mas não em grande volume, as impressoras jatos de tinta sem dúvida são a melhor opção. Conheça os modelos mais vendidos e faça sua escolha!

3.3 Impressora multifuncional

Como já dissemos, as multifuncionais são para aqueles que desejam algo além de uma simples impressão. Elas combinam diversos recursos e são perfeitas para home offices e pequenas empresas.

As multifuncionais são “impressoras flex” e estão disponíveis com impressão a laser para texto rápido e gráficos ocasionais, ou impressão a jato de tinta com cores vibrantes. Com certeza existe uma multifuncional somente com os recursos que você precisa. Quer um exemplo?

Você precisa: digitalizar e copiar documentos; realizar impressões coloridas (e em alta resolução); ter um bom rendimento de tinta (acima de 4.000 páginas); economizar na reposição; ter garantia e uma das melhores marcas do mercado. Conheça a Multifuncional Epson EcoTank.

3.4 Impressora A3

Não confunda! O papel A3 (297 x 420 mm) é maior do que o comum A4 (210 x 297 mm). Por isso, para imprimir em folhas A3 você precisa de uma impressora especial. Separamos duas opções que vamos explicar em seguida.

Multifuncional A3 Brother, que imprime, copia e digitaliza folhas A3 com resolução de até 4800 x 1200 dpi. Oferece impressões coloridas, conexão Wi-fi, padrão de impressão Duplex (frente e verso), além da tecnologia NFC que permite operações apenas com a aproximação do seu dispositivo móvel.

E a EcoTank A3 Epson, que permite que o próprio usuário recarregue o equipamento. É possível imprimir até 7.100 páginas em p&b e 5.700 páginas em cores, com impressões amplas de até 33 x 111 cm. Uma impressora para todos os seus projetos: documentos, planilhas, informes, planos e gráficos, com uma resolução máxima de até 5760 x 1440 dpi.

3.5 Impressora tanque de tinta

Os fabricantes ouviram os consumidores que desejam baixo custo de manutenção e impressoras de alta capacidade. Novas jato de tinta agora vêm com tanques separados do corpo da impressora. Os usuários podem utilizar garrafas de recarga, mais baratas e com muito mais rendimento.

O sistema externo de tanque de tinta não é algo novo. Fabricantes terceiros implementavam os tanques nas impressoras jato de tinta originais. Mas agora as marcas estão oferecendo essa melhoria de fábrica.

Quando os tanques de tinta ​​estão baixos, basta recarregá-los com tinta fornecida em frascos convenientes. Normalmente, tanques de tinta podem produzir até 8.000 páginas em cores e 6.000 páginas em preto e branco com um único refil.

Se você procura custo-benefício, conheça a HP Tanque de Tinta. Crie brochuras, folhetos, fotos e outros documentos sem margens dentro do seu escritório. O equipamento permite a impressão de grandes volumes com um baixo custo por página, tudo isso graças ao revolucionário sistema de tanques com grande armazenamento de tinta.

3.6 Plotter

Uma impressora plotter usa uma caneta, lápis ou marcador para desenhar várias linhas na página, criando imagens precisas e nítidas. Uma impressora tradicional usa um toner para imprimir vários pontos de tinta no papel, e isso pode fazer com que as linhas não sejam tão claras ou retas quanto deveriam ser.

Além disso, uma impressora plotter pode imprimir em uma ampla variedade de materiais como madeira compensada, alumínio, papelão ou plástico. Por esse motivo, as plotters são maiores do que as impressoras padrão e é necessário considerar o espaço para poder acomodar sua impressora.

Uma plotter é ideal para impressão de projetos em indústrias de arquitetura e engenharia. A impressora mantém uma resolução muito alta, perfeita para documentos que precisam de confiabilidade e precisão. Conheça os melhores modelos.

3.7 Impressora Matricial

Em uma impressora matricial, os caracteres são formados por uma matriz de pontos. Uma cabeça de impressão, que tem muitos pinos, move-se na direção desejada e bate contra uma fita de tecido embebida em tinta, fazendo uma marca no papel. Essas impressoras geralmente são consideradas desatualizadas, pois não podem imprimir em alta qualidade.

No entanto, elas têm uma certa especialidade: por usar impacto para impressão, podem ser utilizadas ​​para imprimir várias cópias de texto ao mesmo tempo com a ajuda da cópia de carbono. Por isso, são usadas​​principalmente em locais onde formulários multipartes são necessários. Com a Matricial Epson, você garante 10.000 horas de uso, baixo custo de manutenção e alto rendimento.

4. Marcas mais vendidas

Por fim, você já identificou suas necessidades e escolheu o modelo de impressora ideal. Agora veremos as principais marcas disponíveis no mercado. Confira!

4.1 HP

A HP iniciou suas atividades em 1939, mas apenas em 1988 lançou a primeira impressora a jato de tinta da empresa: a HP DeskJet. Em 1991, lançou a HP DeskJet 500C, uma impressora colorida revolucionária e acessível. Já em 1994, a HP anunciou a primeira multifuncional do mundo que oferecia recursos de impressão, fax e cópia.

Sobre a empresa: “Nossa visão é criar uma tecnologia que torne a vida melhor para todos, em qualquer lugar — todas as pessoas, todas as organizações e todas as comunidades ao redor do mundo. Isso nos motiva — nos inspira — a fazer o que fazemos. Inventar e reinventar para projetar experiências que impressionam”.

Temos as melhores ofertas de impressoras HP. Confira!

4.2 Samsung

Desde a década de 1980, a indústria de impressão passou por mudanças drásticas, e a Samsung também evoluiu muito. Impressão mais rápida, dispositivos ecológicos, equipamentos habilitados para NFC e muito mais. Com o passar dos anos, a Samsung sempre liderou o caminho no desenvolvimento de soluções inovadoras.

A marca produz impressoras para consumidores e também uso comercial, incluindo impressoras a laser mono, a laser coloridas e multifuncionais. Atualmente, a divisão de impressoras da Samsung é controlada pela HP.

Em 2010, a empresa introduziu alguns produtos mais eficientes no consumo de energia, incluindo a menor impressora monocromática do mundo (ML-1660) e a impressora multifuncional a laser colorida (CLX-3185).

4.3 Epson

Fundada em 1942, a Epson é uma empresa japonesa de produtos eletrônicos e uma das maiores fabricantes mundiais de impressoras e equipamentos relacionados a informações e imagens.

A empresa tem inúmeras subsidiárias em todo o mundo e fabrica:

  • impressoras jato de tinta;
  • matriciais e laser;
  • scanners;
  • computadores de mesa;
  • projetores multimídia e de home theater;
  • grandes TVs de home theater;
  • robôs e equipamentos de automação industrial;
  • impressoras de ponto de venda e caixas registradoras;
  • laptops;
  • circuitos integrados;
  • componentes de LCD e outros componentes eletrônicos associados.

Sobre a empresa: “Somos a fabricante líder nas categorias de impressora, imagem profissional, projetor, scanner, dispositivos de sistema e automação de fábrica. Fornecendo produtos, serviços e soluções de alto desempenho que excedam as expectativas de nossos clientes”.

Veja as melhores ofertas de impressoras Epson.

4.4 Lexmark do Brasil

Fundada em 1991, a Lexmark é reconhecida por suas soluções de tecnologia de imagem e serviços de impressão. A empresa vende seus produtos e serviços em mais de 170 países e está sediada em Kentuck, nos Estados Unidos.

De acordo com a companhia, o envolvimento excepcional do cliente resulta em taxas de fidelidade que excedem 95% em todo o mundo.

Sobre a empresa: “A Lexmark cria soluções e tecnologias de imagem inovadoras que ajudam os clientes em todo o mundo a imprimir, proteger e gerenciar informações com facilidade, eficiência e valor inigualável. Sempre combinando tecnologias inovadoras com profundo conhecimento do setor”.

Descubra as melhores ofertas de impressoras Lexmark.

4.5 Brother

A Brother é uma multinacional de equipamentos elétricos e eletrônicos sediada em Nagoya, no Japão. A empresa começou oferecendo serviços de reparo para máquinas de costura em 1908.

Herdando o DNA dos fundadores, a empresa continuou fornecendo uma variedade de produtos que atendem às necessidades de mudança dos clientes por mais de 100 anos. A invenção consistente de novas tecnologias e o avanço em áreas inexploradas levou ao desenvolvimento de produtos inovadores em muitos campos.

Seus produtos incluem impressoras, multifuncionais, computadores de mesa, máquinas de costura industriais, grandes máquinas-ferramentas, impressoras de etiquetas, máquinas de escrever, aparelhos de fax e outros eletrônicos relacionados a computadores.

Confira as melhores ofertas de impressoras Brother.

5. Recomendações para diferentes usuários

5.1 Para o fotógrafo

Qualquer jato de tinta pode imprimir fotos em cores, mas se você quer resultados profissionais, precisará de uma impressora projetada para reproduzir a faixa dinâmica de uma fotografia tradicional. Se você considera a impressora um aspecto crítico, é necessário observar a gama e as características do conjunto de tintas, os papéis suportados, as ferramentas de gerenciamento de cores e as opções de caminho do papel.

As impressoras jato de tinta são perfeitas para fotos, pois podem imprimir imagens nítidas e vibrantes em papel fotográfico brilhante (glossy). Para maior conveniência, considere uma impressora fotográfica portátil.

5.2 Para casa

Com recursos para todos da família, uma impressora a jato de tinta multifuncional (sem fio) é uma maneira conveniente de acessar vários dispositivos em um único equipamento. Uma 3 em 1 permite imprimir documentos escolares, copiar receitas de livros de culinária e digitalizar documentos. Considere uma tanque de tinta para economizar tempo e imprimir mais páginas com menos trocas de cartucho.

5.3 Para o aluno

Para impressão de trabalhos acadêmicos ou atividades escolares coloridas, uma impressora a jato de tinta está equipada para produzir páginas com texto nítido e imagens detalhadas. Uma opção multifuncional também permite digitalizar, copiar ou enviar trabalhos por e-mail, além de oferecer a tecnologia NFC, facilitando o uso com operações feitas pelo smartphone.

5.4 Para um pequeno negócio ou escritório doméstico

Desfrute de uma impressão rápida e econômica com uma impressora a laser, perfeita para o seu escritório em casa ou em uma pequena empresa. É projetada para lidar com alto volume de impressão com baixo custo por página. Há uma variedade de recursos disponíveis para atender às suas necessidades.

As impressoras monocromáticas são uma opção mais acessível se você imprime apenas documentos de texto. As impressoras duplex também são uma boa alternativa, pois imprimem em ambos os lados do papel. Considere também as multifuncionais no caso de outros recursos necessários.

6. Passo a passo de decisão e compra

Se custo-benefício é o seu foco, não escolha somente pelo preço do equipamento. Da mesma forma que recursos adicionais encarecem sua compra, a falta deles também podem significar prejuízos. Um recurso que economiza seu tempo também é valioso, assim como a vida útil da impressora e o gasto para suprimentos.

Para concluir, siga os 7 passos a seguir antes de comprar sua impressora:

  1. pense no que sua empresa precisa e elimine somente os recursos desnecessários;
  2. considere os custos de reposição de cartuchos ou toners;
  3. analise a reputação da marca e o suporte em sua região;
  4. verifique os drivers da impressora e os requisitos mínimos do sistema;
  5. esqueça os fios. Caso existam outros computadores conectados, uma impressora Wi-fi é sempre a melhor opção;
  6. pense no longo prazo, pois as suas necessidades de impressão podem mudar nos próximos anos;
  7. imprima somente o necessário; o meio ambiente e o seu bolso agradecem.

Por fim, imagine comprar sua impressora após analisar todos os aspectos e descobrir que ela é grande demais para sua mesa de trabalho. Para evitar essa surpresa desagradável, verifique também as dimensões do equipamento na descrição do produto.

7. Onde comprar uma boa impressora?

Agora que você já escolheu a impressora perfeita, resta uma última decisão. Onde comprar?

Se você procura custo-benefício, comprar pela internet é sempre a melhor opção. Você pode pesquisar rapidamente diversos modelos, marcas e preços, isso sem falar da conveniência de receber seu equipamento em casa. Ao comprar impressora em uma loja virtual, prefira uma empresa com garantia de suporte e entrega, com milhares de avaliações positivas de clientes.

A PORT é distribuidora oficial das melhores marcas nacionais e importadas, com mais de 8.000 artigos de papelaria, escritório e informática. Há mais de 25 anos do mercado, a PORT está preparada para suprir suas necessidades diárias com soluções sob medida para cada projeto.

Pronto para comprar sua impressora? Conheça agora nossa linha completa!

 

 

 

    Scroll Up