Cartuchos e Tonners

Refil de toner: o que é e como funciona

setembro 27, 2019
Tempo de leitura 6 min
Cartucho Original HP é na PORTPowered by Rock Convert

As impressoras a laser são o que há de mais novo no mercado, por isso muitas pessoas ainda têm dúvidas quanto ao seu manuseio e manutenção. Algumas questões importantes são: usar refil de toner danifica a impressora? O contato com a tinta em pó faz mal à saúde? É possível usar um refil de toner destinado a uma impressora em outra de marca diferente?

Se você trabalha com uma impressora, faz muitas impressões por dia e não sabe a resposta para os questionamentos feitos acima, então você precisa ler este texto. Uma impressora a laser é uma máquina cara, por isso é preciso fazer de tudo para preservar seu bom estado e reduzir o custo das impressões. Acompanhe as informações que selecionamos aqui e saiba mais sobre o assunto!

Como funcionam as impressoras a laser?

O grande diferencial das impressoras a laser é que elas não usam tinta líquida, mas uma tinta em pó chamada de toner. A tinta líquida e o toner têm a mesma função dentro de uma impressora, mas a forma como a impressão acontece é diferente.

Você deve estar se perguntando como é possível uma tinta em pó colorir um papel tão perfeitamente. Vamos facilitar a explicação para o seu entendimento!

O toner nada mais é do que uma tinta seca que precisa de uma carga elétrica para ser aderida ao papel. A impressora, por meio do laser, carrega eletricamente o toner com carga positiva que, ao entrar em contato com a carga negativa, passa para o papel a imagem ou o texto que foi processado pelo computador. O processo é muito mais complexo do que isso, mas explicando de uma forma simplificada, é assim que uma impressora a laser funciona.

Assim como as impressoras à base de tinta líquida, o toner das máquinas a laser eventualmente chegam ao fim. É nesse momento que surge a maior dúvida de todas: é preciso comprar outro cartucho de toner e trocar o antigo ou é possível apenas encher o cartucho com refil? Atente-se ao próximo tópico para encontrar as respostas para essas perguntas!

Usar refil de toner danifica a impressora?

Não. Essa informação já foi desmistificada há muito tempo. Usar um refil de toner não danifica o seu equipamento e nem compromete a qualidade da impressão. Afinal, o refil nada mais é do que o pó bruto que vem dentro do cartucho da impressora.

Para uma empresa que faz muitas impressões ao dia, usar o refil é a melhor opção para otimizar o custo-benefício da impressora a laser, uma vez que comprar apenas o refil sai bem mais em conta do que comprar o cartucho para impressora a laser inteiro — além, é claro, de ser uma opção mais sustentável.

Vale a pena ressaltar que existem vários toners diferentes. Muitas pessoas acham que toner é tudo a mesma coisa e que todo toner pode ser usado em qualquer impressora. A única característica similar entre os toners é que todos são em pó. Cada fabricante de toner trabalha com componentes diferentes, portanto, cada toner tem as suas propriedades físicas e elétricas.

O que danifica a impressora e prejudica a qualidade das impressões não é o fato de recarregar o tanque do toner, mas usar o refil de uma marca diferente ou incompatível com o modelo da impressora.

Se você usar um toner ideal para uma impressora em outra, com certeza as impressões não vão ter boa qualidade e você ainda corre o risco de contaminar o cilindro da sua impressora e causar danos irreparáveis a ela. Portanto, na hora de comprar um refil, prefira os kits de recarga que sejam compatíveis com a marca e com o modelo da sua impressora.

Comprou Ganhou HP - 20% Kit Recarga de TonerPowered by Rock Convert
Toner Original HP é na PORTPowered by Rock Convert

Entrar em contato com o refil de toner faz mal à saúde?

Antes de se atrever a reabastecer o cartucho da sua impressora com o refil de toner, saiba que essa tinta em pó pode, sim, fazer mal a algumas pessoas. O toner não é tóxico como muitos imaginam, mas esse pó é tão fino e leve que pode entrar pelas vias aéreas. Assim como qualquer corante ou pigmento, o toner pode causar irritação na pele.

Foi pensando no quão inconveniente e difícil é a troca do cartucho de toner que a HP criou a sua mais nova impressora Neverstop Laser, que conta com um tanque de toner. Afinal, o que essa mudança significa?

Os cartuchos das impressoras — a laser ou a tinta — custam mais caro e são mais difíceis de serem trocados, pois o indivíduo precisa abrir a máquina e entrar em contato com a tinta. O tanque de toner da HP Neverstop Laser possibilita que a recarga seja feita de forma mais fácil (pois a impressora não precisa ser aberta) e rápida. Segundo a HP, a recarga é feita em apenas 15 segundos.

Além de todas essas vantagens, o tanque de toner também oferece melhor custo-benefício. Um kit de recarga custa cerca de R$ 59,99 e faz cerca de 2.500 impressões.

Como os kits de recarga da HP Neverstop são da mesma marca da impressora, a qualidade da impressão continua a mesma e a máquina não será danificada devido à recarga.

O único cuidado que você terá é com o descarte dos kits de recarga. O toner é mais prejudicial ao meio ambiente do que à nossa saúde, portanto, certifique-se de descartar o recipiente onde o toner vem nos pontos de coleta.

Quais são os benefícios da impressora a laser?

O uso do toner torna a impressão mais bonita. Ao comparar uma imagem impressa por uma impressora a tinta e outra por uma impressora a laser, é possível distinguir facilmente qual tem a melhor qualidade.

O pó de toner oferece mais qualidade à impressão, por isso é indicado para a confecção de certificados, documentos, diplomas e assim por diante. A imagem fica mais bonita, chapada e espelhada. Até as cores da impressão ficam mais vivas graças ao toner.

É por isso que o refil do toner da sua impressora a laser deve ser escolhido com tanto cuidado. Se você está procurando a melhor forma de otimizar o custo-benefício da sua impressora, então o refil de toner é a melhor opção. Além de ser a forma mais barata de reabastecer a sua impressora, o refil mantém a qualidade da impressão e não altera em nada o desempenho do equipamento.

Vale lembrar que você jamais deve deixar a impressora com o cartucho vazio durante muito tempo, pois isso danifica a máquina. Se você tem dúvidas sobre qual refil de toner é o ideal para a sua impressora, pergunte a um técnico ou ao fornecedor com o qual você pretende comprar.

Esperamos que você tenha entendido mais sobre o assunto e tenha tirado as suas dúvidas em relação ao refil de toner. Se você precisa comprar um refil para a sua impressora, acesse já a nossa loja virtual e confira os nossos produtos!

Cartucho de Plotter Original HP é na PORTPowered by Rock Convert
    Scroll Up