Saiba como organizar armário com essas 6 dicas incríveis!

Com tantos livros e programas sobre organização, parece que arrumação é um caminho cheio de regras, o que acaba desestimulando o hábito. Mas e a prática? Como organizar armário, ou melhor, os armários de casa? Ou ainda, por que manter tudo em ordem?

Primeiramente, saber onde encontrar cada item quando se precisa dele é uma otimização de tempo. Além disso, a organização da casa e dos objetos contribui significativamente para a organização mental. E quando tudo está em ordem, você consegue manter a produtividade, porque o foco pode concentrar-se naquilo que é mais importante.

Para dar o empurrão inicial e estimular o seu lado organizado, selecionamos 6 dicas infalíveis para você utilizar na arrumação dos armários de casa. Vamos lá?

Como organizar armário: 6 dicas incríveis

No momento de colocar ordem nos armários, simplicidade é a palavra-chave. De nada adianta pensar em soluções mirabolantes que serão abandonadas pouco tempo depois. A ideia da organização é a de diminuir e não aumentar o trabalho.

É por isso que as dicas a seguir são bem-práticas e fáceis de serem adotadas durante a organização de qualquer tipo de armário, seja ele de roupas, documentos ou utensílios e alimentos. Continue a leitura e conheça nossas sugestões!

1. Organize um armário por vez

Um belo dia, você decide arrumar os armários. De repente, depois de colocar tudo para fora, a animação vai embora, o cansaço aumenta, e você acaba devolvendo tudo ao lugar de origem, piorando a bagunça. Quem ainda não viveu essa situação, certamente conhece alguém que já passou por isso.

O segredo para organizar e manter essa organização em dia é paciência. Não adianta querer resolver em um único dia a desordem de anos. Seja na cozinha, no quarto ou no escritório, priorize um armário por vez, para facilitar seu trabalho. E se ele for muito grande, separe a tarefa por partes.

2. Faça uma triagem dos objetos guardados

Um dos maiores responsáveis pela desorganização dos armários é o excesso de itens que você não precisa e que estão ocupando um espaço precioso.

Na cozinha, isso significa desperdício. Produtos podem perder a validade porque estão escondidos em meio à confusão. Ou você pode acabar comprando sem precisar um produto para a reposição de um item que também está perdido no armário.

Olhe com cuidado utensílios, alimentos, roupas ou documentos que estão guardados nos armários e faça uma seleção desses itens. Você pode separá-los em pilhas que representam:

  • itens para guardar;
  • itens para doar ou vender;
  • itens para jogar fora;

Na cozinha, a triagem pode ser feita com os alimentos e, também, com os utensílios. Não se esqueça, também, de conferir a validade dos produtos. No caso das roupas, veja aquelas que não servem mais ou precisam de ajuste e estão encostadas no armário. No escritório, separe aqueles papéis que não precisam ser armazenados e aqueles que podem ser digitalizados.

A sugestão de doação pode ser substituída por uma venda, se preferir. Você pode criar uma venda de garagem para oferecer os itens de cozinha ou organizar um brechó para negociar as roupas. E na hora de colocar os objetos no lixo, não deixe de separá-los para a coleta seletiva.

3. Planeje a disposição dos objetos

Feita a seleção dos itens que serão armazenados, é hora de pensar na melhor disposição dos objetos nos armários. O mais importante é pensar que as roupas, os alimentos ou os objetos utilizados com maior frequência precisam ficar em uma parte mais acessível do armário.

No guarda-roupa, por exemplo, as roupas de inverno podem ir para o alto do armário durante o verão, e vice-versa. Na cozinha, aquela travessa para a rabanada de Natal também não deve ocupar o espaço da chaleira de todas as manhãs.

O segundo passo é setorizar o armário, agrupando itens semelhantes em um único lugar. Na hora de organizar documentos, reúna todos os contratos e, na cozinha, agrupe todos os temperos. Já no armário de roupas, você pode fazer uma setorização por cores ou tipo de peças.

4. Utilize caixas e divisórias para otimizar o espaço 

As caixas organizadoras e as divisórias ajudam a acomodar os itens de forma ordenada. Se você preferir, também pode utilizar nichos nos armários que não possuem nenhuma área de armazenamento setorizada. Incluir prateleiras também é uma alternativa para otimizar a área útil de um armário.

Na cozinha, os suportes aramados ajudam a aumentar o espaço de armazenamento de pratos ou potes plásticos, e os ganchos para pendurar xícaras também são aliados da organização.

Sabe aqueles documentos que você agrupou antes? É possível armazená-los em uma pasta arquivo. Não se esqueça de colocar etiquetas de identificação para facilitar o acesso aos itens. O mesmo vale para os produtos acomodados em potes e caixas.

Para as roupas, as divisórias podem facilitar a organização de peças íntimas. E, em vez de pendurar uma camisa em cada cabide, invista nos organizadores de cabide, que podem acomodar até cinco peças de vestuário, ocupando menos espaço em seu armário.

5. Utilize as portas como espaço de armazenamento

Se, mesmo depois do uso de caixas organizadoras, o espaço de armazenamento for insuficiente, é possível utilizar a parte interna das portas do armário para guardar objetos. 

Um porta-bijuterias ou uma sapateira pode resolver o problema dos acessórios, enquanto uma prateleira na porta do armário da cozinha pode ser o espaço ideal para guardar os temperos. Esse mesmo tipo de prateleira pode ser colocado no armário do escritório para guardar canetas e clipes, por exemplo.

6. Escolha uma data para verificar a organização

Com a correria do dia a dia, pode ser que o armário acabe ficando um pouco desorganizado. Antes que isso leve para a bagunça total, o recomendado é fazer uma vistoria nas áreas de armazenamento para verificar se está tudo em ordem, se é possível desfazer de algum item, ou mesmo a necessidade de comprar mais organizadores.

Na Port, você encontra uma grande variedade de produtos para escritório, papelaria e itens de organização. E a boa notícia é que as compras podem ser feitas de casa, direto do site.

Com um pouco de paciência e planejamento, você otimizará os espaços de armazenamento nos armários de sua casa e seu escritório. Saber como organizar armário com essas dicas simples ajudará você na organização da vida prática, impactando direta e positivamente a sua qualidade de vida. Então mãos à obra!

Mas antes, entre em contato conosco e encontre os itens de organização para otimizar o espaço de armazenamento nos seus armários!

Na loja Port você conta com diversos produtos de informática, papelaria, material escolar e muito mais. Confira descontos e promoções de frete grátis.

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Atualmente vivemos em um mundo onde a impressão de documentos e fotos se tornou uma demanda recorrente tanto no uso

Vivemos atualmente em um mundo onde a tecnologia faz parte de todos os aspectos de nossas vidas. E é por

Deixe um comentário

Fechar Menu