Escritório

Descubra como aumentar a produtividade no trabalho

agosto 7, 2019
Tempo de leitura 5 min
PORT, distribuidor oficial ChamexPowered by Rock Convert

Não importa o quão produtivo você pode ser: existe sempre oportunidade para aperfeiçoar e elevar o seu nível de produtividade no trabalho. Nesse sentido, o primeiro passo é ser um colaborador orientado a alcançar bons resultados. O restante se baseia em atitudes, pensamentos e métodos que contribuirão para manter o foco e obter resultados mais promissores no seu dia a dia profissional. 

Além do mais, experimentar faz parte da vida de quem pretende aumentar a produtividade. Afinal, diferentes estratégias e sistemas são testados para saber se devem ser aderidos ou eliminados da sua rotina, a depender da eficácia deles. Continue a leitura deste post e descubra como aumentar a produtividade no trabalho!

Estabeleça horários fixos

É necessário destacar que a disposição física e a psíquica interferem diretamente na produtividade no trabalho. Sendo assim, para conseguir manter um bom rendimento, você precisa cuidar bem do seu organismo por meio de uma boa alimentação, hidratação diária, boas noites de sono e prática de exercícios físicos. 

Para conseguir descansar de forma satisfatória, é recomendado estabelecer horários tanto para dormir quanto para acordar. O seu relógio biológico deve estar muito bem regulado para que o seu corpo consiga se adequar da melhor maneira possível às exigências da rotina profissional e proporcionar energia para que você se sinta animado durante todo o dia.

Outra dica importante para ter mais produtividade no trabalho é estabelecer horários certos para realizar exercícios e fazer as refeições. Quanto mais organizado for o seu dia a dia, mais disposição você terá para realizar as tarefas propostas.

Trace boas metas

Questione alguém que não consegue ser produtivo durante suas atividades de trabalho: se essa pessoa está satisfeita com suas metas, a resposta — caso ela seja verdadeira — será não. Essa situação já mostra um dos grandes problemas da produtividade hoje em dia.

A falta de produtividade pode acontecer por diversos motivos, incluindo dificuldade de entendimento do trabalho, alto grau de complexidade da função ou mesmo a repetição das tarefas. No final, só vai conseguir obter um alto nível de produtividade no ambiente corporativo quem estiver, de fato, satisfeito com a proposta do trabalho e com as metas traçadas.

Chegar ao objetivo final é o que move as pessoas dentro de qualquer negócio. Assim, é válido questionar a si mesmo: será que estou realmente satisfeito com as metas que preciso alcançar?

Para os gestores, essa indagação é ainda mais essencial. Eles precisam se questionar se sua equipe de colaboradores deseja conquistar aquilo que foi proposto, e é fundamental avaliar o rendimento dos funcionários para conseguir que as metas sejam realizadas, pois o trabalho precisa ser feito em conjunto.

Se a ideia é aumentar a produtividade no local de trabalho, é interessante se reunir com todo o time e estabelecer metas que sejam verdadeiramente satisfatórias para os profissionais e para a empresa.

Dê um passo de cada vez

Hoje em dia, as informações e as notícias chegam a nós de uma maneira quase incontrolável. A excessiva utilização do smartphone proporciona rápido acesso às notícias do mundo inteiro. Quando estamos online, isolar-se das distrações pode exigir certo esforço.

PORT, distribuidor oficial BICPowered by Rock Convert

É necessário destacar que todas as tarefas importantes levam tempo para ser finalizadas, e quanto menor o desejo de realizá-las e mais distrações houver, pior será o desempenho do profissional. É essencial saber organizar as tarefas do dia a dia e trabalhar com concentração e paciência. Apenas assim as ações serão menos demoradas e complicadas.

Isso é imprescindível tanto para as obrigações do cotidiano quanto para planos de longo prazo, pois tanto uma situação quanto a outra exigem sua dedicação integral e comprometimento com os resultados.

Não queira multiplicar sua produtividade no trabalho de uma hora para outra, já que o processo de aperfeiçoamento pessoal é gradual. Desse modo, realize tudo no tempo certo, com muita eficiência e sem desatenção.

Utilize a tecnologia a seu favor

Há diversas ferramentas, hardwares e softwares que contribuem para que o profissional seja mais produtivo — e fazer uso delas é uma boa estratégia. Além disso, existem aplicativos que podem ser usados em tablets, smartphones e notebooks, funcionando como um assistente pessoal.

Com eles é possível fazer pesquisas na internet, enviar mensagens, efetuar chamadas e muito mais apenas utilizando o comando de voz. Isso significa que não é mais preciso parar de executar algumas atividades para resolver outras questões, bastando dizer o comando que o aplicativo efetua o trabalho para você.

Com uma simples pesquisa na internet você conhecerá uma infinidade de recursos gratuitos e pagos, que podem tornar o seu dia de trabalho ainda mais produtivo.

Faça uso de uma agenda para controlar as suas tarefas

Com uma agenda bem organizada é fácil identificar rapidamente todas as tarefas que necessitam ser realizadas no seu dia e reduzir o esforço mental para se recordar delas.

Entretanto, alguns afazeres acabam aparecendo de última hora. Para não se perder em meio aos compromissos, adicione essas tarefas na lista ao lado ou abaixo da atividade que você já está efetuando — para não esquecer. Caso não seja tão importante ou urgente, você pode colocar na lista do próximo dia.

Quando você cria o hábito de usar uma agenda, suas tarefas ficam mais organizadas e eficientes. Dessa forma, realize anotações adaptáveis para que você consiga adicionar atividades que aparecerem e forem menos importantes — para que possam ser realizadas mais tarde.

Durante todo o dia existem diversas coisas que precisam da sua atenção. Para não perder o foco, resolva primeiro as tarefas mais simples. Normalmente são pequenas atividades que não levam muito tempo e que podem ser de grande importância para o negócio — por isso, é preciso atentar-se às suas obrigações.

Saber como aumentar a produtividade no trabalho é umas das maiores preocupações dos colaboradores administrativos de uma organização. Para que isso aconteça é preciso criar uma rotina, de forma que o corpo se acostume com as atividades que devem ser executadas. Além disso, é importante se organizar para não perder nenhum compromisso.

Gostou das nossas dicas sobre produtividade no trabalho e quer encontrar uma forma prática de resolver essa questão? Então, conheça as nossas agendas para escritório!

PORT, distribuidor oficial 3MPowered by Rock Convert
    Scroll Up