Conheça as 7 melhores ferramentas de organização e saiba como usá-las

Tempo de leitura 5 min
Cartucho de Plotter Original HP é na PORTPowered by Rock Convert

É inegável que a rotina dos trabalhadores do mundo moderno está cada vez mais corrida e cheia de afazeres. Para muitos, manter a organização em um cenário tão caótico, tendo tão pouco tempo livre, é um grande desafio.

Se você é uma dessas pessoas, saiba que veio ao lugar certo. Neste texto, nós mostraremos as 7 melhores ferramentas de organização — na nossa opinião, é claro. Com esses aplicativos, você vai conseguir aumentar a sua produtividade, reduzir o atraso na execução de tarefas e evitar o esquecimento de compromissos importantes.

Ficou interessado? Então, continue com a leitura!

1. Evernote

Uma das ferramentas de organização mais conhecidas, o Evernote funciona como um grande mural de post it virtual, pois, nesse aplicativo, você pode fazer anotações rápidas. Além disso, o Evernote também possibilita a criação de lista de afazeres e lembretes. Todas essas informações podem ser compartilhadas e enviadas para outras pessoas.

Você pode anexar às suas anotações fotos, áudios, links da internet e, até mesmo, manuscritos, para facilitar a organização das ideias. Uma grande vantagem do Evernote é que as notas podem ser separadas por tags, o que facilita muito a busca por informações específicas. Todos os arquivos são armazenados na nuvem, permitindo que você acesse as suas anotações de qualquer dispositivo.

2. Trello

O Trello é um aplicativo muito usado para fins profissionais. Uma das grandes vantagens desse aplicativo — e que é responsável por cativar tantas pessoas — é a flexibilidade. O Trello permite que o usuário organize as suas ideias de várias formas diferentes.

A interface principal do aplicativo é chamada de board. Nela, você pode adicionar ideias e classificá-las em categorias diferentes, como: a fazer, em andamento e concluídas. As ideias do board podem sem subdivididas em outras mais específicas, que são chamadas de cards. Os cards podem ser compartilhados com outras pessoas que também usam o aplicativo.

O Trello também permite que o usuário adicione histórico, prazos, anexos e checklist às suas anotações, o que ajuda ainda mais na organização das ideias.

3. Wunderlist

Esse aplicativo é perfeito para quem gosta de organizar os seus compromissos em lista de afazeres. O Wunderlist é uma ferramenta fácil de ser usada, pois a sua interface é muito simples e intuitiva.

O usuário desse app pode anexar anotações, lembretes e prazos às suas listas. Quando o prazo estiver prestes a expirar, um alarme será emitido — o que é ótimo para as pessoas esquecidas.

O Wunderlist é gratuito e está disponível para quase todas as plataformas digitais, o que significa que você pode acessar as suas informações usando qualquer tipo de dispositivo.

Atividades gratuitas: Estimule a criatividade de suas criançasPowered by Rock Convert

4. Google Agenda

Como o nome sugere, o Google Agenda funciona como uma agenda de papel, mas conta com várias facilidades que só a tecnologia pode oferecer. Com ele, além de anotar todos os seus afazeres e compromissos no calendário, você também pode verificar a disponibilidade de outras pessoas para comparecerem a encontros ou reuniões que você está planejando.

Também é possível organizar os seus afazeres por etiquetas, adicionar lembretes e, até mesmo, programar o aplicativo para enviar notificações para o seu celular. A maior vantagem dessa agenda virtual é que ela está totalmente integrada à sua conta Google, isso significa que você pode acessar o Google Agenda usando qualquer computador, tablete ou smartphone.

5. Asana

Esse é o aplicativo mais vantajoso para ser usado por equipes, principalmente quando o assunto é trabalho. O Asana permite a integração de um grupo de até 15 pessoas gratuitamente — para aumentar este número, é necessário pagar uma taxa.

Os projetos adicionados ao aplicativo são divididos em três categorias: hoje, nos próximos dias e sem data definida. O usuário pode designar tarefas para cada um dos participantes do grupo, detalhando o que deve ser feito. O aplicativo vai acompanhar o desenvolvimento de todas essas tarefas e notificar quando cada participante tiver terminado os seus afazeres.

Você pode acessar o Asana usando a sua conta no Facebook ou Google. Além disso, o app também pode ser acessado por desktop.

6. Todoist

Assim como o Wunderlist, esse aplicativo também é especializado na organização de ideias em listas de tarefas. No entanto, o Todoist se diferencia do seu concorrente em dois pontos muito importantes: você pode criar listas de acordo com a geolocalização e usar as extensões do aplicativo para Google Chrome e Mozilla Firefox.

A geolocalização nada mais é do que criar lembretes específicos para um determinado local. Quando você estiver nesse lugar, receberá notificações do aplicativo. Supondo que o usuário do Todoist esteja no shopping principal da cidade, por exemplo, ele receberá notificações de listas de afazeres que podem ser realizados naquele local, como ir ao supermercado.

7. Any.do

Esse é outro aplicativo que você pode acessar utilizando a sua conta Google para anotar todas as suas ideias. As anotações podem ser organizadas por pastas, para facilitar o entendimento. As tarefas que foram realizadas podem ser marcadas como concluídas, dessa forma, você saberá exatamente o que falta ser feito.

Assim como os outros aplicativos já citados, é possível atribuir anotações às tarefas e compartilhá-las com outras pessoas. A grande vantagem do Any.do é que você pode usar o aplicativo mesmo sem internet. A desvantagem é que algumas das ferramentas estão disponíveis apenas para a versão paga — no entanto, a versão gratuita não deixa a desejar.

À medida que o uso dos smartphones se tornou mais essencial na vida das pessoas, os aplicativos gerenciadores de tarefas também se tornaram mais comuns. A tecnologia está ajudando muito as pessoas a organizarem os seus dias, mas o ideal é que você não deixe de usar os recursos de papel, como agendas e bullet journals. Dessa forma, garante que as suas anotações não serão perdidas.

Agora que você já conhece as melhores ferramentas de organização, basta escolher a opção que mais combina com a sua personalidade e necessidades. Depois de usar um aplicativo gerenciador de tarefas, você nunca mais terá problemas com a falta de organização!

Gostou das nossas dicas? Achou o texto interessante? Então, compartilhe este post em suas redes sociais, para que todos os seus amigos possam conferir as melhores ferramentas de organização!

PORT, distribuidor oficial da Epson no BrasilPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up