Escolar

Você sabe como fazer lista de material escolar de forma organizada? Aprenda!

julho 10, 2019
Tempo de leitura 6 min
Cartucho Original HP é na PORTPowered by Rock Convert

Para quem tem filhos, todo início de ano é a mesma coisa: volta às aulas, matrícula escolar e uma imensa quantidade de coisas para providenciar, incluindo o material escolar. E a preocupação não para nunca.

Mesmo no segundo semestre, passadas as férias de julho, é sempre necessário repor itens que se perderam na primeira parte do ano letivo. Se você está vivendo essa experiência pela primeira vez, uma dúvida, com certeza, deve estar rondando os seus pensamentos é como fazer lista de material escolar, não é mesmo?

A verdade é que essa lista pode assustar um pouco os pais mais inexperientes. Afinal, são tantos itens necessários – alguns que você nem imaginava que existiam – que essas compras podem pesar no bolso. Mas não se preocupe, nós vamos te ajudar!

Quer estar preparado para esse momento tão importante na vida dos seus filhos? Neste post, apresentamos algumas dicas de ouro para ter uma lista de material escolar organizada, prática e realmente eficiente. Continue com a gente e confira!

O que é preciso ter na mochila do seu filho?

Todos os anos, as escolas fornecem a lista de materiais que vão ser usados ao longo do período letivo. Se você está começando a sua compra do zero, essa lista pode ser o seu guia principal. Entretanto, é importante estar sempre atento a alguns abusos, entendendo o que é obrigação sua e o que é responsabilidade da escola.

Embora essa lista de material possa variar muito de acordo com a escola ou turma do seu filho, alguns itens como livros didáticos, caderno, estojo, caneta, lapiseira, canetinha, lápis de cor, borracha, régua, tesoura e cola são necessários por quase toda a fase escolar.

Além disso, algumas escolas ainda incluem materiais que serão usados em atividades em sala de aula, como tinta, papel sulfite, EVA, papel-cartão, dentre outras coisas. Nesse ponto, é importante estar atento a quantidade dos itens pedidos, que não pode ultrapassar o que realmente será usado pelo seu filho durante o ano.

Itens para o uso coletivo, como papel higiênico para o banheiro, não podem ser inseridos na lista e, caso aconteça, deve ser questionado. A ideia é que a lista oriente os pais sobre o que vai ser usado pela criança na escola, mas fica proibida qualquer exigência de um produto ou marca específica.

Embora a escola possa definir um padrão e quantidade de material, o bom senso dos pais para entender o que é realmente necessário é muito importante. Uma boa dica é, em caso de dúvidas, pedir esclarecimento da escola ou dos professores sobre a lista.

Quais são as principais dicas para uma lista organizada?

E agora que você já sabe por onde começar a organizar a compra dos materiais escolares do seu filho, apresentamos algumas dicas que vão te ajudar a deixar a lista mais organizada e funcional. Confira abaixo:

Separe por categorias

Comece a sua organização separando a lista por categorias de produtos. Isso pode parecer apenas um detalhe, mas vai fazer toda a diferença na hora de pesquisar preços e encontrar todos os itens com mais rapidez. É possível dividir em grupos como papel, cadernos, bolsas, lápis etc.

Geralmente, as lojas de material escolar – mesmo as online – também dividem os seus produtos por categorias e você pode ir fazendo as suas compras de forma mais fácil e organizada, além de evitar que aquele conjunto de lápis superimportante fique para trás porque foi anotado bem no fim da lista.

Comprou Ganhou HP - 20% Kit Recarga de TonerPowered by Rock Convert

Leve em conta o gosto e preferência da criança

Especialistas em economia orientam os pais a fugirem de materiais escolares de marca e temáticos, que costumam ser bem mais caros do que itens básicos. Mas é preciso encontrar um meio termo nessa etapa, levando em consideração também os gostos e a preferência do seu filho.

Antes de ir as compras, converse com ele sobre suas expectativas em relação ao material e aos seus temas preferidos. Se não for possível comprar todo o material de um determinado desenho ou linha, você pode investir em alguns itens e personalizar outros com adesivos e etiquetas especiais.

Identifique o grau de importância de cada item

Ter bom senso é essencial na hora de comprar material escolar e esse cuidado já começa na hora de organizar a sua lista. Para isso, uma boa dica é identificar os itens mais importantes e priorizá-los.

Você não precisa comprar todas as coisas da lista de uma vez só e entendendo o que é realmente importante para começar o ano letivo, fica mais fácil priorizar os itens certos.

Crie um checklist

Além da lista fornecida pela escola, recomendamos que você faça um checklist de todos os materiais que vai comprar. Assim, fica mais fácil controlar todas as etapas: da pesquisa por preço até a sinalização dos itens que já foram adquiridos.

Na correria das compras, o checklist vai ser um aliado e tanto para a sua memória não falhar. Afinal, você não vai querer que nenhum material importante fique para trás, não é mesmo?

Planeje-se financeiramente

Não menos importante, o planejamento financeiro é o passo que faltava para fazer uma lista de material escolar de forma organizada e (acredite!) merece atenção redobrada. Independentemente da forma de pagamento que você escolha usar na compra desses itens, é essencial entender exatamente o valor que será gasto.

Uma boa prática é, antes mesmo de a lista da escola chegar, definir qual é o seu orçamento disponível e começar a ter uma primeira noção sobre o assunto. Pesquisar preços também é importante para evitar que você saia comprando sem saber os valores e tome um verdadeiro susto no final.

Se você não perde uma oportunidade de economizar na compra dos materiais escolares, o pagamento à vista é a melhor opção. Mas, para isso, o seu planejamento financeiro precisa começar ainda mais cedo, separando e guardando o valor dos materiais de forma estratégica e organizada.

Bem bacana, não é mesmo? Como você pode perceber, organizar a lista de materiais escolares dos seus filhos pode ser mais fácil e prático do que se imagina. Basta planejamento, boa vontade e muita criatividade!

Agora que você sabe todas as melhores dicas de como fazer lista de material escolar, que tal compartilhar este post em suas redes sociais e ajudar outros pais a se organizarem para a chegada do período letivo?

 

    Scroll Up