Metas de ano novo: 6 dicas para você definir as suas

Quem nunca elaborou uma lista com metas de ano novo e acabou vendo boa parte das resoluções serem esquecidas ou abandonadas ainda no primeiro semestre? Isso ocorre porque o otimismo e a esperança do início de um novo ciclo podem fazer com que as projeções sejam pouco realistas ou difíceis de serem atingidas em um tempo razoável.

Não pense que isso seja motivo para desistir das resoluções para o próximo ano. Afinal, são elas que ajudam você a chegar aonde deseja. Sem metas, não é possível fazer nenhum planejamento, e você acaba perdendo tempo com ações que não podem conduzir à realização dos seus desejos.

Selecionamos, a seguir, 6 dicas para você definir suas metas de ano novo. Quanto mais cedo você se organizar, mais fácil será colocar suas intenções em prática. Preparado?

6 dicas para você definir suas metas de ano novo

Todo final de ano é a mesma coisa: cada pessoa faz uma retrospectiva e vê no ano futuro a possibilidade de tirar alguns sonhos do papel. Há quem decida adotar novos hábitos de vida, voltar à faculdade ou iniciar uma nova carreira. 

Não importa a meta a ser atingida, com atitudes simples, é possível conquistá-las, mas o segredo está no momento de definir essas resoluções. Veja as nossas dicas para ajudar você nessa etapa.

1. Entenda o que são as metas

É comum as pessoas confundirem metas com objetivos. Existe uma diferença muito sutil entre esses dois conceitos, e entendê-la é essencial para colocar as metas em prática.

O objetivo é aquilo que você pretende alcançar, ou seja, os seus grandes sonhos e projetos de vida. Eles são mais abrangentes, como realizar uma viagem internacional ou comprar uma casa. Já as metas são os caminhos que você precisa traçar para conquistar esses objetivos. Elas também são importantes para monitorar o seu progresso e garantir a motivação durante o percurso.

Na hora de definir essas metas, você deve começar pelo final, concentrando em um objetivo. Para encontrá-lo, tente responder as 3 perguntas:

  • o que eu quero?
  • por que eu quero?
  • o que preciso fazer para alcançar esse objetivo?

Depois de listar todos os objetivos, selecione aqueles que você espera realizar no próximo ano. Tente manter a lista com, no máximo, 6 objetivos, contemplando as áreas de carreira, viagem, relacionamentos e diversão, por exemplo.

2. Anote suas resoluções

Se alguém perguntar quais são seus objetivos para o próximo ano, você provavelmente apresentará uma lista. Se essa mesma pessoa repetir a pergunta passados alguns meses do início do ano, certamente você não se lembrará de tudo o que disse anteriormente.

O cérebro humano consegue trabalhar melhor quando existe uma imagem associada ao pensamento. Assim, na hora de definir as metas, o importante é tirá-las do plano mental e passá-las para o papel. Se preferir, pode usar um quadro para montar o seu planejamento.

3. Divida as metas em etapas

Para atingir o tão sonhado objetivo, é preciso detalhar e especificar muito bem cada meta. Assim, em vez de uma super meta que dificilmente será conquistada em pouco tempo, você desenvolve metas intermediárias para serem cumpridas em períodos mais curtos.

A forma mais simples de fazer isso é montando uma lista com todos os passos para você realizar o que quer, distribuindo-os ao longo dos meses e das semanas, se for o caso. O outro caminho é um pouco mais detalhado. Além das ações para alcançar seus objetivos, você cria submetas ou marcos a serem alcançados em determinado período.

Por exemplo, se você tem o objetivo de emagrecer 10 kg, é preciso estabelecer as condições que vão levar a esse emagrecimento. É possível definir que, nos primeiros 3 meses, você adotará a reeducação alimentar, no trimestre seguinte, começará a prática de atividade física e, no segundo semestre, intensificará os treinos.

Dentro dessas ações, você inclui submetas, como experimentar um novo alimento ou alternar a caminhada com alguns minutos de corrida depois do primeiro mês de atividade física regular.

4. Monte um cronograma 

Detalhado o caminho para alcançar os objetivos no ano novo, é hora de pensar em um cronograma para acompanhar as resoluções.

Se o seu objetivo for uma viagem, você pode ter definido uma meta de separar 10% do salário a cada mês para alcançar o valor necessário. Com o cronograma, você não se esquecerá de seguir o planejamento.

Já ouviu falar nos cadernos inteligentes? Eles são uma excelente alternativa de organização pessoal para quem não consegue adaptar-se às agendas. Você pode, inclusive, separar algumas páginas do caderno para acompanhar suas metas ao longo do ano.

5. Estabeleça uma data para revisitar as metas

Por mais bem-intencionado que você seja, os acontecimentos do dia a dia acabam contribuindo para o desvio ou esquecimento das metas de ano novo. Para evitar a autossabotagem e não se esquecer dessas resoluções, separe ainda na fase de definição das metas um dia para conferir o seu progresso.

Você vai voltar às suas anotações e avaliar se as metas foram cumpridas ao longo dos meses ou se é necessário algum ajuste para que você não desista do objetivo. Isso também pode ajudar a avaliar se um objetivo que era considerado importante não tem mais sentido de ser seguido. O ideal é revisitar suas metas, no mínimo, uma vez ao mês.

6. Inclua um plano de recompensas

Para que você chegue ao final do ano com os objetivos conquistados, é importante não desanimar pelo caminho. E ter algum respiro ou incentivo ao longo dos 12 meses pode ajudar a manter sua motivação.

Se o seu plano foi o de voltar a estudar, por exemplo, uma boa recompensa pode ser substituir o notebook antigo por um novo. Ele vai ajudar a aumentar a produtividade e lembrá-lo de que a dedicação às metas tem valido a pena.

Quando bem planejadas, as metas de ano novo podem ajudá-lo a atingir todos os objetivos desejados. O importante é estabelecer um caminho detalhado e coerente com suas possibilidades. Se houver mudanças ao longo do ano, não desista. Reveja as metas e siga em frente.

E então, preparado para chegar ao final do ano cheio de realizações? Compartilhe estas dicas em suas redes sociais e ajude seus amigos a criarem as resoluções de ano novo.

PORT

Na loja PORT você conta com diversos produtos para papelaria, informática e escritorio. Confira descontos e promoções de frete grátis.

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

Vivemos em um mundo cada vez mais conectado e por isso escolher um bom Headset sem fio é fundamental e

Hoje é dia de falar da tão querida e esperada Black Friday. Trata-se de um evento comercial cuja origem é

A panela certa faz toda a diferença na cozinha, portanto escolher a ideal é fundamental. Isso causa um impacto direto

Fechar menu