Escolar

Como garantir o melhor preço na compra de materiais escolares?

agosto 26, 2019
Tempo de leitura 5 min
PORT, distribuidor oficial ChamexPowered by Rock Convert

A volta às aulas traz uma preocupação a mais para quem tem filhos: a aquisição dos materiais escolares. Esse é um dos maiores gastos do início de ano para as famílias e, por ser uma despesa recorrente, precisa estar incluída no planejamento anual. Além dos gastos extras e impostos que chegam no começo do ano, é preciso estar bem preparado para conseguir o melhor preço de materiais escolares sem perder na qualidade dos produtos.

Muitos pais buscam oferecer o melhor material didático para os seus filhos, deixando que eles escolham capas de caderno com personagens da moda e itens escolares personalizados como forma de mantê-los motivados ao longo do ano letivo. Porém, não se pode esquecer de manter o orçamento doméstico equilibrado. Pensando nisso, fizemos este post com 4 dicas para que você faça uma boa compra, satisfazendo à vontade das crianças e mantendo as finanças sob controle. Acompanhe!

Tenha uma lista com todos os materiais

Geralmente, um pouco antes do fim das férias, as escolas disponibilizam uma lista com os materiais escolares que serão fundamentais para o ano letivo. Muitas vezes, essa lista pode conter itens que não são de real utilidade para os alunos ou que não podem ser exigidos pela escola, como produtos de limpeza e material de escritório.

Por isso, é preciso ficar atento à lista fornecida pelo colégio e pesquisar sobre os direitos e deveres da instituição com relação ao material escolar. Caso haja algum item em desacordo com as exigências permitidas por lei, a situação deverá ser exposta e alinhada nas reuniões escolares, sendo fundamental que os pais participem. Assim, é possível identificar o que precisa ou não comprar, evitando gastos desnecessários.

Portanto, o primeiro passo para conseguir economizar na compra dos materiais escolares dos seus filhos é avaliar e selecionar os itens realmente necessários da listagem fornecida pela escola. Também é importante identificar e anotar tudo que será preciso comprar e que não está na lista. Isso otimiza o tempo das compras, evita impulsos consumistas e não deixa que nenhum material indispensável seja esquecido.

Faça a cotação para conseguir o melhor preço de materiais escolares

Uma dica valiosa para conseguir o melhor preço de materiais escolares é fazer uma cotação dos custos antes de comprar qualquer item da lista escolar. Muitas vezes, por falta de tempo ou de paciência para pesquisar, muitos pais vão na primeira loja que encontram e acabam gastando bem mais.

Como há uma enorme variação de preços de loja para loja, o ideal é pesquisar e comparar os valores sem deixar de considerar outros aspectos importantes, como a qualidade do produto e as formas de pagamento. Atualmente, com o fácil acesso à internet, é possível fazer essa pesquisa de forma rápida e fácil entre vários estabelecimentos.

Existem diversos sites que comparam preços de um produto, identificando a loja que oferece o mais acessível. Além disso, é possível acessar as lojas on-line, que trazem grande comodidade e evitam o trabalho de visitar lojas físicas cheias de consumidores. Também é possível analisar as melhores condições de pagamento, avaliar o prazo de entrega e ponderar o que será mais vantajoso de acordo com as suas necessidades.

PORT, distribuidor oficial BICPowered by Rock Convert

Vale ressaltar que é imprescindível considerar a qualidade dos produtos, pois, muitas vezes, o barato pode sair muito mais caro. As lojas podem oferecer preços baixos e ter produtos de má qualidade, o que, a longo prazo, não será vantajoso. Por isso, economize nas compras sem perder o bom senso.

Avalie a diferença entre as marcas

Como citado anteriormente, deve-se fazer uma cotação para conseguir o melhor preço de materiais escolares, mas esse não pode ser o fator decisivo e o único a ser considerado na hora da compra. A qualidade do material é fundamental, pois não adianta optar pelo produto mais barato e ter que comprar outro daqui alguns meses em razão do material adquirido não ter a durabilidade esperada ou não atender às expectativas.

Por isso, é importante pesquisar sobre as marcas disponíveis de cada material, buscar por referências pelas pessoas que já adquiriram produtos da fabricante escolhida e pela reputação dela no mercado. Isso vale tanto para as marcas mais conhecidas quanto para as que têm uma atuação menor no segmento.

Avalie a diferença entre elas, o que podem oferecer de vantajoso, e descubra qual se aproxima mais do que você espera dos produtos. Opte por marcas que você já conhece e que tenha excelência em seus produtos. Você pode até pagar um pouco mais por isso, mas terá a garantia de que aquele produto será satisfatório, funcional e duradouro. O importante é que o material escolar atenda a todas as necessidades do aluno com o maior custo-benefício.

Compre on-line

Atualmente, o comércio eletrônico vem ganhando cada vez mais adeptos e são várias as razões. As lojas on-line podem oferecer menores preços, uma variedade maior de produtos, melhores condições de pagamento e mais comodidade para os consumidores.

Essa é mais uma dica valiosa para economizar na hora de comprar os materiais escolares dos seus filhos. Além de poupar o seu tempo e oferecer a comodidade de comprar sentado no sofá da sua casa, as lojas on-line oferecem produtos de qualidade e das melhores marcas e você recebe as compras no endereço de sua preferência.

Por exigir um prazo de entrega, é importante planejar as comprar com antecedência para que os materiais cheguem antes do início do ano letivo. Agora que já estão claras as vantagens que as lojas on-line oferecem, basta um bom planejamento para que você faça boas compras!

Como foi visto, existem diversas formas de economizar e conseguir o melhor preço de materiais escolares sem deixar de agradar seus filhos e sem comprometer o orçamento da família. É possível equilibrar preço e qualidade e encontrar os produtos com maior custo-benefício. E o melhor de tudo: de forma rápida e prática, sendo preciso apenas um pouco de pesquisa e planejamento. 

Gostou do nosso conteúdo? Quer saber mais sobre o planejamento de compras de materiais escolares? Então, descubra como fazer uma lista de material escolar de forma organizada!

PORT, distribuidor oficial 3MPowered by Rock Convert
    Scroll Up