Canetas de brinde

Por que devo oferecer canetas de brinde?

Tempo de leitura 6 min

Provavelmente, em algum momento você já recebeu canetas de brinde com marcas e informações estampadas nelas. Segundo a revista Exame, por exemplo, as canetas personalizadas são os brindes mais distribuídos em feiras de negócio.

Essa estratégia de presentear os clientes com pequenas lembranças não é recente, porém quase nada supera a ideia de oferecer um mimo extremamente útil como é o caso de canetas. Entre tantas opções, por que será que esse brinde é tão popular entre as empresas? Quais são as vantagens de uma marca investir em canetas de brinde?

Neste post, separamos alguns bons motivos para você escolher canetas como forma de presentear o seu cliente e o que isso pode proporcionar. Confira e se surpreenda!

Por que dar canetas de brinde é sempre uma boa ideia?

Toda marca quer ser lembrada pelos seus clientes. Prestar bons serviços, atendimento de qualidade e produtos confiáveis são coisas básicas e, praticamente, uma obrigação de qualquer organização.

No entanto, para cativar ainda mais a atenção do público e tornar sua empresa uma “top of mind”, é preciso estar mais próximo, ou melhor, junto ao cliente o tempo todo.

Conquistar essa posição não é uma tarefa fácil. Estamos falando de muita dedicação, estratégias e perseverança. Mas, se a ideia é começar esse trabalho por meio da distribuição de brindes, tenha certeza que não há objeto mais simples e útil do que a caneta.

Afinal, qual profissional não gosta de ter uma no bolso? Não é mesmo? Para provar que canetas de brinde são uma excelente ideia para conquistar clientes, confira algumas das vantagens que destacamos abaixo.

Canetas têm sempre utilidade

Mesmo em dias de forte presença tecnológica, em que muita coisa pode ser anotada ou até mesmo assinada via dispositivos móveis (celular, tablet etc.), quem nunca sentiu falta, em algum momento, da velha caneta?

Imagine-se em um banco cheio ou nos Correios, tendo que esperar alguém terminar de usar a caneta para poder passá-la para você assinar o seu envelope. Ou então em algum lugar que precise preencher um formulário ou assinar um documento qualquer.

Não importa a situação: ter uma caneta sobrando na bolsa é sempre muito útil. Por isso, a escolha do brinde precisa ter, de fato, uma utilidade para o seu cliente e, de preferência, que o uso seja constante.

Divulgam sua marca

Distribuir canetas de brinde também é uma ótima forma de divulgar sua marca. A partir do momento em que o cliente recebe o presente de sua empresa, por mais simples que seja, sempre há um interesse maior pela marca. A ideia é que essa pessoa guarde e use, sempre que possível, a caneta nos mais diversos momentos de seu dia.

Dessa forma, sua logo e seu nome estarão sempre às mãos do cliente e, assim que ele precisar de algo que sua empresa possa resolver, a probabilidade de você ser lembrado é grande. Vale muito a pena investir nessa forma de comunicação!

Aumentam a popularidade de seus produtos e serviços

Sempre que um cliente fica feliz com o brinde que ganhou, normalmente, a tendência é de comentar e divulgar com seus amigos e companheiros de trabalho. Esse fato contribui para que outras pessoas passem a conhecer sua marca e suscitem a curiosidade de pesquisar mais a fundo seus produtos e serviços.

Além dessa exibição no ambiente familiar ou profissional, hoje é comum que as pessoas postem seu cotidiano nas redes sociais. Imagine a divulgação que seu cliente pode fazer, de forma voluntária, ao agradecer pelo presente de sua empresa!

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Por isso, é essencial que você capriche na apresentação. No caso das canetas de brinde, serem de um material de qualidade e estarem acompanhadas de um estojo personalizado, por exemplo, é um grande diferencial.

Agradam ao público

Quem não gosta de receber um mimo? Todo cliente se sente importante ao ganhar um presente, por mais simples que seja, e isso é fundamental para iniciar uma relação mais afetiva com sua marca.

Busque distribuir as canetas de brinde como uma forma de agradecimento pelo interesse do cliente em seus produtos e serviços. No entanto, evite usar esse objeto como somente uma forma de divulgação de sua empresa. É preciso ser discreto nas estampas e nas entregas: o ideal é quando há uma percepção de que se trata de um regalo.

Apresentam baixo custo de investimento

Outra grande vantagem de optar por canetas de brinde é o fato de que esse material costuma ser de baixo custo em relação a outros. Isso permite investir em materiais melhores e em outros acessórios que podem acompanhá-lo, como no exemplo anterior.

Além disso, há uma infinidade de modelos disponíveis que são personalizáveis e podem ser confeccionados de acordo com seu orçamento.

Podem ajudar a promover pequenas ações junto à sua marca

Você pode promover algumas pequenas ações em troca das canetas de brindes. Por exemplo, incentivar os participantes de uma convenção a postarem uma determinada hashtag ou compartilhar alguma informação nas redes para ganharem o presente.

Outra ideia interessante é, em uma feira, pedir que as pessoas preencham um pequeno formulário para montar seu banco de dados, podendo ficar com a caneta ao terminarem. É uma boa ideia, não é?

Mas é preciso ter muita cautela. Busque ideias sutis, simples e rápidas e jamais passe uma imagem de chantagem ou desafio. Afinal, isso pode soar de forma negativa.

Promovem o marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento é imprescindível para que qualquer empresa se destaque hoje no mercado. Por outro lado, está cada vez mais concorrido conquistar a atenção dos clientes e o fortalecimento da marca.

Essa tarefa requer muito trabalho, perseverança e estratégias constantes. Mas, se existe uma estratégia essencial para esse fim é a distribuição de brindes.

Quanto mais próximo você consegue chegar do consumidor — de uma maneira saudável e nunca incômoda —, maiores são as chances de cultivar uma relação saudável e de confiança entre as partes.

Essas foram algumas dicas sobre como usar canetas de brinde é uma estratégia infalível para sua marca. Simples, barato e útil, esse pequeno mimo pode ser o primeiro passo para uma aproximação e promoção de sua empresa e de seus produtos. Abrace essa ideia e bons negócios!

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