Novo normal: como se preparar para a volta ao escritório? Descubra!

Tempo de leitura 6 min

A pandemia causada pelo novo coronavírus já perdura há mais de um ano. Embora muito progresso tenha sido feito nos últimos meses, como o surgimento de várias vacinas, não podemos dizer que a situação melhorou, principalmente em território brasileiro. Fatos como o aumento do número de mortes por dia e o descobrimento de novas mutações do vírus estão agravando a situação do Brasil em relação à pandemia.

Muitas empresas estão mantendo seus colaboradores em regime home office, mas, infelizmente, nem todo mundo pode trabalhar em casa. Se o escritório onde você trabalha vai voltar, ou já voltou, com o trabalho presencial, então você precisa ler este artigo. A seguir, mostraremos as melhores medidas preventivas para garantir a segurança dos funcionários durante a volta ao escritório.

Quer saber mais? Então acompanhe a leitura!

Torne obrigatório o uso de máscaras durante o expediente

Existem muitos brasileiros que não acreditam na eficácia do uso de máscaras — na verdade, uma grande parcela da população sequer está convencida da gravidade da situação em que nos encontramos. Entretanto, o uso de máscara não pode se tornar optativo, uma vez que uma única pessoa doente é capaz de contaminar todos que trabalham junto com ela.

Além de tornar o uso de máscara obrigatório, também recomendamos que a empresa peça para que os seus colaboradores levem máscaras sobressalentes e façam a troca durante o expediente. Se possível, a empresa deve fornecer máscaras, sejam descartáveis ou de tecido, aos seus colaboradores, para que eles sempre usem peças limpas.

Por fim, é necessário orientar os colaboradores sobre o descarte correto das máscaras. Reforce que o indivíduo deve retirar a máscara pelo elástico, jogá-la no lixo em caso de produtos descartáveis ou guardá-la em um recipiente fechado se for de tecido e, em seguida, higienizar as mãos com álcool em gel. Pode parecer exagero, mas muitas pessoas se contaminam justamente devido ao contato com a máscara.

Promova a volta ao escritório gradativa

O ideal é que a volta ao escritório seja feita aos poucos, tanto para evitar aglomerações quanto para acostumar novamente os colaboradores ao ritmo do trabalho presencial. Outra boa dica é flexibilizar a jornada de trabalho e dividir a equipe em grupos. Durante duas semanas um dos grupos trabalha presencialmente, enquanto o outro permanece home office, e vice-versa.

Essa é uma excelente estratégia para evitar a disseminação do vírus, pois se alguém do primeiro grupo se contamina, apenas as pessoas pertencentes a esse grupo correm o risco de também estarem contaminadas, em vez de toda a empresa. Nesse caso, o grupo que correu o risco de contaminação deve ficar em casa por 15 dias, enquanto os outros colaboradores trabalham presencialmente.

Além das pessoas que apresentam sintomas da doença ou que foram confirmadas com o vírus, os colaboradores que fazem parte do grupo de risco também devem permanecer trabalhando home office.

Plotter HP - Cartucho e ImpressoraPowered by Rock Convert

Prepare o escritório com todos os equipamentos de segurança necessários

A temperatura de todas as pessoas que entram na empresa (sejam colaboradores, fornecedores ou clientes) deve ser medida logo na portaria. Por isso, recomendamos fortemente que o escritório adquira um termômetro infravermelho. Outro cuidado que pode ser tomado logo na entrada é a utilização de tapete sanitizante para que as pessoas possam higienizar os sapatos, ou então a distribuição de propés.

Já dentro do escritório, além de afastar as mesas para respeitar o distanciamento, é preciso equipá-las com vidro de proteção. Se possível, adquira mais ventiladores para melhorar a circulação do ar e não se esqueça de deixar as janelas sempre abertas, mesmo quando o ar- condicionado estiver ligado.

Por último, mas não menos importante, lembre-se de espalhar frascos de álcool em gel em toda a empresa, para que os colaboradores possam higienizar as mãos a todo momento. O uso de luvas não é necessário, apenas os profissionais da saúde precisam desse material. Somente o uso de álcool em gel já é o suficiente para eliminar todo e qualquer vírus das nossas mãos.

Providencie a limpeza regular do escritório

Atualmente, o ideal é que todas as salas sejam higienizadas após o uso. Por exemplo, se a sala de reuniões foi utilizada, o ideal é que a equipe de limpeza promova a higienização do local antes que ele seja usado novamente. Os ambientes de uso coletivo, como banheiro e refeitório, são os que necessitam de maior atenção.

Existem empresas que oferecem serviços de limpeza especializados no combate à Covid-19. Se a sua equipe atual não é capaz de promover a limpeza do escritório todos os dias, aconselhamos que você contrate mais funcionários. Veja essa atitude como um investimento, e não como um gasto. Afinal, quanto mais colaboradores adoecerem, maior será o impacto na produção da sua empresa.

Promova a conscientização dos seus colaboradores

De nada adianta providenciar todos os equipamentos e tomar todas as medidas de segurança necessárias se os seus funcionários não estão dispostos a colaborar. Como dissemos acima, ainda existem pessoas que desdenham da seriedade da pandemia, por isso, é necessário que as empresas promovam a conscientização por meio de palestras com profissionais da área da saúde.

Se os colaboradores entenderem que, para tratar esse problema coletivo, cada indivíduo deve fazer a sua parte, tenha certeza de que os riscos de contaminação diminuirão consideravelmente. Converse com a sua equipe sobre a importância de respeitar o distanciamento social e não compartilhar objetos com o colega de trabalho. Em um escritório, é muito comum ver uma pessoa usando a caneta da outra por estar mais perto. Portanto, diga que esse tipo de conduta está proibida e explique os motivos.

Pode parecer impossível manter um escritório cheio de colaboradores livre do coronavírus, no entanto, se todas as medidas citadas acima forem seguidas criteriosamente, temos certeza de que toda a sua equipe estará protegida. Promova um ambiente seguro para que os seus colaboradores desejem a volta ao escritório, afinal, muitas pessoas estão inseguras e com medo dessa doença. A melhor forma de acalmar os ânimos e tranquilizar os colaboradores é mostrando que todos os cuidados estão sendo tomados.

Gostou deste artigo? Qual é a sua opinião sobre a retomada do trabalho presencial? Deixe seu comentário logo abaixo!

Na PORT tem Cartucho Original HP XL com Frete GrátisPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up