O que é uma mesa digitalizadora? Veja porque vale a pena comprar

A mesa digitalizadora é um dos equipamentos mais úteis para quem trabalha com design gráfico, fotografia, publicidade, ilustração, webdesign e áreas semelhantes. A sua maior vantagem é a praticidade: por meio dela, você consegue transmitir as suas ideias para a tela do computador de um jeito muito mais fácil.

Mas, afinal, o que é uma mesa digitalizadora? O que ela faz? Qual é o melhor modelo? Se você procura pelas respostas dessas perguntas, então, veio ao post certo. A seguir, nós explicaremos tudo o que é preciso saber sobre as mesas digitalizadoras! Acompanhe.

O que é uma mesa digitalizadora?

Também conhecida como tablet gráfico ou mesa gráfica, a mesa digitalizadora é uma espécie de prancheta que pode ser conectada ao computador via USB ou via Bluetooth, dependendo do modelo. Tudo o que você desenha na superfície da prancheta digital é projetado para a tela do seu computador.

Para usar a mesa digitalizadora, você vai precisar de uma caneta especial chamada Stylus, que substitui o mouse. Hoje em dia, já existem modelos mais modernos que não necessitam da caneta: o usuário pode usar os próprios dedos para pintar e desenhar sobre a tela.

Como funciona uma mesa digitalizadora?

O primeiro passo para usar a mesa digitalizadora é instalá-la no seu computador. Para tanto, você só vai precisar usar o CD que vem junto com o equipamento e seguir o passo a passo que o programa de instalação orientar. Após instalada, a mesa digitalizadora está pronta para ser usada!

Você, certamente, deve estar se perguntando como usar a caneta especial para desenhar sobre a mesa. A verdade é que a Stylus é bem simples de ser usada, pois ela tem as mesmas funções de um mouse.

Mover a caneta sobre a mesa digitalizadora sem tocar sua superfície faz com que o cursor do mouse se mova na tela do seu computador. O espaço da tela da sua mesa gráfica representa a área da tela do seu monitor. Basta apontar a caneta para uma parte da prancheta e o cursor se deslocará para a mesma posição correspondente no monitor.

Quais as vantagens de usar uma mesa digitalizadora?

Maior ergonomia

Só quem já fez um desenho gráfico sem a mesa digitalizadora sabe como é difícil e desgastante usar o mouse. A caneta digital diminui o esforço que o usuário precisa fazer, portanto, é correto dizer que o uso da mesa digitalizadora ajuda a prevenir lesões por esforço repetitivo.

Precisão no traço

Os modelos mais modernos detectam, até mesmo, a inclinação da caneta e a intensidade com que você pressiona a tela. Se inclinar a caneta, por exemplo, o traço terá um efeito mais borrado, parecido com o giz de cera. Essa precisão toda é um ponto muito positivo para quem trabalha editando imagens.

Aumento da produtividade

Para quem já está acostumado com o mouse, usar a caneta e a mesa digitalizadora pode ser um tanto complicado no início. Os usuários das mesas digitais sempre sentem bastante dificuldade na hora de fazer essa transição, no entanto, isso passa com o tempo.

Depois que você se acostumar com a mesa, vai perceber como é bem mais fácil criar e trabalhar com ela. Portanto, se quer aumentar a sua produtividade e melhorar a qualidade dos seus trabalhos, a mesa digitalizadora é o investimento certo.

Conte com a PORT!

Na loja Port você conta com artigos de informática, inclusive diversas opções de impressoras. Confira descontos e promoções de frete grátis.

Agora que você já sabe o que é uma mesa digitalizadora, não perca mais tempo e adquira já a sua. Existem vários modelos, de marcas e preços diferentes. O importante é que buscar um equipamento que seja leve, pequeno, tenha altos níveis de pressão e uma boa resolução de tela.

Gostou do texto? Ainda tem dúvidas sobre a mesa digitalizadora? Deixe um comentário e compartilhe a sua opinião sobre o conteúdo, as suas dúvidas restantes e também as suas experiências com a mesa digital.

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Atualmente vivemos em um mundo onde a impressão de documentos e fotos se tornou uma demanda recorrente tanto no uso

Vivemos atualmente em um mundo onde a tecnologia faz parte de todos os aspectos de nossas vidas. E é por

Este post tem 2 comentários

  1. Manuela Carreira

    Obrigada pela partilha!!!

    Eu uso uma mesa digitalizadora XP-Pen Star G640S ( https://www.xp-pen.pt/product/693.html ) e acho interessante pra editar umas fotos, tem uma sensibilidade absurdamente maior que o mouse, ainda mais usando no Mac (onde a resposta do mouse não presta) mas não da pra substituir o mouse não, pelo menos pra mim, claro.

    Hj não ficaria sem o Tablet pra trabalhar, mas tb não fico sem o mouse…rs

    1. PORT

      Olá Manuela,
      Nós que agradecemos o seu retorno, é muito interessante conhecer como vocês a utilizam no dia a dia. A experiência real é a mais importante!

Deixe um comentário

Fechar Menu