Impressora laser ou jato de tinta: saiba qual escolher!

Tempo de leitura 6 min
Cartucho de Plotter Original HP é na PORTPowered by Rock Convert

Diferentemente do que muitos imaginam, a escolha de uma impressora para escritório é um processo mais complexo. Ela deve envolver pesquisas e análises das necessidades internas a fim de contribuir da melhor forma para a produtividade e economia de custos. Mas qual escolher: impressora laser ou jato de tinta?

Cada modelo tem características e funcionalidades diferentes. Isso faz com que um tenha vantagens e desvantagens sobre o outro. Então, para ajudá-lo a fazer a escolha certa, fizemos um post com boas dicas. Acompanhe!

Por que é importante saber escolher impressora laser ou jato de tinta?

Ao escolher o modelo de impressora certo, o negócio pode ter benefícios que impactam diretamente a produtividade e a redução de custos. Também oferece bom acabamento dos trabalhos, melhorando a apresentação de relatórios, gráficos e imagens em reuniões.

Isso quer dizer que, se o modelo atender adequadamente às necessidades da empresa, entregará agilidade, menor gasto com materiais e um resultado visual muito melhor das impressões. Como cada empresa tem uma necessidade diferente, conhecer os modelos de impressoras será fundamental para cruzar as informações e fazer uma escolha consciente.

O que é e como funciona a impressora laser tanque de toner?

As impressoras a laser usam um pó pigmentado chamado de toner para projetar as imagens no papel. Na primeira etapa do processo, um tambor cilíndrico é alvejado por raios lasers, que demarcam o que será impresso, e toda a área atingida cria um molde eletrostático.

Logo em seguida, o recipiente com toner libera a quantidade de pó necessária no cilindro. Como o molde recebeu uma carga positiva com o laser, o pigmento, que tem carga negativa, é automaticamente atraído ao molde, aderindo-se ao cilindro.

Quando a folha de papel é posicionada pelas engrenagens no local certo, o tambor pressiona o toner nele e transfere o pó químico para sua superfície. Na última etapa do processo, um conjunto de fusores aquece o papel, o que garante a fixação permanente.

Quais as vantagens e desvantagens da impressora laser?

A impressora laser tanque de toner tem os seus prós e contras. Então, a finalidade de uso é o que determinará sua escolha. Confira agora as principais vantagens e desvantagens do equipamento!

Vantagens

O equipamento executa todo o processo de impressão com velocidade superior em relação aos demais modelos. Também entrega um resultado final com muito mais qualidade, se comparado ao da impressão com jato de tinta.

Como a fixação do pó químico ocorre por meio de prensa e fusão, a durabilidade é muito maior, diminuindo os riscos de apagar depois de um tempo. O valor do toner pode até ser mais caro que dos cartuchos de tinta, mas eles apresentam maior durabilidade, o que reduz o custo por página impressa.

Desvantagens

Tanto o equipamento quanto os toners custam mais caro. Além disso, impressões coloridas podem elevar ainda mais o custo, já que a adição de cores depende de mais três toners diferentes trabalhando em conjunto. Nesse caso, o investimento só é justificado para atender gráficas ou empresas com grandes volumes de impressões mensais.

O que é e como funciona a impressora jato de tinta?

Esse modelo de impressora usa cartuchos com tinta líquida e derrama gotículas em minúsculos orifícios até chegar à folha de papel. É por isso que elas costumam ficar um pouco úmidas. As formas de impressão são orientadas por meio de um software e são necessários quatro cartuchos para o equipamento funcionar corretamente. São eles:

  • ciano (Cyan);
  • magenta (Magenta);
  • amarelo (Yellow);
  • e preto (Black).

Trata-se de um padrão conhecido como CMYK que foi adotado pelo mercado para definir a combinação de tonalidades capaz de produzir qualquer cor.

Na PORT tem Cartucho Original HP com Frete GrátisPowered by Rock Convert

Quais as vantagens e desvantagens da impressora jato de tinta?

As impressoras que funcionam com jato de tinta também apresentam prós e contras e, assim como no caso anterior, dependem de uma boa análise das necessidades do escritório para ver se darão conta do recado. Então, conheça agora as principais vantagens e desvantagens do modelo!

Vantagens

Uma das maiores vantagens da impressora jato de tinta é o custo dos cartuchos, pois eles podem ser bem mais baratos que os toners. Nesse caso, tanto as impressões em preto e branco quanto as coloridas terão um custo mais baixo por página, gerando uma boa economia para a empresa.

Se a qualidade for um requisito para as impressões, o mercado disponibiliza modelos de equipamentos capazes de produzir imagens com excelente nitidez, podendo até superar algumas impressoras a laser.

Desvantagens

As impressoras jato de tinta são mais lentas, e os cartuchos duram bem menos tempo que os toners. Por isso, o modelo é mais recomendado para uso doméstico ou para escritórios que não ultrapassem a marca de 200 páginas produzidas por dia. Caso contrário, além de afetar a produtividade, o custo final por impressão ficará bem mais alto.

Também é preciso ficar atento quanto à frequência de uso do equipamento, pois, se ficar parado muitos dias, os cartuchos podem secar, gerando um custo adicional à empresa.

Como escolher o modelo de impressora ideal para o seu negócio?

Agora que você já conhece os dois principais tipos de impressoras disponíveis no mercado, separamos algumas dicas para ajudá-lo a escolher o modelo ideal. Acompanhe!

Identifique as necessidades da empresa

Se a empresa tem uma demanda alta de impressões (mais de 200 páginas por dia), como acontece em escritórios de advocacia e em empresas maiores, a impressora a laser tanque de toner será o melhor investimento, pois o custo por impressão será menor, e elas ocorrerão com maior rapidez.

Se a qualidade final é uma prioridade, como acontece em gráficas, também deve-se optar pelo modelo a laser, pois a nitidez e o detalhe das imagens são evidentes.

Agora, se o volume de impressão diária for baixo, mesmo que coloridas, e não exigir tanta qualidade, a impressora jato de tinta entregará o melhor custo-benefício, pois o custo de manutenção é mais baixo, e a troca de cartuchos é bem simples e prática de ser feita.

Então, faça uma pesquisa interna para descobrir qual é a demanda de impressão do escritório. Depois, cruze essas informações com as vantagens e desvantagens de cada modelo. Isso o levará à decisão certa.

Pesquise modelos e funcionalidades

Mesmo depois de decidir entre impressora laser tanque de toner e jato de tinta, é importante pesquisar os modelos disponíveis no mercado, pois existem versões diferentes da mesma linha. Elas podem variar no tamanho, capacidade, velocidade, nível de qualidade e funções que executam.

Conte com um suporte técnico

Fazer esse trabalho sozinho pode tomar muito tempo e resultar numa decisão equivocada, principalmente se não tiver os conhecimentos e experiências necessários na área. Então, recomendamos que tenha o apoio de uma empresa especializada no processo. A PORT oferece esse suporte com excelência, além de disponibilizar os modelos das principais marcas.

Escolher entre a impressora laser ou jato de tinta é importante para o negócio e, agora, você sabe como fazer isso da melhor forma. Então, siga as nossas orientações e ganhe vantagem competitiva.

Gostou das dicas? Então, entre em contato com a gente agora mesmo para descobrir como podemos ajudar!

PORT, distribuidor oficial EpsonPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up