Organização com post-it: entenda quais as vantagens e como utilizá-los

Apesar de ser muito simples, a organização com post-it é uma via muito versátil e ágil para garantir que as suas tarefas, pensamentos, prazos e afazeres sejam colocados em prática, diminuindo os riscos de ocorrer esquecimentos.

Você tem sempre aquela data que é muito importante, não é? Ou então algum trabalho que precisa ser entregue com urgência. Pois então, como uso do post-it tudo na sua vida fica mais produtivo e alegre, pois encontramos eles de várias formas, tamanhos e cores.

Ficou curioso sobre o assunto? Quer saber como essa ferramenta pode ser usada para melhorar ainda mais a sua organização diária? Então, continue a leitura e confira!

Quais as principais formas que o post-it pode ajudar na organização?

Há inúmeras maneiras que o post-it pode ajudar na organização do trabalho, dos lazeres e dos afazeres das pessoas que o utilizam. Pensando nisso, separamos as mais relevantes.

1. Mapas mentais

Muitas pessoas desejam criar o seu próprio negócio ou, até mesmo, iniciar um novo projeto. Porém, nem sempre sabem como começar os seus planos com uma ideia inovadora e diferente, que será o ponto-chave para proporcionar a tão buscada realização profissional.

Dessa forma, os mapas mentais feitos por meio dos post-its ajudarão você a iniciar a criação dessa ideia inovadora, pois ali você poderá colocar todos os pensamentos tidos no dia e em um lugar no qual você sempre está. Utilizar esses mapas para representar visualmente as suas ideias é uma maneira de colocar elas em prática mais facilmente e com menos tempo.

Então, veio à mente alguma coisa nova? Lembrou de alguma coisa que possa ser utilizada no seu projeto? Escreva no post-it!

2. Design Thinking

O Design Thinking é uma ferramenta que chegou para ficar na vida das pessoas, e tem demonstrado a cada dia que o design não está só no alcance dos designers, mas de todos os indivíduos que desejam ter acesso a ele. Com projetos voltados para inovações, o Design Thinking é uma via muito utilizada para pensar e mapear todos os problemas que se deseja solucionar.

Logo, é aqui que os post-its entram com toda a sua eficiência. Você poderá agrupar todas as questões por afinidades, utilizando cores distintas, a fim de separar por setores e categorias. Assim, pode ter certeza que utilizando essa técnica, você obterá respostas rápidas e simples por aquilo que você tanto procurava.

3. Planejamentos

Fazer planejamentos estratégicos é uma ação que ajuda e muito a vida das pessoas que precisam tomar decisões a todo momento. Mas, pode ser que você não saiba o tanto que os post-its podem ajudar nessa tarefa.

A verificação do cenário, o estabelecimento de objetivos e a escolha por estratégias que mais se enquadram para solucionar os problemas são itens que poderão ser inseridos nos post-its, a fim de solucionar e dar uma força maior para aqueles que estão fazendo os seus planejamentos, evitando os bloqueios criativos e promovendo vias de facilitar a memorização do que foi realizado.

4. Kanban (ou Trello na parede)

O Trello é um funcionamento do Kanban, ou seja, um sistema eficiente que viabiliza a visualização do fluxo de trabalho, seja em equipe ou individual, por meio do uso de cartões visuais. O Kanban permite realizar os trabalhos de forma ágil, seja no momento de produção, seja no momento de entregar as peças.

Ainda que utilize ferramentas online, como o Trello, não há outra via que substitua o post-it. Logo, nos trabalhos em equipe, a colocação de vários post-its na parede permite que você tenha uma maior visualização daquilo que precisa ser realizado, como também, deixa claro o que precisa ser realizado com urgência e o que pode ser feito com um maior intervalo de tempo.

5. Cole os adesivos em lugares estratégicos

De nada adianta você escrever em um bilhão de post-its e depois você nunca mais voltar a vê-los e não colocar o que foi escrito em prática. Assim, além de colá-los nas agendas ou nos cadernos, a fim de deixar os afazeres mais lógicos e interessantes, uma outra forma de fazer isso é colar os post-its nas paredes dos cômodos que você mais frequenta.

Resumindo, para fazer a organização com post-it de uma maneira ainda mais eficiente basta colá-los nas paredes de lugares onde você vai muito durante o seu dia. Analise alguns lugares estratégicos:

  • espelho do quarto;
  • espelho do banheiro;
  • parede perto da cama onde você dorme;
  • porta do guarda-roupa;
  • computador ou notebook;
  • página de um livro muito usado por você, cadernos, agendas, apostilas.

Além da questão de trabalho, o uso dos post-its é muito importante também para os estudantes, ajudando na memorização e entendimento das matérias. Por isso, principalmente em semanas de provas, é fundamental que você cole-os, por exemplo, na cabeceira da sua cama, relacionando à matéria estudada .

Em vez de utilizar o celular como passa tempo, tire esse momento para dar uma lida nos seus post-its. Fazendo isso de maneira contínua e com eficiência você entenderá aquelas matérias e fórmulas que, por várias vezes, não conseguiu compreender ou decorar.

6. Escreva somente o necessário

Os post-its são feitos em um tamanho menor justamente por esta razão: escrever somente o necessário. De nada adianta você ter essa ferramenta mas não saber utilizá-la de maneira eficiente. Portanto, é necessário ser sucinto e escrever no post-it apenas o que precisa ser memorizado. Em situações nas quais é preciso escrever mais, utilize agendas ou cadernos de anotações.

É importante ressaltar que entrará em contato com os post-its em momentos rápidos e corriqueiros da vida, por isso, não é nada viável escrever um texto enorme neles. Além disso, por mais que você leia várias vezes no dia, o seu cérebro ficará cansado e não absorverá muito daquilo que foi lido.

Portanto, nota-se a tamanha importância da organização com post-it na vida das pessoas, seja para fins de disciplina, seja para fins de estudo e memorização. Os post-its não são apenas pedacinhos de papel, mas também uma invenção que facilitou muito vida de inúmeras pessoas.

Gostou do nosso post? Então, compartilhe este artigo nas suas redes sociais, mostrando para a sua família e amigos!

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Atualmente vivemos em um mundo onde a impressão de documentos e fotos se tornou uma demanda recorrente tanto no uso

Vivemos atualmente em um mundo onde a tecnologia faz parte de todos os aspectos de nossas vidas. E é por

Deixe um comentário

Fechar Menu