Conheça 7 tipos de cadeiras para escritório e como escolher a melhor

As cadeiras são os itens de decoração mais importantes para um escritório. Muitas pessoas se deixam levar pela aparência, no entanto, existem outros critérios que devem ser considerados na hora de escolher a cadeira ideal, como o conforto e a finalidade do assento.

Hoje em dia, existem no mercado diversos tipos de cadeiras para escritório. Cada modelo foi projetado para ser usado em uma determinada situação. As cadeiras utilizadas em salas de espera, por exemplo, são totalmente diferentes dos assentos que você encontra dentro de uma sala de reunião.

A seguir, nós mostraremos a diferença entre os modelos mais populares de cadeiras para escritório. Quer saber mais? Então, continue a leitura!

1. Cadeira do presidente

Esse é um dos melhores modelos de assento para o local de trabalho. A parte do espalmar (onde nós acomodamos as costas) é mais ampla e, geralmente, esses assentos apresentam um encosto para a cabeça.

O diferencial da cadeira do presidente está justamente no conforto e na sofisticação. Seu sistema ergonômico avançado é perfeito para quem passa várias horas sentado. Embora sejam projetadas para serem aconchegantes, essas cadeiras também são as mais luxuosas e modernas da lista, provando que é possível, sim, criar equipamentos ergonômicos sem abrir mão da elegância.

Como o próprio nome já diz, a cadeira do presidente costuma ser ocupada pelas pessoas com os cargos mais altos da empresa, como os CEOs. Assim, é o modelo mais caro desta lista.

2. Cadeira do diretor

A cadeira do diretor só perde para o modelo anterior, no entanto, ela ainda é considerada uma das mais confortáveis e elegantes. A única diferença entre os modelos diretor e presidente é que as cadeiras da segunda categoria são mais altas e têm o espalmar maior.

Esse tipo de cadeira costuma oferecer regulagem a gás na altura pneumática, sistema de travas nos braços, espuma injetada, sanfona em L e revestimentos com tela ou couro. Os exemplares mais modernos contam com sistema de aquecimento e massagem.

3. Cadeira executiva

É o modelo ideal para as equipes da área administrativa da empresa, ou seja, para as pessoas que trabalham dentro de um escritório, mas que não ocupam os cargos mais altos.

A cadeira executiva é o modelo mais utilizado dentro dos locais de trabalho, pois ela conta com vários tipos de sistemas de ajustes que adéquam a cadeira ao biótipo do seu usuário. Esses modelos são também facilmente encontrados em padronagens maiores, que garantem o conforto de pessoas de todos os tamanhos e pesos.

Outro ponto forte dessa cadeira é que, embora seja um modelo aconchegante e regulável, o seu preço não é tão elevado se comparado aos modelos anteriores.

Por fim, é preciso dizer que as cadeiras executivas apresentam acolchoamento confortável e, por isso, são indicadas para pessoas que passam muito tempo sentadas. Esse modelo é comumente usado em salas de reuniões.

4. Cadeira secretária

Esse tipo de cadeira para escritório é mais simples e tem menos sistemas de ajustes. Por isso, ela é indicada para os colaboradores que não passam tanto tempo sentados durante o expediente.

As opções mais ergonômicas são giratórias, oferecem sistema de ajustes de altura, têm sistema de trava nos braços, pés com rodízios que facilitam a locomoção e revestimento com tecido acolchoado para dar mais conforto ao usuário.

Algumas empresas dão essas cadeiras aos colaboradores que passam grande parte do dia sentados, como designers e arquitetos, mas esse é um grande problema. Como nós dissemos no início, esse modelo não foi projetado para ser utilizado durante horas seguidas, devido à falta de ergonomia.

Portanto, esteja ciente: quem passa muito tempo sentado em uma cadeira secretária certamente sente muitas dores no corpo.

5. Cadeira longarina

Esse tipo de assento foi projetado para otimizar o uso do espaço físico dentro de escritórios, recepções, consultórios e salas de atendimento. Trata-se da união de duas, três, quatro ou cinco cadeiras que ficam interligadas e não podem ser separadas.

As cadeiras tipo longarina não são muito confortáveis, e é justamente por isso que elas devem ser usadas em lugares onde as pessoas não passarão muito tempo sentadas. Existem duas opções de cadeiras longarinas: sem braço e com braço. A segunda opção, logicamente, é a mais confortável e, por isso, é indicada para locais em que a espera é mais longa, como consultórios médicos.

6. Cadeira fixa para visita

Todo escritório ou consultório recebe visitas. Como o próprio nome já diz, o objetivo dessa cadeira é deixar os visitantes mais à vontade. O modelo é ideal para compor o mobiliário com as mesas executivas.

Essa cadeira não precisa ser tão sofisticada, tendo em vista que as visitas não passam muito tempo sentadas. No entanto, não fica bem oferecer uma cadeira de qualidade muito inferior, principalmente se o ambiente for mais requintado.

Aposte em modelos de design mais modernos, revestidos e com apoio para os braços. O seu escritório, com certeza, causará uma boa impressão na sua visita.

7. Cadeira auditório

As empresas maiores costumam ter salas de treinamento ou auditórios onde as palestras acontecem. Para esse tipo de ambiente, o assento mais indicado são as cadeiras de auditório.

Elas são muito parecidas com poltronas, sendo os modelos mais usados em teatros e cinemas. Os exemplares mais completos contam com porta-copos e apoio para os pés.

Como você pôde perceber graças a esse texto, existem vários tipos de cadeiras para escritório. Agora que você já sabe qual é o uso certo para cada cadeira, pode mobiliar o escritório da sua empresa sem medo de errar na escolha dos assentos.

Por fim, lembre-se de que a escolha da cadeira influencia diretamente o bem-estar dos seus funcionários. Afinal, pessoas bem acomodadas são mais produtivas. Por isso, não tente levar somente o preço em consideração na hora de comprar as cadeiras, ou você colocará em risco a saúde dos seus colaboradores.

Gostou das nossas dicas? Então, compartilhe este artigo em suas redes sociais para que seus amigos também possam conhecer os melhores tipos de cadeiras para escritório!

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Atualmente vivemos em um mundo onde a impressão de documentos e fotos se tornou uma demanda recorrente tanto no uso

Vivemos atualmente em um mundo onde a tecnologia faz parte de todos os aspectos de nossas vidas. E é por

Deixe um comentário

Fechar Menu