Tipos de mouse: entenda as diferenças entre cada um

O mouse é uma ferramenta periférica do computador, usado para controlar o cursor na tela e selecionar opções. É um aparelho pequeno, mas que tem grande utilidade e que consegue aumentar a precisão dos seus movimentos. Contar com esse recurso no computador é mais do que necessidade. Mas você sabia que há diferentes tipos de mouse disponíveis no mercado?

Preparamos este post especial para mostrar as diversas opções desse instrumento para você entender melhor o assunto. Veja mais a seguir!

Quais são os tipos de mouse?

A tecnologia do mouse sofreu avanços ao longo do tempo, de forma que, hoje, podemos encontrar as modalidades a seguir.

Mouse com esfera

É o famoso “mouse com bolinha”, pois ele tem uma esfera na região central. A bolinha tem contato com duas rodinhas, uma na posição horizontal (como o eixo X) e outra na vertical (como o eixo Y), que estão entre um LED infravermelho e um sensor de luz infravermelha. Quando a esfera se movimenta, ela move os discos e passa luz por eles. É nesse esquema de luz e sombra que os sinais são enviados para o computador, gerando a mobilidade do cursor.

É uma tecnologia inteligente, mas o mouse precisa passar por uma limpeza eventualmente. O acúmulo de poeira prejudica a movimentação da bolinha, alterando o desempenho do dispositivo.

Mouse óptico

mouse óptico tem um tempo de vida útil maior, além de contar com mais precisão de movimento (o que é ótimo para games, design, arquitetura e projetos) e não exigir limpezas periódicas. Ele conta com um LED emissor de luz vermelha e um sensor.

Quando o mouse está em contato com uma superfície, a luz emitida é refletida e captada pelo sensor. Este transmite os dados para um DSP (Digital Signal Processor), que analisa as informações. Depois, o DSP envia o conteúdo para o computador, provocando a movimentação do cursor. Todo esse processo é feito com grande velocidade.

Um mouse óptico que também está no mercado é o mouse a laser, que tem raios dessa modalidade, no lugar do LED, altamente precisos e funcionais.

Mouse sem fio

mouse sem fio combina tecnologia óptica com radiofrequência ou bluetooth para promover o envio dos dados de movimentação para o sistema operacional. Exige o uso de pilhas ou baterias recarregáveis. É muito vantajoso para transporte e também para evitar o excesso de fios na montagem do computador. O mouse bluetooth é um exemplo desses aparelhos, tendo um consumo de energia bem menor.

Quais as vantagens de comprar mouse pela internet?

Há vários benefícios em comprar mouse pela internet. Nos meios virtuais, você encontra mais variedade de produtos, podendo escolher aquele que mais se encaixa às suas necessidades.

Outro grande benefício é que há mais comodidade na compra, pois não há necessidade de se deslocar até a loja física, recebendo o item em casa ou no escritório com segurança e tranquilidade. Você também tem mais liberdade e facilidade para pesquisar, além de poder fazer a compra na hora que desejar.

Quais as marcas disponíveis no mercado?

A seguir, listamos algumas marcas para você escolher aquela que mais se adapta às suas necessidades. Acompanhe!

HP

A HP é uma marca tradicional fundada em 1939. A empresa é conhecida pelas suas inovações no mercado de tecnologia. Para periféricos, ela oferece produtos com ótima construção e durabilidade. Conheça o Mouse Gamer HP RGB, um aparelho compacto perfeito para gamers.

Razer

Considerado um dos melhores mouses para gamers, o Razer Deathadder tem uma forma fantástica para todos os tipos de pegadas e tamanhos de mão. Após vários anos, a Razer nunca alterou seu formato e não há razão para isso. Para a maioria dos jogos e jogadores, o Deathadder Elite é um mouse incrível. Ele tem dois botões de polegar com tamanho generoso e perfeitamente posicionados, além de um ótimo sensor óptico.

Logitech

A Logitech é uma marca suíça fundada em 1981. De acordo com a companhia: “nossos clientes se conectam e interagem com o mundo digital em cada um dos nossos produtos. O design é a parte essencial de tudo o que criamos para oferecer experiências realmente únicas e significativas”. A Logitech tem um grande diferencial para os apaixonados por design. Descubra o mouse Logitech sem fio RC Nano.

OEX

De acordo com a empresa, o foco da OEX está em: “criatividade, design, tecnologia e muita inovação, pensamos no seu estilo de vida e oferecemos sempre o melhor”. O mouse Fire USB Ms304 da OEX é perfeito para quem busca ergonomia, botões laterais extras e ótimo dpi.

Qual o melhor tipo de mouse?

O mouse é, geralmente, o periférico mais utilizado em computadores e notebooks, veja os principais pontos antes de comprar o seu.

Laser ou ótico

O mouse opera rastreando “pontos por polegada” (ou dpi). Um mouse óptico pode rastrear entre 400 e 800 dpi, enquanto um mouse a laser pode geralmente rastrear mais de 2.000 dpi.

Não se engane com um dpi alto. Sua rotina diária normalmente não requer um rastreamento tão preciso, um mouse óptico deve ser a melhor opção (alguns até acham a precisão extra irritante). Os jogadores e designers gráficos, no entanto, muitas vezes preferem a sensibilidade adicional.

Ergonomia

Talvez o aspecto mais crucial de qualquer periférico de computador seja sua facilidade de uso e, quando se trata de mouse, o conforto é um dos principais fatores. A ergonomia no mouse é importante porque ajuda a prevenir lesões por esforço repetitivo.

Se o mouse não for usado por longos períodos, você pode deixar a estética pesar mais em sua decisão. Designers gráficos, jogadores de PC e outros usuários de longo prazo, no entanto, devem ficar com o que é confortável, não o que é bonito.

Botões Programáveis

Todo mundo conhece os botões esquerdo e direito, bem como o scroll no meio. Mas muitos mouses também vêm com botões adicionais que normalmente estão localizados na lateral do dispositivo.

Esses tipos de mouse podem ser programados para funções específicas, como o botão “Voltar” no seu navegador da Internet. Se você trabalha consistentemente nos mesmos programas, eles podem ser bastante úteis e, na maioria dos casos, são fáceis de configurar.

O mouse é uma peça acessória do computador, mas que é fundamental para a praticidade e precisão no trabalho. Essa ferramenta garante mais agilidade e produtividade no o dia a dia. Há vários tipos de mouse para você escolher dependendo das suas demandas. Avalie com cuidado e aproveite as vantagens de comprar um mouse pela internet.

Milhares de pessoas recebem nossa newsletter com dicas valiosas sobre produtividade e produtos para escritório. Cadastre-se agora para participar!

Na loja Port você conta com diversos tipos de mouse. Confira descontos e promoções de frete grátis!

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Atualmente vivemos em um mundo onde a impressão de documentos e fotos se tornou uma demanda recorrente tanto no uso

Vivemos atualmente em um mundo onde a tecnologia faz parte de todos os aspectos de nossas vidas. E é por

Deixe um comentário

Fechar Menu