Relacionamento com fornecedor

Entenda a importância do bom relacionamento com fornecedor

Tempo de leitura 3 min
Compre tintas originais Epson e ganhe 3 meses no TidalPowered by Rock Convert

No mundo corporativo, muito se fala em desenvolver um bom relacionamento com os clientes e, realmente, isso é essencial para a fidelização e para as demais melhorias do atendimento da empresa. Contudo, além disso, é preciso também manter um bom relacionamento com fornecedor, afinal, ele uma peça fundamental para os processos de seu negócio.

Quer saber um pouco mais sobre a importância de cultivar um bom relacionamento com fornecedor para sua empresa? Continue a leitura e tome nota das dicas abaixo!

Suporte no negócio

Uma empresa não se sustenta sozinha. Um dos pilares mais importantes é o fornecedor, que, antes de tudo, precisa ser visto com um parceiro fundamental de um processo completo, desde a produção até a venda final para o cliente.

Imagine que sua empresa necessite, emergencialmente, de um item em falta no estoque ou, por exemplo, precise renegociar a forma de pagamento de uma determinada compra. Como isso seria possível sem um bom relacionamento com o fornecedor?

É imprescindível que a cadeia de fornecimento seja considerada parte do seu negócio e que, sempre que for preciso, você possa contar com o suporte necessário.

Garantia de qualidade

A parceria entre empresa e fornecedor deve prezar pelos compromissos básicos de uma linha de fornecimento e produção. Por exemplo, é fundamental que se trabalhe (e cumpra) os prazos estipulados, que haja transparência nas negociações, que se tenha uma logística eficiente e, principalmente, que ambas as partes tenham conhecimentos sobre os seus negócios, métodos, capacidades e limitações.

Isso tudo só é possível quando há um bom relacionamento com o fornecedor. É bem difícil que uma empresa que mude com frequência de parceiros (ou tenha vários ao mesmo tempo) consiga desenvolver essa relação mais a fundo. Busque conhecer seu fornecedor, visite suas plantas e agende reuniões para alinhar a parceria, ou seja, torne-o parte de sua organização.

Alinhamento com o mercado

Antigamente, o papel de um fornecedor era apenas prestar o serviço contratado e entregá-lo ao contratante, no prazo e no preço combinados. Não havia uma relação de parceria. Hoje, vai muito além disso.

O mercado está em constante movimento e evolução e é primordial que o fornecedor se adeque às mudanças e não perca espaço para outros concorrentes. Isso também traz impactos positivos para sua empresa, afinal, é uma forma de se atualizar sobre as tendências e novidades do segmento.

Consultoria técnica

Manter um bom relacionamento com fornecedor pode render muito mais vantagens do que um simples atendimento de qualidade. Quando ele faz parte e conhece os processos de seu negócio, pode realizar uma espécie de consultoria técnica para sua empresa. Afinal, ele tem o conhecimento e os materiais ideais que sua equipe precisa.

EcoTank Epson perfeita também para a diversãoPowered by Rock Convert

Para ser mais claro, vamos supor que um departamento da companhia precise de uma impressora nova. Antes de escolher qualquer equipamento, baseando-se apenas pelo melhor preço, não seria mais interessante consultar o fornecedor e passar suas necessidades? Assim, com todo o conhecimento técnico, ele pode informar qual a melhor opção de escolha naquele momento.

Manter um bom relacionamento com fornecedor é uma prática obrigatória para o sucesso de qualquer negócio. Essa parceria é fundamental para ambas as partes e deve render bons resultados, desde que os prazos, métodos, processos e conhecimentos, entre outros trabalhos, estejam alinhados.

Gostou? Sua empresa ainda não encontrou os parceiros ideais? Quer mais uma dica de como conseguir bons fornecedores para seu negócio? Confira nosso post!

Quer o melhor fornecedor para sua empresa? No site da PORT você encontra os melhores materiais de escritório, informática e papelaria. Entre e confira!

Na PORT tem Cartucho Original HP XL com Frete GrátisPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up