As melhores marcas de impressoras do mercado

Contar com bons equipamentos no ambiente de trabalho é essencial para melhorar o desempenho das atividades e tarefas do dia a dia. Uma impressora de qualidade é indispensável para empresas ou escritórios, mas é necessário considerar diversos fatores na decisão de compra. 

Uma boa escolha inclui bom desempenho, bom custo-benefício, qualidade, durabilidade e praticidade. Por isso, separamos neste post algumas dicas imperdíveis sobre as cinco melhores marcas de impressoras que existem no mercado e o que considerar na hora de escolher a ideal para o seu negócio. Quer conferir? Continue a leitura!

Como escolher a melhor impressora?

O primeiro passo na hora de investir em impressoras para o seu negócio ou uso pessoal é decidir qual aparelho é o mais indicado para atender às suas necessidades.

Nós admitimos que essa parte pode parecer uma tarefa difícil à primeira vista, afinal existem muitos bons modelos no mercado. O segredo então é analisar com cuidado alguns pontos importantes, tais como:

  • duração da bateria;
  • tamanho das folhas;
  • tipo de impressão;
  • tipo de tinta;
  • impressora comum ou multifuncional;
  • compatibilidade com o sistema;
  • número de cópias.

Essas características vão ajudar a fazer a opção certa e garantir que o investimento foi feito de maneira certa. Vamos ver então mais detalhes sobre alguns desses critérios? Só vem!

Duração da Bateria

Não adianta nada ter uma bateria e ficar na mão na hora de utilizar, não é mesmo? Por isso, a nossa primeira dica é observar a duração da bateria do equipamento.

Impressora a jato de tinta geralmente são alimentadas com o uso de tomada, trazendo mais tranquilidade em relação a esse aspecto. Contudo, modelos como as impressoras portáteis costumam funcionar com baterias recarregáveis, o que torna indispensável a análise da autonomia e capacidade para identificar se vale a pena realizar a compra.

Compatibilidade com o Sistema

Vários modelos de impressoras exigem a instalação de um drive para que o equipamento se conecte ao computador ou a smartphones, permitindo ações como impressão via wi-fi, por exemplo.

Portanto, é fundamental identificar se impressora e drive são compatíveis com o sistema dos seus aparelhos. No caso de computadores, por exemplo, é válido verificar se a versão do sistema operacional não é muito antiga, o que pode provocar incompatibilidade entre os eletrônicos e inviabilizar o uso.

Tamanho das Folhas

Para garantir que você vai realmente conseguir utilizar a sua impressora, é imprescindível verificar o tamanho das folhas que ele é capaz de imprimir.

Mais uma vez tendo as impressoras a jato de tinta como modelo, elas costumam imprimir até o tamanho A4, que é o tipo de papel mais utilizado em escritórios. Portanto, se você for precisar de materiais maiores, como o A5, precisará buscar por outro equipamento ou realizar essas impressões em gráficas.

Tipo de Tinta

Outro detalhe que deve ser observado é o tipo de tinta utilizado pela impressora, bem como o tipo de cartucho utilizado pelos aparelhos. São itens que vão influenciar a qualidade da impressão e o custo de recarga de tinta.

Entre os modelos mais comuns, estão as impressoras que utilizam o cartucho de tinta (é carregado com tinta líquida), toner de tinta (carregado com tinta em pó, mais utilizado nas impressoras a laser) e o tanque de tinta (carregado com pequenas garrafas de tinta líquida, que podem ser recarregados individualmente).

Impressora comum ou multifuncional?

Os modelos de impressora comum serão mais limitados, restringindo suas funções somente à impressão. Isso quer dizer que não vale a pena comprar uma dessas? Não mesmo! São modelos compactos e que vão entregar materiais de qualidade se a sua finalidade é apenas imprimir.

Já as multifuncionais oferecem a possibilidade de digitalizar e fazer cópias de documentos. Logo, o custo de aquisição é maior que as comuns, porém com uma relação custo-benefício melhor, principalmente se o seu negócio demanda dos outros serviços disponíveis.

Tipo de impressão

Decidir quais os tipos de impressão serão realizadas também é importante na escolha da melhor impressora. Há uma diversidade de modelos no mercado com propostas diferentes, com as impressoras a tinta, a laser, impressoras térmicas e fotográficas.

Portanto, antes de comprar, decida qual será o foco principal de impressões que você vai realizar. Isso ajuda a projetar o investimento que será feito, a velocidade de impressão, além da qualidade e custo-benefício do modelo a ser comprado.

Impressoras com melhor resolução

A capacidade de resolução de uma impressora é medida por DPI’s (dots per inch, em tradução livre, pontos por polegada). Ou seja, quanto mais DPI o equipamento tiver, melhor será a qualidade dos traços e definição dos conteúdos impressos.

Normalmente, as impressoras domésticas, mais utilizadas para impressões em preto e branco e de textos, possuem resolução de 600 x 600 DPI. Para trabalhar com impressão de imagens em alta qualidade, é ideal buscar um equipamento com resolução melhor, a partir de 1200 x 1200 DPI.

Tanque de tinta com visor

A principal vantagem das impressoras com tanque de tinta com visor é a possibilidade de controlar o consumo de tinta da impressora, evitando ser pego de surpresa com a falta de carga. 

Além de facilitar a recarga, são modelos que permitem evitar o desperdício através do visor, gerando mais praticidade para o usuário durante a experiência de uso da impressora.

Número de cópias

Quem tem a necessidade de produzir um volume de cópias diárias ou semanais mais alto deve levar em consideração o número de cópias realizadas por uma impressora.

Alguns modelos têm capacidades de impressões diferentes, o que acaba impactando na produção final. Neste aspecto, vale também analisar se a carga é facilmente recarregável, agilizando o processo sem comprometer a capacidade de entrega do equipamento.

Conexão Wi-Fi

Outro aspecto super válido na hora de decidir pela melhor impressora é se o modelo possui tecnologia de conexão wi-fi. 

Com essa disponibilidade, é possível conectar uma impressora a vários computadores simultaneamente e executar os comandos para impressão sem fio, otimizando a experiência do usuário.

Velocidade de impressão da impressora

A cada dia as fabricantes se esforçam para entregar ao mercado impressoras com maior velocidade de impressão, o que é um número expressivo para quem precisa imprimir muitas páginas em pouco tempo.

Geralmente este número é expresso pela grandeza ppm, ou seja, quantas páginas podem ser impressas por minuto. O tipo de impressora e a variedade da carga são fatores que podem aumentar ou diminuir a capacidade de impressão por minuto de uma impressora.

Outras funcionalidades

Por fim, uma questão até óbvia na hora de escolher a melhor impressora: quanto mais funcionalidades o equipamento apresentar, maiores são as chances dela proporcionar uma utilização melhor e mais abrangente para o usuário. 

Isso inclui questões de conectividade (bluetooth, USB, wi-fi), visor LCD, painel de controle touch, entre outros. Claro que quanto mais diferenciais o aparelho tiver, maior será o custo, porém algumas dessas funções podem ter grande valia de acordo com a necessidade de uso.

Marcas de impressora para conhecer

Abaixo, listamos cinco das principais marcas de impressoras apresentando suas características mais marcantes e o custo-benefício de cada uma delas. Se você precisa renovar o seu escritório, não deixe de conferir essas informações. Vamos lá!

1. HP

Uma das Mais Populares do Mercado

A primeira dica da nossa lista não poderia ser outra. A HP é uma das mais renomadas fabricantes de equipamentos de informática, entre eles os de impressão de alta qualidade. Desde o seu surgimento, a companhia sempre investiu em tecnologia de ponta e, até hoje, é referência no mercado como uma das mais conceituadas marcas desse ramo.

Um dos maiores destaques da HP é a funcionalidade ePrint, que permite o envio de diversos documentos para a impressão sem estar conectado por um fio ao dispositivo. Ou seja, é possível enviar arquivos por meio do celular, tablet ou notebook em qualquer hora e qualquer lugar.

Seus modelos de impressoras são vastos e se dividem, basicamente, em domésticos, profissionais e empresariais. Vamos conhecer um pouco de cada um deles e conferir alguns exemplos dos equipamentos top de linha da marca?

1.1 Impressoras HP domésticas

Esses modelos são indicados para uso pessoal e trabalhadores home office, por exemplo. Com as versões Deskjet, Photosmart e multifunções, você pode imprimir fotos e documentos de forma rápida e com uma qualidade impecável. Hoje, há tamanhos, velocidades e recursos diferentes em cada aparelho, o que facilita a sua escolha, que deve ser feita de acordo com a sua necessidade.

Para exemplificar, o modelo Ink Tank 116 é um dos mais procurados da HP tendo em vista seu ótimo custo-benefício. Com um sistema de reservatório de tinta de alta capacidade, ele é capaz de imprimir quantidades maiores gastando muito menos. Seu bolso e o meio ambiente agradecem. Perfeito para quem precisa de um equipamento compacto mas com alta produção.

Já a multifuncional Deskjet Ink Advantage é ideal para quem busca mais praticidade sem ocupar muito espaço. Afinal, além de impressora, ela tem função de scanner e copiadora.

1.2. Impressoras HP profissionais

A HP desenvolveu esse tipo de impressora para atender demandas maiores, em especial de empresas e escritórios. Elas são multifuncionais e têm capacidade muito superior à dos modelos domésticos.

Um dos exemplos mais conhecidos é a HP Laserjet MN180NW. Com uma velocidade incrível, ela realiza impressões rápidas e de altíssima qualidade. Outra da mesma linha, e ainda mais compacta, é a fantástica Laserjet Pro M28W, ideal para escritórios menores.

1.3. Impressoras HP empresariais

Essas são especiais para quem busca melhor desempenho na rotina. São recomendadas principalmente para empresas grandes e com altos volumes de impressões, oferecendo diferentes formatos e qualidade profissional.

Se esse é o seu caso, a HP tem as melhores soluções. Existem alguns modelos que são referências no mercado, com destaque para a Multifuncional Officejet Pro A3 G5J38A, capaz de imprimir inclusive em A3.

2. Epson

Melhor Marca de Impressora com Ótimo Atendimento

A segunda da lista das melhores marcas de impressoras é a Epson. Também muito bem-conceituada, apresenta produtos com capacidade de impressão de alta performance e excelente custo-benefício. Os modelos da linha EcoTank são o grande destaque da fabricante e têm um apelo ecológico forte. Afinal, são extremamente econômicos e dispensam o uso de cartuchos convencionais.

De acordo com a própria Epson, essas impressoras são capazes de economizar tinta em até 90% em comparação com as impressoras comuns das concorrentes. Já imaginou como isso pode impactar na sua empresa?

Então, anote alguns modelos de referência: Epson L575, Epson L6171, Epson L4150 e Epson M205. Todos apresentam multifuncionalidades e são indicados tanto para escritórios como para uso doméstico.

3. Brother

Uma das Mais Bem Avaliadas pelos Consumidores

A marca Brother tem uma longa história quando o assunto é tecnologia. Presentes há quase 50 anos nesse mercado, suas impressoras são alguns dos principais produtos de referência.

Robusta e com preços competitivos, a Brother ganha cada vez mais espaço nas empresas e lares do Brasil. A começar pela compacta HL1212W, uma impressora a laser ideal para casa e trabalhadores individuais.

Já para escritórios maiores, a marca apresenta equipamentos com maior desenvoltura, como o DCP-L2540DW e o DCP-L5502DN, excelentes multifuncionais completas e dinâmicas para não deixar nenhum trabalho na mão.

4. Lexmark

Equipe o Escritório com a Impressora Lexmark

A Lexmark também é uma das melhores marcas de impressoras do mundo. Além da diversidade de equipamentos, a marca investe em programas sociais e ambientais que a destacam no mercado.

Seus modelos são desenvolvidos exclusivamente para empresas e, por isso, a marca foca na produção de aparelhos de alta capacidade. Tanto o MS417DN como o MS517DN, que têm uma capacidade média de 45 páginas por minuto, são excelentes modelos para pequenas e médias empresas.

Já o X792DE e o MX611DHE são considerados modelos mais robustos da Lexmark e contam com capacidades e velocidades ainda maiores. São indicados para empresas de grande porte e com volumes altos de impressões.

5. Pimaco

Fechando a nossa lista das melhores marcas de impressoras do mercado, apresentamos a Pimaco, marca que traz funcionalidade e praticidade para todo tipo de negócio.

Seu grande diferencial está na oferta de impressoras desenvolvidas especificamente para a impressão de etiquetas de forma ágil e econômica. A Smart Label Printer é um modelo compacto que dispensa o uso de tinta, utilizando tecnologia térmica para imprimir com qualidade e rapidez.

Além de equipamento ideal para a impressão de etiquetas, a Pimaco é compatível com os sistemas Windows e Mac e oferece assistente de impressão que permite a personalização das etiquetas de acordo com as necessidades do seu negócio.

Entenda as diferenças entre cartucho e toner

Há muitas dúvidas na hora de escolher entre uma impressora a jato de tinta, que utiliza cartucho, e uma impressora a laser, que utiliza toner. As duas opções têm vantagens dependendo da necessidade da empresa.

As impressoras a cartucho têm alta resolução e qualidade, sendo possível reproduzir até fotografias. Além disso, dispõem de opções de tintas líquidas de várias cores e suportam um grande volume de papel. O custo de aquisição é médio, tanto da impressora como dos cartuchos, e o processo de impressão é mais lento.

Já as impressoras a laser utilizam toner, que é uma tinta em pó, e são mais caras. Elas têm um maior rendimento na reprodução e na durabilidade do toner, porém, para garantir a qualidade da impressão, é indispensável ter um bom fornecedor.

Em ambas as opções, é necessário observar a marca da impressora e suas especificações para optar pelo cartucho ou toner ideal, garantindo que o equipamento funcione de forma eficiente e durável.

Conheça as diferenças entre uma impressora comum e uma multifuncional

A principal diferença entre uma impressora comum e uma multifuncional são as funções disponíveis. A primeira é utilizada apenas para impressão e fax, já a segunda também digitaliza e tira cópias de documentos. A mais vantajosa é a que atende melhor às necessidades de um empreendimento.

Se a sua empresa demanda apenas impressão e fax, a comum atenderá bem, porém, é sempre válido pensar nas necessidades a longo prazo. Se digitalizar documentos e tirar cópias também faz parte da rotina de trabalho, a impressora multifuncional é a melhor opção. Ela dispensa a aquisição de quatro equipamentos diferentes, proporcionando redução de investimento, praticidade, economia de energia e espaço.

Saiba o que considerar na hora de comprar uma impressora

São muitas as opções de funcionalidades, modelos e marcas de impressoras, deixando muitas pessoas confusas na hora de eleger a melhor. O primeiro passo para escolher a impressora ideal é entender as suas necessidades, considerando a demanda de impressão e de outras funções, como scanner e copiadora.

Outro ponto importante a ser analisado são as marcas de impressoras disponíveis no mercado. Optar por marcas conhecidas e renomadas, como as citadas acima, é mais viável do que se deixar levar por preços baixos. Um bom suporte técnico e garantia do equipamento são fatores primordiais, pois trata-se de um produto manuseado por muitas pessoas.

Também é importante considerar as características da impressão que são relevantes para o seu negócio, como agilidade, resolução e cores. Além disso, certifique-se da compatibilidade da impressora com o seu sistema operacional e verifique as opções de conexão de que ela dispõe. Por fim, escolha uma loja de confiança para adquirir o aparelho ideal com segurança e satisfação.

Vale a pena ter uma impressora hoje em dia

Talvez a resposta para essa questão seja muito simples e só seja necessário mudar a pergunta para chegar à conclusão: com que frequência você precisa imprimir documentos, textos e outros materiais?

Caso  o volume de impressões seja frequente, pelo menos algum material por semana, o uso doméstico de impressora pode valer a pena. Para quem trabalha com home office, o investimento também é bastante válido.

Atualmente existem vários modelos multifuncionais e de impressoras compactas que atendem bem sem bagunçar o espaço que você tem disponível no seu quarto ou escritório pessoal em casa.

Como analisamos as marcas

Para chegarmos a essa lista das melhores marcas de impressoras do mercado, levamos em consideração alguns critérios importantes para uma boa experiência do cliente. 

Sem dúvidas, o principal deles foi a reputação da marca. Fabricantes renomados como a HP, Epson e as outras que apresentamos não conquistaram o status por acaso, mas pela qualidade e garantia dos seus produtos e bom atendimento ao cliente.

O custo-benefício dos equipamentos também é um fator decisivo, optamos por marcas com bom custo de aquisição em relação à entrega dos seus produtos. Também são pontos importantes a variedade de modelos e as avaliações dos consumidores.

Qual a melhor impressora em custo-benefício?

Está aí uma questão muito difícil de responder. A questão do custo-benefício é muito pessoal e escolher a melhor sob esta ótica pode variar a partir das diferentes necessidades e formas de uso.

A impressora será destinada para uso doméstico ou comercial? Qual é o porte e o público do seu negócio? Quais materiais serão impressos? A resposta de todas essas perguntas de forma conjunta vai te deixar mais próximo da escolha.

Uma coisa nós podemos adiantar: os modelos de impressoras multifuncionais saem na frente quando o assunto é a melhor impressora em custo-benefício justamente por oferecer as funções de cópia e digitalização, gerando ainda mais economia e possibilidades ao usuário.

O que é uma Impressora Monocromática?

Como o próprio nome sugere, as impressoras monocromáticas são equipamentos capazes de imprimir em uma única cor. 

Geralmente, os cartuchos são carregados com tinta preta e proporcionam um ótimo rendimento, ainda que o seu valor seja ligeiramente mais caro.

As monocromáticas costumam ser mais utilizadas para a impressão de textos. Justamente por isso, elas são mais indicadas para escritórios, gerando um bom custo-benefício e qualidade de impressão. Vale a pena ter uma? Sendo o  foco da impressão de textos, com certeza ela terá grande valor para você!

Como encontrar as melhores marcas de impressoras?

Pesquisar e ter atenção aos detalhes certos é o melhor caminho para você encontrar as melhores marcas de impressoras. Conhecer mais sobre as fabricantes também vai ajudar a fazer a melhor escolha ao comprar este equipamento.

Como nós já falamos e apresentamos aqui, alguns pontos são cruciais para decidir quais são as melhores marcas.

O custo-benefício, a qualidade e o desempenho dos equipamentos e as avaliações dos clientes são exemplos de critérios que você deve ter em conta quando estiver decidindo a marca da impressora em que vai investir para a sua casa, escritório ou negócio.

Melhores impressoras custo benefício em 2024:

Mesmo com todos os pontos que trouxemos, ainda está difícil decidir qual a melhor marca e impressora para usar em casa ou no trabalho? Então calma que nós vamos dar mais uma ajudinha muito útil.

Separamos uma lista com as melhores impressoras, avaliando o custo-benefício do modelo para as necessidades básicas de uso doméstico ou profissional. Confira as nossas indicações:

1. Epson EcoTank L3250

2. Impressora Tanque de Tinta HP 416

3. Impressora Barata HP Advantage 2774

4. Impressora Epson EcoTank L4260

5. Impressora Laser Brother HL1212W

6. Impressora Epson EcoTank L121

7. Impressora Fotográfica Epson L805

8. Impressora Laser Brother HLL3210CW

9. Impressora Brother Tank DCPT420W

10. Impressora Compacta HP DeskJet Ink 3776

Conheça os 4 tipos de impressoras mais populares

Considerar o fabricante e as funções vai te ajudar a escolher a melhor impressora, mas ainda tem um ponto que precisamos abordar: a diferença entre os modelos. 

Existem vários tipos diferentes no mercado e entender o que muda de um para o outro vai te fornecer as informações necessárias para comprar o equipamento mais indicado para a finalidade que você precisa.

Trouxemos para você os 4 tipos de impressoras mais populares do mercado. Mas se quiser um guia completo sobre os modelos, não deixe de conferir este conteúdo para conhecer os melhores tipos de impressoras existentes.

1. Impressora a Laser

Muito popular nas empresas e ambientes corporativos, a impressora a laser é capaz de entregar um número maior de impressões em menor tempo com grande qualidade. 

Estas máquinas utilizam o toner como carga. O pó fino armazenado em seu interior “mancha” o papel quando em contato com altas temperaturas, resultando nas impressões. Com o passar dos anos, o custo dessas impressoras tem diminuído e elas vêm se popularizando cada vez mais no mercado.

2. Impressora a Jato de Tinta

São os modelos mais populares, principalmente para o uso doméstico. As impressoras a jato de tinta são abastecidas por cartuchos, que gotejam a tinta para criar os materiais que precisamos no dia a dia.

Além de serem os equipamentos mais baratos do mercado, são equipamentos que oferecem um dos melhores custo-benefícios para a produção de impressões rápidas e em grande número, tanto em ambiente doméstico quanto comercial.

3. Impressora Multifuncional

As impressoras multifuncionais merecem grande destaque, por isso voltamos a falar sobre elas neste espaço. 

São máquinas que ofertam mais do que a impressão de documentos e materiais, mas também a digitalização e a produção de cópias. Por isso são considerados modelos versáteis e úteis no dia a dia, além de proporcionar um ótimo custo-benefício.

4. Impressora Portátil

O último modelo dos tipos mais comuns de impressora que apresentamos são as impressoras portáteis. São modelos compactos, que você pode levar para qualquer lugar e geralmente consegue imprimir sem a utilização de fios.

As impressoras fotográficas são um dos principais modelos de portáteis existentes no mercado. E fique ligado: como são aparelhos que podem ser transportados, a capacidade da bateria é um dos principais pontos a serem levados em consideração.

Conclusão

Essas foram algumas dicas sobre as melhores marcas de impressoras que existem atualmente, as diferentes finalidades e funções, e o que considerar na escolha da impressora perfeita. 

Sem dúvidas, a gama de produtos é ainda mais vasta do que mostramos. Por isso, antes de fechar qualquer compra, recomendamos consultar uma loja especializada e com equipe capacitada para esclarecer todas as dúvidas e ajudar você a adquirir o equipamento mais adequado às suas necessidades.

Gostou do nosso conteúdo? Então, assine agora a nossa newsletter e fique por dentro de mais assuntos úteis como esse!

 

Conte com a PORT!

Na loja Port você conta com artigos de informática, inclusive diversas opções de impressoras. Confira descontos e promoções de frete grátis.

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Atualmente vivemos em um mundo onde a impressão de documentos e fotos se tornou uma demanda recorrente tanto no uso

Vivemos atualmente em um mundo onde a tecnologia faz parte de todos os aspectos de nossas vidas. E é por

Este post tem 2 comentários

  1. Wow that was strange. I just wrote an really long comment but after I clicked submit my comment didn’t appear. Grrrr… well I’m not writing all that over again. Anyhow, just wanted to say excellent blog!

    1. PORT

      Thank you for your kindness, come back here whenever you wish.

Deixe um comentário

Fechar Menu