Saiba como escolher uma impressora para a sua empresa

Sabe aquelas vezes que, em pleno trabalho, você manda um documento para a impressão e nada… nenhum sinal do papel sair! Volta para o computador e na barra de tarefas aparece o ícone da impressora dizendo que ela ainda está aguardando. Calma! Não é motivo para ficar nervoso. Essa pode ser a oportunidade de, finalmente, renovar alguns equipamentos eletrônicos de sua empresa e, neste post, especificamente, vamos mostrar como escolher impressora e, com isso, ajudar a agilizar suas tarefas.

Em meio a tantos avanços tecnológicos, comprar o aparelho ideal pode não ser tão fácil como parece. Mas se você conferir todas as dicas até o final, vai tirar essa tarefa de letra e conseguir optar pelo o que mais se encaixa na sua necessidade. Vamos lá?

Os primeiros passos para escolher uma impressora

Antes de tudo, é preciso entender o que, de fato, sua equipe precisa. Você pode distribuir diferentes tipos de impressoras pela empresa, de acordo com as demandas. Uma matricial, por exemplo, pode ser muito mais útil e ágil para o setor de Faturamento do que para outro setor que tenha uma necessidade menor de impressões. Por outro lado, uma única multifuncional para um escritório menor, que além de imprimir, precisa de fax, scanner, copiadora e outras funções, pode ser uma boa escolha.

Tudo isso é preciso ser levado em consideração. Entre a infinidade de modelos disponíveis, você vai se deparar com equipamentos a jato, a laser, com multifunções, colorida, preto e branco, entre outras características. Mais abaixo, vamos detalhar um pouco mais cada um para facilitar sua escolha. Confira!

Os melhores tipos de impressora para empresas

Impressoras a jatos de tinta

Esses modelos podem atender perfeitamente a demanda de trabalho de uma empresa de pequeno porte, desde que seu uso esteja de acordo com suas capacidades. São mais indicados para quantidades menores de impressão. Seus cartuchos costumam ser bem mais em conta do que os toners de um equipamento a laser, por exemplo. No entanto, a qualidade da impressão pode ser menor.

Para um escritório pequeno ou trabalhos home office, esse tipo de impressora pode ser o suficiente. O modelo EcoTank L120 da Epson, por exemplo, é compacto, não necessita de cartuchos (apenas é preciso abastecer o tanque com refil de tinta) e apresenta uma economia extraordinária a cada impressão. Já a EcoTank L575 é uma multifuncional robusta e muito completa. Ambas são apenas exemplos de equipamentos a jato de tinta que podem suprir diferentes tipos de necessidades.

Impressoras a laser

Entre as dicas de como escolher impressora, os equipamentos a laser são indicados para empresas que precisam imprimir um volume maior de documentos durante o mês. Os acessórios podem apresentar valores um pouco mais elevados. Por outro lado, a secagem e a fixação do toner é imediata. A velocidade de impressão também costuma ser superior e isso pode ser uma vantagem para aumentar a produtividade das equipes.

Os preços também podem variar de acordo com os modelos e suas funcionalidades. É imprescindível optar por marcas reconhecidas, como LexmarkSamsung e HP.

Impressoras de cera térmica

Esse tipo de impressora apresenta uma qualidade de cores incomparável. Por isso, é indicado para a impressão de promocionais, como folders, banners, prospectos e apresentações. Se a ideia é focar apenas em documentos do dia a dia, sem imagens, como memorandos, cartas, notas fiscais e outros, o ideal é optar por equipamentos mais comuns, como os citados nos tópicos anteriores.

Outros pontos importantes na hora de escolher uma impressora

Agora que você sabe as diferenças entre os tipos de impressora e quais os perfis mais indicados para cada caso, é preciso levar em consideração outros pontos importantes, que são essenciais para garantir a qualidade do funcionamento desses equipamentos. A seguir, separamos algumas dicas a serem seguidas. Saiba mais!

Opte pelas melhores marcas de impressoras

Não se deixe levar apenas pelos preços mais econômicos. É aquela velha história: o barato pode sair caro. Provavelmente, você vai encontrar uma infinidade de marcas e modelos no mercado, mas será que todos valem a pena?

Marcas reconhecidas e especializadas na produção desses equipamentos são sempre as melhores opções. Lembre-se de que esses aparelhos precisam ser operados com frequência e por diversas pessoas. Por isso, é essencial ter garantia de qualidade e durabilidade. Algumas marcas famosas são: HP, Brother, Epson, Lexmark e Samsung. Não hesite em consultar um especialista e sanar todas as dúvidas necessárias na hora da compra.

Verifique a compatibilidade das impressoras

É imprescindível consultar os profissionais de tecnologia de sua empresa para que eles confirmem a compatibilidade dos equipamentos com o sistema operacional utilizado. Normalmente, os aparelhos mais modernos são compatíveis com qualquer computador, mas não custa nada verificar antes e evitar maiores dificuldades na hora de configurar, não é mesmo?

Confira as conexões da impressora

Outra dica de como escolher impressora é verificar os tipos de conexões que ela tem. Ou seja, se pode ser ligada via Wi-Fi ou se precisa de um cabo USB. Sem dúvidas, quando existe a possibilidade da primeira opção, a instalação se torna muito mais fácil e ampla. Afinal, esse recurso permite conectividade com outros dispositivos, como tablets, celulares e notebooks, o que torna tudo muito mais prático!

Escolha uma loja de confiança para comprar sua impressora

Por último, é essencial optar por uma loja idônea e com profissionais qualificados na hora de escolher seu aparelho. A PORT é uma referência nacional na distribuição de equipamentos de informática, entre eles, impressoras das mais variadas marcas nacionais e importadas.

A empresa ainda conta com preços competitivos, facilidades de pagamento (parcelamentos em até 10 vezes sem juros), atendimento diferenciado, segurança na compra, entregas em todo o território brasileiro e uma política de trocas e devoluções.

Essas foram algumas dicas de como escolher impressora, seja para seu escritório, seja para seu trabalho home office. Conte sempre com os melhores equipamentos para obter bons resultados nas suas tarefas do dia a dia.

Quer o melhor fornecedor para sua empresa? No site da PORT, você encontra os melhores materiais de escritório, informática e papelaria. Entre e confira!

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Atualmente vivemos em um mundo onde a impressão de documentos e fotos se tornou uma demanda recorrente tanto no uso

Vivemos atualmente em um mundo onde a tecnologia faz parte de todos os aspectos de nossas vidas. E é por

Deixe um comentário

Fechar Menu