O que é lettering e como investir nesse tipo de iniciativa?

Tempo de leitura 5 min

As mudanças no mundo estão a todo vapor, e para que você possa se destacar tanto no campo pessoal quanto no profissional, é preciso inovar. Já falamos sobre visibilidade, então vale a pena dar ênfase à técnica de lettering e como investir nela para ampliar seu negócio, usá-lo como hobby ou até mesmo para aumentar sua renda em casa.

É unânime que, ao chegar em um local ou ver um anúncio em determinado outdoor ou em panfletos, o design da propaganda faz toda a diferença para a aquisição do que está sendo divulgado, verdade?

Pois bem, aí entra a técnica de lettering. Entre outras finalidades, ela serve para chamar a atenção dos consumidores buscando a divulgação do seu trabalho. Quer saber melhor a respeito do assunto? Não deixe de ler este artigo até o final para entender o que é lettering e muito mais!

Afinal, você sabe o que é lettering? 

Lettering é a arte de desenhar as palavras sem usar técnicas arcaicas e tradicionais como o lápis e a caneta comum. Ou seja, significa fugir do padrão e desenvolver novas formas de produzir um conteúdo, oferecendo maior destaque e visibilidade a ele.

A internet revolucionou as formas de relações entre as pessoas e, assim, permitiu a disseminação de materiais em uma escala global e não mais local. Isso quer dizer que os concorrentes aumentaram e que o diferencial é a maneira de conquistar e garantir seu espaço.

Nesse caso, o lettering possibilita a escrita das palavras de modo mais livre e despojado, com um ar de leveza e movimento que proporciona ao leitor uma experiência única e inovadora. Essa técnica se diferencia da caligrafia comum e chama maior atenção de quem tem o primeiro contato com o modelo de escrita.

Qual é a diferença entre a caligrafia e o lettering?

De maneira geral, o lettering, como já foi destacado anteriormente, consiste na arte de desenhar as letras e usar a criatividade na construção de palavras, permitindo uma fluidez do material. Já a caligrafia é um modelo de escrita mais arcaico e corriqueiro na produção de conteúdos, e não possui o poder do lettering para despertar interesse logo no primeiro contato.

Feita exclusivamente com as mãos, a caligrafia é usada desde os tempos passados em convites, mapas e cartas (muito comum em filmes e novelas, não é mesmo?!). Já o lettering transmite um tom mais moderno e, por isso, passou a ser usado com maior frequência atualmente, agregando versatilidade de diversas maneiras.

Vale a pena investir nesse modelo de escrita. Afinal de contas, para estar inserido nas inovações de cada época é preciso acompanhar as evoluções, e o lettering representa uma das principais marcas do século XXI.

Como investir em lettering?

Para usar o lettering você não precisa ser nenhum profissional com curso e afins, pois qualquer um que se esforce para aprender a técnica pode produzir conteúdos. E esse modelo funciona bem como hobby, ou seja, como um passatempo, uma forma de aproveitar seu tempo vago com uma atividade que estimula a criatividade.

Por outro lado, é possível também usá-lo como um trabalho e alcançar rendimentos a partir do seu desenvolvimento. Na sequência do post, então, listamos dicas para investir em lettering e conquistar um espaço nesse meio. Acompanhe as sugestões!

Plotter HP - Cartucho e ImpressoraPowered by Rock Convert

Compre materiais específicos

Se estiver começando a produzir lettering agora, tenha em mente a necessidade de adquirir materiais essenciais para a produção. Mas não saia por aí comprando itens de maneira descontrolada, pois o único resultado é uma série de gastos sem utilidade.

Por isso, invista em materiais de melhor custo-benefício e experimente marcas diferentes para identificar com qual delas se nota a adaptação ideal. De modo geral, orienta-se a posse de canetas próprias de lettering, canetinhas, lápis de cor, régua e borracha. Essas aquisições já possibilitam o início da produção de lettering de qualidade.

Organize o lettering

Buscando evitar qualquer tipo de erro na hora da sua produção, é importante começar a escrever as palavras com lápis para que, se houver falha, seja possível corrigi-la, impedindo perdas e cargas de retrabalho.

Depois de realizar um rascunho do conteúdo e assegurar o planejamento adequado, volte colorindo com a caneta ou a canetinha, sempre prezando por firmeza e atenção para que o seu lettering fique bem feito. O planejamento e a organização do trabalho são essenciais para a eficiência da atividade, portanto permaneça atento a essa dica.

Explore os conteúdos produzidos por outras pessoas

Nada melhor do que contar com uma referência na hora de produzir. E ao falar de lettering isso não é diferente: se você tiver acesso ao processo de desenvolvimento de outros trabalhos feitos por pessoas distintas, consegue usá-los como moldes para elaborar o seu próprio. Assim, aplica as características que julgar ideais para a tarefa.

Então, não deixe de conferir outros materiais dessa área e nem mesmo de ler sobre o assunto, organizando estudos sempre que possível a respeito de novas técnicas a serem aplicadas.

Assista a vídeos no Youtube

O Youtube fornece inúmeras informações sobre quase tudo que precisamos no nosso dia a dia. Nesse cenário, técnicas de produção de lettering detalhado marcam presença em vídeos, fazendo dessa uma dica muito útil para que você aprenda a desenvolver um lettering de alta qualidade. 

Tutoriais cumprem papel indispensável para aprender algo novo. Com acesso à internet, você pode acessar as últimas tendências e o passo a passo para descobrir maneiras eficientes de desenvolver seu lettering.

Com a leitura desse conteúdo foi possível conhecer o que é lettering e como ele pode ser usado em diversas atividades no seu cotidiano. Além de facilitarem a compreensão da metodologia, as dicas para a produção do lettering são fundamentais para que o seu trabalho apresente um diferencial em relação aos concorrentes.

Dessa forma, não deixe de investir em materiais de boa qualidade e, de quebra, sempre leve em conta o custo-benefício das suas aquisições. O resultado é um produto destacável e atraente.

Gostou do post? Então aproveite a visita ao blog e veja três dicas de como encontrar papelaria online!

Na PORT tem Cartucho Original HP XL com Frete GrátisPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up