Descubra como definir metas do escritório de arquitetura para 2020

Tempo de leitura 6 min
Cartucho de Plotter Original HP é na PORTPowered by Rock Convert

Ter um bom planejamento consiste no primeiro passo para atingir os objetivos de um escritório de arquitetura. Nesse sentido é preciso saber como definir metas, a fim de identificar as melhores estratégias e alinhar interesses, expectativas e recursos do negócio. 

Apesar de fazer parte da rotina de trabalho, a criação de um plano de metas pode gerar bastante confusão e prejuízo, pois impacta diretamente no desempenho do escritório ao longo do ano. Muitas vezes os gestores e líderes não têm a orientação adequada, o que ocasiona erros antes mesmo do início do processo.

Pensando nisso, elaboramos este post para que você aprenda a estipular as metas do escritório de arquitetura para o próximo ano, consequentemente otimizando o planejamento e incrementando as chances de cumprir tudo que foi proposto. Boa leitura!

Saiba onde a empresa pode chegar

O primeiro passo para saber como definir metas é entender aonde a empresa pretende chegar, ou seja, o que ela almeja a longo prazo. Isso pode parecer ilusório ou exagerado, mas é importante para traçar objetivos e direcionar esforços.

Constatar as pequenas evoluções que o escritório de arquitetura alcançou com o passar do tempo e avaliar o que ainda precisa melhorar para atingir os propósitos estabelecidos consistem em outras práticas de relevância.

Por isso, gaste um tempo para pensar e questionar a respeito das expectativas futuras. Aspectos como faturamento esperado, público que se pretende alcançar, demanda de projetos prevista e contexto do negócio nos próximos anos devem ser bem observadas.

Desenvolva um cronograma

Elaborar um cronograma é essencial para alinhavar metas e acompanhar o andamento dos projetos em um escritório de arquitetura. Apesar de parecer um recurso ultrapassado, trata-se de algo bastante utilizado para demonstrar de forma clara e objetiva a sequência das tarefas do negócio.

Com isso é possível estimar o tempo de cada meta traçada, acompanhar seu desempenho, distribuir recursos e estratégias de modo eficiente e ainda otimizar os resultados.

Há várias maneiras de desenvolver o cronograma: pode ser em um calendário convencional, fixado em um local bem visível, ou por meio de ferramentas mais avançadas, capazes de permitir maior controle das atividades em geral.

Além disso, é necessário tomar uma série de cuidados na hora de desenvolvê-lo para que seja realmente efetivo e condizente com a realidade da equipe. O estabelecimento de prioridades de gestão do escritório de arquitetura e a consideração de projetos desenvolvidos simultaneamente são bons exemplos.

Também vale a pena analisar quais tarefas dependem umas das outras para serem iniciadas ou concluídas.

Adote estratégias

Depois de traçar uma visão sistêmica de todas as metas, prazos e objetivos, fica bem mais fácil identificar e adotar as melhores metodologias para cumprir o planejamento.

O projeto estratégico é crucial para a eficiência do projeto. Isso porque ele direciona os recursos de forma mais inteligente, potencializa o tempo e os rendimentos do negócio, evita investimentos ruins, aumenta a produtividade da equipe e otimiza a gestão do escritório de arquitetura.

Crie planos de ação

A partir das metas, prazos e estratégias estabelecidas, cria-se então planos de ação para que tudo aconteça de acordo com o plano, ou o mais próximo possível do que foi estabelecido. Trata-se de uma série de medidas para que os resultados pretendidos sejam alcançados de forma satisfatória.

Cartucho Original HP XL é na PORTPowered by Rock Convert

Após criar os planos de ação é preciso avaliar a viabilidade de cada medida, ajustar os pontos e adequá-los à realidade do escritório de arquitetura.

Feito isso, chega a hora de envolver toda a equipe e conscientizar os membros a respeito das metas e do que deve ser feito para atingi-las. Cada integrante do time é primordial para direcionar a organização rumo ao caminho que ela almeja trilhar, tomando ações planejadas e em conjunto.

Envolva a equipe

Englobar todos os membros da equipe é muito importante para que todo o processo, desde a etapa em que se traça as metas até o momento de cumpri-las, seja eficiente e entregue os resultados esperados.

Cada colaborador precisa participar corretamente para que se delimite objetivos reais e com boas chances de sucesso, sempre em conformidade com a realidade dos funcionários do escritório.

Afinal de contas, eles figuram como grandes responsáveis pelo planejamento e pela execução dos projetos. São as melhores pessoas para estabelecer os prazos, indicar as estratégias adequadas e dar sugestões de melhorias, pois colocam a mão na massa, executam as atividades e conhecem a realidade do dia a dia do negócio.

Defina metas que possam ser cumpridas

É importante definir metas exequíveis e dentro da realidade do escritório de arquitetura. Caso contrário, toda equipe se sentirá frustrada por não atingir os resultados esperados, ficando cada vez mais desanimada e desmotivada.

Além disso, não é viável investir tempo e recursos em objetivos muito destoados do contexto atual do negócio.

Portanto é importante envolver todos os colaboradores, entender suas rotinas e atividades desenvolvidas e o prazo necessário para a execução de cada tarefa. A partir daí, traça-se metas próximas capazes de realmente entregar resultados para o negócio. 

Escolha as ferramentas certas

Para otimizar todo o processo, deve-se escolher as ferramentas certas. Há várias opções disponíveis, que atendem a diferentes necessidades, dando foco ao que é mais relevante para o escritório de arquitetura.

Por exemplo, se o negócio está defasado no acompanhamento das metas, existe a técnica do ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act), que auxilia na definição de ações corretivas e monitoramento dos resultados.

Também há recursos para qualificar a comunicação e a visualização dos processos, por meio de mapas estratégicos ou dashboard de indicadores. O importante é entender qual o foco do escritório de arquitetura e analisar os melhores mecanismos para traçar as metas e acompanhar os resultados.

Agora que você sabe como definir metas para escritório de arquitetura, não perca mais tempo e coloque em prática as nossas dicas para o ano de 2020!

Seu negócio pode ganhar diversos benefícios com um bom planejamento, como vantagem competitiva, excelência nos resultados e equipe engajada. Vale ressaltar que é muito importante revisar constantemente as metas e adequá-las à realidade.

E aí, gostou do conteúdo? Então aproveite que está nos visitando e saiba como montar um escritório de arquitetura!

PORT, distribuidor oficial ChamexPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up