Escritório compartilhado: como escolher os itens adequados?

Tempo de leitura 5 min
Cartucho de Plotter Original HP é na PORTPowered by Rock Convert

A tendência de escritório compartilhado, também conhecido como coworking, vem aumentada em todo mundo e inclusive no Brasil. Por causa do aumento da quantidade de microempreendedores, empreendedores e profissionais que trabalham remotamente, desse modo, esse modelo de escritório colaborativo vem ganhando espaço no mercado.

Dessa maneira, os motivos que atraem os profissionais são variados, entre eles a facilidade, o custo-benefício de um coworking e a chance de trabalhar em um local que ajude na criatividade – além da produtividade ou, mesmo, da chance de troca de experiência com outros profissionais da área.

Então, continue a leitura e saiba como ter uma boa relação em escritório compartilhado e como escolher os itens adequados!

Como promover e manter uma boa convivência nos escritórios compartilhados?

Cada ambiente tem um perfil, uma dinâmica de trabalho distinto. Por exemplo, pode ocorrer de um engenheiro não se adequar tão facilmente em um local cheio de outros profissionais. Nesse sentido, confira como manter uma boa convivência!

Não fale alto ao telefone

Essa é uma das reclamações mais recorrentes nos ambiente compartilhados. Visto que a utilização de telefone pode atrapalhar os outros especialistas. Desse modo, é importante saber controlar o volume da voz e, claro, evitar escutar a ligação no viva-voz.

Logo, é necessário utilizar locais destinados para reuniões ou ligações. Se o escritório compartilhado não tiver essa alternativa, aproveite para tomar um café na cozinha enquanto atende ao telefone resolvendo aqueles desafios intermináveis. Afinal, ninguém deve ficar escutando todo seu diálogo com o cliente.

Não seja folgado

Não é porque você paga um lugar para trabalhar que deve ser folgado. É essencial saber respeitar os ambientes coletivos, bem como a mesa do seu vizinho.

Além do mais, saiba o que e como se alimentar nesse ambiente. Comer uma fruta é algo tranquilo, mas uma macarronada pode não ser muito favorável. E evite fazer refeições na sala que você realiza seu trabalho – use cozinha ou copa para se alimentar.

Limpe sua sujeira

Muitos escritórios compartilhados têm um colaborador para realizar o serviço de limpeza, mas se lembre de que ele não é seu empregado. Não custa nada você lavar sua caneca de café – sempre lave, seque e guarde.

Além do mais, não deixe sua louça suja de um dia para outro, já que formigas adoram ficar em lugares que apresentam alimentos, principalmente, açúcar.

Quais são os itens adequados para um escritório compartilhado?

Existem diversos pontos que precisam ser avaliados antes de selecionar um escritório ideal para seu negócio. Conheça os principais!

Cartucho Original HP XL é na PORTPowered by Rock Convert

Segurança e localização

Um dos maiores benefícios defendidos por quem gosta de trabalho autônomo é a oportunidade de efetuar as obrigações de qualquer localização. Essa ideia também pode ser inserida nos escritórios compartilhados.

Quem precisa visitar cliente a trabalho deve procurar locais que permitam o deslocamento rápido até eles. Assim, o colaborador remoto tem a oportunidade de selecionar um local mais perto de casa. Independentemente do motivo, é muito bom ficar atento à segurança da região. Nesse caso, é recomendado andar pelo bairro antes de tomar qualquer decisão, principalmente se ele estiver em uma área da cidade que não conhece.

Além do mais, é essencial a segurança dentro do escritório compartilhado. Quase todos que trabalham ali levam computadores e smartphones de casa, o que exige um eficiente sistema de monitoramento com câmeras para evitar contratempos maiores no futuro.

Comunicação e conectividade

Uma das piores situações é cair a internet no momento de enviar um e-mail urgente. Dessa forma, é primordial garantir uma excelente conexão wi-fi dentro do coworking, já que serão muito aparelhos conectados a uma rede.

É indicado certificar se o ambiente faz uso de um dispositivo que distribui a rede entre os notebooks e celulares para proporcionarem a todos um bom acesso à internet. Nesse momento, não deixe de verificar a internet em todos os pontos possíveis. E lembre-se de levar em consideração sua rotina de tarefas e solicite uma conexão adequada para suas obrigações.

Energia para todos

Outro aspectos que pode ser motivo de preocupação é o acesso fácil à rede elétrica. Nenhum profissional deseja perder um documento importante só porque a bateria do computador acabou antes de ser salvo e enviado. Nesse contexto, ele precisa certificar a quantidade de tomadas presentes no escritório e o acesso a equipamentos que podem proteger seus aparelhos eletrônicos.

Assim, é válido frisar que os protetores eletrônicos são capazes de aumentar a quantidade de aparelhos que podem ficar conectados e proporcionar mais segurança contra uma elevada carga na rede ou surtos de tensão. Para os smartphones, uma ótima escolha são os carregadores USB, que ocupam um pequeno espaço e mantêm os celulares sempre carregados.

Salas de reunião

Seja com um colega de trabalho, seja com um cliente, a necessidade de realizar reuniões estratégicas faz parte do dia a dia de muita gente. E isso não seria diferente em um local compartilhado. Mas as salas de reunião precisam de alguns diferenciais para que as tarefas sejam realizadas corretamente.

Um acessório capaz de proporcionar mais segurança no ambiente, para todos os envolvidos, é a presença de uma fechadura digital. Há vários modelos no mercado, permitindo a escolha da melhor opção, com o uso de senhas numéricas ou tags de acesso. Também é possível criar senhas diferentes para contemplar os profissionais que fazem uso do local.

Nas salas de reunião, a presença de equipamentos para audioconferência ajuda a vida dos profissionais que trabalham em cidades diferentes ou de grupos que precisam juntar-se com clientes a distância. Eles são ótimas opções, pois permitem que todos consigam escutar e falar o que os outros têm a dizer, diminuindo gastos com trocas de mensagens online.

Portanto, todos esses itens devem ser considerados no momento de escolher seu escritório compartilhado, pois eles vão ajudar em uma boa convivência com os outros profissionais e poderão contribuir na efetivação de suas tarefas. Então, seguir os pontos mencionados é muito interessante para ter um ambiente de trabalho confortável e seguro para todos os profissionais que efetuam algum trabalho em escritório compartilhado.

Gostou no nosso post? Então, aproveite para seguir nossas redes sociais: estamos no Instagram, Facebook e Linkedin!

PORT, distribuidor oficial ChamexPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up