Como avaliar a conectividade do notebook na hora da compra?

Ao comprar um computador desktop ou um notebook novo, a maioria das pessoas se atenta a informações como processador, capacidade da memória RAM e do HD, qualidade da placa de vídeo, entre outras. No entanto, poucas consideram as opções de conectividade de cada máquina. Afinal, você sabe qual é a capacidade de conectividade do seu notebook?

A seguir, falaremos mais sobre os tipos de conectividade de notebook e explicaremos termos como wireless, Bluetooth, HDMI e USB. Quer saber o que cada um desses termos significa? Então, acompanhe a leitura!

NotebookUltra Core I3 14.1
Caderno Ultra

Notebook Ultra Core I3 14.1″ 4GB RAM/240GB SSD Linux Prata UB434

9.7

Produto original

Para quem procura estar em sintonia em termos de tecnologia.

Notebook Ultra Celeron UB232 14.1
Caderno Ultra

Notebook Ultra Celeron UB232 14.1″ 4GB RAM/500GB HD Win 11 Home Preto Ub232

9.1

Produto original

Ideal para tarefas do dia a dia e navegação na internet.

Design leve e fino

NotebookUltra Core I5 ​​5257U 14.1
Caderno Ultra

Notebook Ultra Core I5 ​​5257U 14.1″ 8GB RAM/1TB HD Win 10 Prata UB531

8.8

Produto original

Desempenho notável
 
Ideal para tarefas do dia a dia e navegação na internet
 
Pasta Executiva Para Notebook Sestini Active III Preta
Elegância e Estilo

Pasta Executiva Para Notebook Sestini Active III Preta

8.6

Produto original

Material resistente

Possui compartimento para o laptop, proporcionando maior praticidade e segurança

Suporte Para Notebook Armor Slim GS-6212 GShield
Suporte Para Notebook GShield

Suporte Para Notebook Armor Slim GS-6212 GShield

8.2

Produto original

Material resistente: liga de alumínio

Muito prático e permite total mobilidade

Conexão wireless

Traduzindo de forma literal para o português, o termo “wireless” significa conexão sem fio. Portanto, o termo é usado para caracterizar qualquer tipo de transferência de dados que não envolva fios ou cabos. Esse tipo de conexão pode ser usado em controles remotos de televisões, sinais de rádio e, até mesmo, transmissão de internet Wi-Fi.

O termo ganhou popularidade devido ao aumento do uso de celulares, computadores e outros dispositivos móveis. Hoje em dia, é possível conectar o notebook à impressora, os controles de videogame aos consoles e o smartphone ao fone de ouvido — tudo isso sem o uso de cabos conectores. A maioria dos computadores vêm equipada com conexão wireless, tanto para se conectar à internet quando para sincronizar com outros dispositivos, como periféricos.

Bluetooth

O Bluetooth é uma tecnologia de comunicação entre aparelhos que foi desenvolvida pela empresa Ericsson, em 1994. Trata-se de um tipo de conexão wireless que permite a troca de dados entre computadores, smartphones, impressoras, scanners e similares.

Esse tipo de tecnologia usa uma frequência de rádio curta, logo, os aparelhos que se conectam a essa frequência e habilitam a conectividade podem trocar dados. No entanto, como a frequência de rádio é muito curta, apenas aparelhos muito próximos conseguem se conectar. O Bluetooth possibilita a troca de áudios, vídeos, documentos de texto, fotos e planilhas. O único tipo de conexão que o Bluetooth não faz é de internet, pois os sinais são diferentes.

HDMI

HDMI é a sigla utilizada para se referir ao termo High-Definition Multimedia Interface, ou, em português, Interface Multimídia de Alta Definição. A conexão HDMI permite a transferência apenas de áudio e vídeo e é feita por meio de um cabo com formato único.

Um bom exemplo de uso da conexão HDMI é para fazer a transmissão de vídeo entre a CPU dos computadores e o monitor. As entradas para HDMI também podem ser encontradas em televisões, projetores e notebooks.

USB

Já a sigla USB faz referência a Universal Serial Bus, que, em tradução literal, pode ser entendida como Veículo de Série Universal. Além de também permitir a transmissão de dados a uma velocidade alta, o USB possibilita o uso de periféricos sem a necessidade de instalação de programas: basta apenas plugar o cabo ao aparelho desejado.

Esse tipo de conexão é o mais importante para os computadores atualmente. Vale ressaltar que nem todas as entradas USB são iguais, elas se diferem tanto pelo formato quanto pela velocidade de transmissão de dados. Portanto, antes de adquirir um dispositivo novo para o seu computador, confira se a entrada USB é compatível com o seu computador.

Avaliar as opções de conectividade de um notebook antes de adquiri-lo é de extrema importância. Afinal, se a máquina não apresentar diversas opções de conexão, você não será capaz de usar a internet, aparelhos periféricos ou transferir dados. No entanto, temos certeza de que, após a nossa explicação, você saberá identificar qual é a melhor conectividade de notebook.

Gostou deste artigo? Gostaria de ler mais conteúdos sobre tecnologia? Então, confira este outro texto com dicas valiosas para você escolher um bom notebook para a sua empresa.

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

Com a crescente evolução tecnológica e o aumento da demanda por uma conectividade confiável, escolher um roteador adequado se tornou

Estar conectado é essencial atualmente, em função disso a qualidade do roteador Wi-Fi exerce um papel fundamental nessa conexão. A

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Deixe um comentário

Fechar Menu