Quais são os diferentes tipos de lápis de cor? Entenda aqui

Tempo de leitura 5 min
PORT, distribuidor oficial ChamexPowered by Rock Convert

Os diversos tipos de lápis de cor marcam presença na educação das crianças, e são usados em diversos trabalhos artísticos. Eles são pequenos bastões que transformam desenhos em cenários incríveis e repletos de cores. Dessa forma, o lápis de cor é um dos materiais mais vendidos nas papelarias.

Mas é importante destacar que é fundamental saber escolher o lápis de cor ideal. Então, primeiramente, é preciso levar em consideração a sua finalidade e quem vai utilizá-lo. A partir dessas informações, você será capaz de selecionar o material mais adequado.

Então, continue a leitura e saiba quais são os diferentes tipos de lápis de cor!

Lápis de cor de madeira

Os lápis de cor de madeira são itens muito duráveis, pois são resistentes à queda. Além do mais, como a matéria-prima que cobre o miolo é a madeira, o processo de apontar se torna muito mais simples e eficiente.

É válido destacar que esse modelo de lápis apresenta formato sextavado. Não é um produto tóxico e a maioria das caixas vem com 12, 24 ou 36 unidades com cores distintas. Entretanto, algumas marcas colocam peças com tonalidades metálicas ao conjunto, o que proporciona mais chances de criar as suas pinturas.

Lápis de cor BIG

O lápis de cor BIG é ideal para quem desejar ter produtos diferenciados entre os seus materiais de papelaria. Isso ocorre porque esse é maior do que o lápis de cor normal — geralmente, as peças têm o formato triangular e são consideradas enormes.

Desse modo, o tamanho contribui em sua utilização, fazendo com que o item seja indicado para crianças a partir dos três anos de idade. Geralmente as caixas costumam apresentar peças elaboradas em resina reciclada e não tóxica, com 12 cores fortes, o que contribui para um colorido mais marcante.

Lápis de cor Eco

Os lápis de cor Eco são criados a partir de uma mistura de resina plástica, cera e pigmentos. Seu principal diferencial é a flexibilidade e capacidade de absorver os impactos das quedas, diminuindo danos na parte interna. O formato redondo é o mais recorrente nesse modelo de lápis, que também é atóxico e, dessa maneira, seguro para as crianças que gostam de colorir e desenhar.

EcoTank Epson perfeita também para a diversãoPowered by Rock Convert

As caixas podem ter 12 ou 24 cores e são mais acessíveis que outros modelos. A mina macia e o tamanho compacto são aspectos essenciais dos modelos Eco.

Lápis de cor aquarelável

Os modelos de lápis de cor aquarelável vêm em caixas com tamanhos diversos, entre 12 e 42 cores, geralmente. São muito procurados por pessoas que desejam ter tons mais saturados e o famoso efeito “aquarela” no desenho. Mesmo que o nome já indique um estilo de pintura específica, esse lápis pode ser usado com ou sem água.

Assim, no modo seco, o desenho fica com uma característica granular, mais grosseiro. Já a técnica molhada proporciona um deslize suave, que ajuda a misturar distintas tonalidades ou esfumar a arte. Algumas marcas inserem um pincel no kit para ajudar na obtenção das cores por meio da aplicação da água.

Cuidados com os seus lápis de cor

Muitos questionamentos aparecem no momento de apontar o lápis. Antigamente, era comum ver os pais utilizando uma faca para cuidar das pontas dos inúmeros lápis de cores dos seus filhos.

Mas quando se trata de acessórios profissionais, todo o cuidado é pouco. Se você tem dúvidas entre a utilização de apontadores ou estiletes, saiba mais sobre cada um:

  • apontadores comuns: por meio desse instrumento, você pode conseguir vários efeitos, e a ponta pode ficar mais afiada ou longa;
  • apontadores elétricos: esse modelo de apontador é recomendado para lápis de cor e para lápis de grafite; com ele, é possível obter pontas sempre perfeitas e afiadas, mas são um pouco caros;
  • estiletes: com eles, você não precisa ficar apontado diversas vezes em um pequeno espaço de tempo, e pode fazer pontas longas e não muito afiadas.

Técnicas de pintura com lápis de cor

É importante frisar que o lápis de cor, como outras técnicas de pintura, exige certo conhecimento e dicas para alcançar bons resultados. Então, confira as principais técnicas para realizar um desenho bem-feito e eficaz:

  • tracejado: linhas feitas de maneira rápida, regular e com distintos espaçamentos;
  • cruzado: linhas desenhadas sobrepostas e que são excelentes para proporcionar um efeito de textura;
  • brunidura: são camadas de cores sobrepostas inseridas densamente e com pressão, com o objetivo de preencher a textura do papel e criar uma superfície de aspecto sedoso;
  • marca de incisão: é necessário sobrepor duas cores e depois realizar ligeiras incisões para deixar à vista a cor interior à mostra. Assim, é possível criar um efeito lindo no papel.
  • circular: é sobreposição de cores com linhas circulares, ocasionando um efeito de textura;
  • contorno curto: são traços curtos, seguindo um sentido específico e contornos curvos, de maneira a imitar cabelos ou gramados. Com a utilização de duas tonalidades sobrepostas, podem ser feitos efeitos de sombras e ricas texturas;
  • lápis branco: a sua principal finalidade é ser utilizado sobre papel colorido com a mesma técnica das demais cores;
  • esfuminho: consiste em um rolo de papel em formato de lápis que tem como propósito deixar mais uniforme o grafite, mesclando a pintura, até ficar homogênea. Esse item é indicado para lápis grafite, mas não existe nenhuma restrição para lápis de cor;
  • efeito sombreado: para alcançar esse efeito, é preciso usar a lateral do lápis e, com a ponta bem afiada, você é capaz de obter um excelente efeito sombreado.

Para conseguir o objetivo desejado, é primordial conhecer os tipos de lápis de cor presentes no mercado e escolher o que melhor se adéqua às suas finalidades. Com as nossas informações, você será capaz de escolher o melhor lápis e, além do mais, realizar excelentes produções. Lembre-se sempre de investir naquilo que proporcione satisfação pessoal, ou seja, procure por produtos de qualidade.

Nosso artigo foi esclarecedor e útil para você? Ficou com alguma dúvida ou gostaria de ter mais informações? Entre em contato conosco! Será um prazer atender você!

Na PORT tem Cartucho Original HP XL com Frete GrátisPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up