Escolar

Como fazer as crianças acordarem cedo sem drama

setembro 12, 2019
Tempo de leitura 5 min
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Se acordar cedo não é uma tarefa fácil para os adultos, imagine para os pequenos! Levantar de manhã para ir à escola é um processo complexo para as crianças, já que elas precisam de mais horas de sono para se desenvolverem bem e terem energia durante o dia.

De acordo com a The American Academy of Pediatrics (AAP), as crianças em idade pré-escolar (3 a 5 anos) precisam dormir entre 10 e 13 horas, enquanto aquelas em idade escolar (6 a 12 anos) necessitam de 9 a 12 horas de sono. A fim de que o seu filho consiga acordar cedo para estudar e tenha qualidade no descanso, é importante que você fique atento a algumas orientações. Confira!

Crie uma rotina de sono

A primeira dica é tornar a tarefa de acordar cedo uma rotina, ou seja, é preciso que você defina o horário que o seu filho precisará se deitar e levantar todos os dias pela manhã. Isso vale não só para os pequenos que estudam em período matutino, mas também para aqueles que somente tem esse compromisso à tarde.

À medida que o seu filho criar o hábito de dormir no mesmo horário todos os dias, o relógio biológico dele começará a se ajustar a essa rotina. Assim, acordar pela manhã se tornará algo natural.

Então, converse com a criança e ensine sobre esse compromisso de ir para a cama no mesmo horário. Contudo, é importante que você também tenha bons hábitos, pois a rotina do seu filho é reflexo da sua.

Garanta que ele tenha qualidade de sono

Para acordar bem é preciso dormir bem, e não estamos falando somente de horas corridas, mas de qualidade de sono. Então, mais valem 10 horas bem-dormidas do que 13 mal descansadas. Para isso, é recomendado evitar alguns hábitos prejudiciais horas antes de ir para cama, como assistir televisão e utilizar aparelhos eletrônicos de qualquer tipo (celulares, tablets, jogos etc).

O tipo de luz e os estímulos emitidos por esses aparelhos diminuem a produção de melatonina (hormônio do sono), fazendo com que a criança durma mais tarde, não consiga acordar cedo e ainda sinta sonolência durante o dia.

O ideal é que o seu filho desenvolva o costume de ler livros ou folhear exemplares com figurinhas caso ele ainda não saiba ler. Também é interessante colocar músicas mais calmas no quarto para que ele consiga dormir mais rápido e melhor.

Outra dica é não deixar que ele coma, principalmente alimentos pesados, muito perto do horário de dormir. Quando o nosso estômago está cheio, o organismo fica em estado de alerta, pois produzirá adrenalina e outros hormônios que estimulam a digestão. Isso acaba prejudicando o sono.

Acorde-o com um tempo de folga

Acordar muito rápido para já ir levantando e arrumando o seu filho pode causar um pouco de estresse e até mesmo confusão no pequeno, pois ele precisa de um tempo para despertar com calma.

Então, faça esse processo aos poucos, acordando o pequeno um pouco antes do horário de sair (cerca de 20 minutos já é o ideal), para que ele possa tomar banho tranquilo e se alimentar bem, sem correria.

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Além de levantar alguns minutinhos antes do horário, é importante que o processo de acordar cedo seja feito de maneira confortável. Sendo assim, evite chegar no quarto do seu filho de repente e simplesmente acender a luz ou acordá-lo.

Entre com calma, abra as cortinas e janelas de maneira tranquila, deixe a porta aberta por alguns minutos e o acorde com muito carinho. Assim, você perceberá que ele começará a levantar mais tranquilo e disposto, pois será algo natural.

Já para as crianças que estudam no período da tarde, procure criar uma rotina de horários também. Mesmo que o pequeno não precise acordar para estar no colégio às 7 horas, programe atividades, como esportes, o dever de casa ou brincadeiras.

Acorde antes para ajeitar o que for preciso

Para facilitar tanto a rotina das crianças que precisam acordar cedo quanto a sua, o indicado é que os pais levantem um pouco antes para deixar tudo organizado para o filho, como os itens necessários para o banho, o café da manhã e o lanche que será levado para a escola.

Outra vantagem desse hábito é que, além de ajeitar as coisas do pequeno, você também terá mais tempo para organizar as suas coisas de trabalho e um horário flexível para acordá-lo de maneira adequada e calma.

Para auxiliar nisso e evitar que a sua manhã seja atribulada, o ideal é já deixar a mochila da criança pronta na noite anterior, assim, você não corre o risco de esquecer nada e nem precisa se arrumar em cima da hora.

Não caia na história de “só mais cinco minutinhos”

A função soneca do despertador ou os cinco minutinhos a mais na cama dificultam o processo de acordar cedo e podem prejudicar todo o desempenho durante o dia.

De acordo com algumas pesquisas, não levantar quando o despertador toca e continuar deitado, mesmo que por pouco tempo, confunde o seu cérebro, que começa a reiniciar o processo de sono e descanso. O resultado é que adultos e crianças passam a se sentir sonolentos, cansados durante todo o dia e sem a sensação de revitalização.

Por mais que o coração aperte, não deixe que o seu filho volte a dormir, peça para que ele se levante assim que o despertador tocar ou que você o acorde. Daí se faz importante a qualidade do sono, pois normalmente essa “sonequinha” é necessária quando o descanso não foi completo, apesar de muitas vezes ser somente preguiça.

Acordar cedo pode se tornar um processo menos penoso quando criamos hábitos saudáveis durante o dia e momentos antes de deitar. O mesmo vale para o seu filho, que precisa desenvolver essa rotina quanto antes. Assim, ele não sofrerá tanto com o despertador e acordará de maneira natural, inclusive quando chegar na fase da adolescência e na fase adulta.

Essas dicas são valiosas, não é mesmo? Ajude outros pais a acordarem os filhos cedo! Para isso, basta compartilhar este post nas suas redes sociais!

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