Quer saber como ser um comprador estratégico? Veja 4 dicas!

Foi-se o tempo em que o papel do comprador poderia ser resumido em efetuar, no mínimo, três cotações e fechar negócio com o fornecedor que oferecesse os melhores preços e formas de pagamento. Com o passar dos anos, os gestores perceberam que o setor de compras pode se transformar em uma área estratégica muito importante para as organizações, é por isso que o perfil do comprador ideal mudou.

Mas, afinal, qual é a diferença do comprador tradicional para o comprador estratégico? Ao longo deste artigo, além de responder a essa questão, nós mostraremos detalhadamente quais são as habilidades esperadas de um comprador estratégico.

Quer saber mais? Então acompanhe a leitura!

Quais são as características de um comprador estratégico?

O comprador tradicional era o profissional responsável por garantir o abastecimento da empresa, comprando matéria-prima, produtos para consumo próprio e até mesmo para revenda. Também era papel do comprador acompanhar os valores e os prazos de entrega de todo o material adquirido.

No entanto, o cenário corporativo mudou, e o mercado está muito mais competitivo do que antigamente. Por isso, faz-se necessário que as empresas contratem compradores mais empenhados em participar ativamente do planejamento estratégico da corporação.

Hoje em dia, o que se espera de um comprador é muito mais do que somente finalizar uma requisição de compra. O comprador estratégico precisa compreender que as suas escolhas afetam diretamente as demais áreas da empresa, pois, apesar de cada setor ter o seu objetivo próprio, o ideal é que todos os processos estejam integrados. As estratégias de compra precisam estar alinhadas com a estratégia principal da organização.

O grande objetivo de um comprador é, e sempre será, a lucratividade. O departamento de compras é um dos setores que gera mais gastos e movimentação de capital, portanto, a prioridade do profissional dessa área é, sim, conseguir os melhores preços para reduzir os custos. No entanto, o comprador estratégico também precisa estar atento à qualidade dos produtos e à boa relação com os fornecedores. 

Como ter uma atuação mais estratégica dentro do setor de compras?

1. Interaja com os outros departamentos da empresa

A melhor forma de entender e atender as necessidades de cada área da organização é presenciando o cotidiano dos setores. É necessário ter uma maior interação com os colaboradores e principalmente com os gestores de cada departamento. Só assim os compradores poderão sugerir novas alternativas para sanar as necessidades específicas daquela área, seja buscando um novo fornecedor ou recomendando um novo processo que otimize a cadeia de suprimentos.

2. Estreite os laços com os fornecedores

Os fornecedores devem ser vistos e tratados como parceiros. Quanto melhor for a relação da sua empresa com eles, maior será o seu poder de barganha, seja para pedir melhores formas de pagamento, preços mais baixos e até mesmo prazos de entrega mais curtos. Para que o seu fornecedor sinta que realmente há uma parceria entre vocês, faça questão de divulgar os produtos dele e lembre-se de que, às vezes, é preciso ceder durante as negociações. Em uma parceria, uma parte não pode tentar sair mais vantajosa que a outra.

O comprador estratégico não pode ter medo de inovar. Tente fazer novos acordos com seus fornecedores antigos e, se alguma dessas parcerias não for mais vantajosa para a sua empresa, não tenha medo de trocar de fornecedor. Assim como é necessário ter parcerias de longa data, também é preciso saber quando é a hora de mudar e não ter medo de negociar com fornecedores novos.

3. Tenha senso de urgência

Todas as empresas dependem da atuação dos profissionais do departamento de compras, afinal, eles são os responsáveis por garantir o abastecimento. Se por alguma falha dos compradores algum produto acabar subitamente, toda a produção será afetada.

É inadmissível, por exemplo, que um escritório tenha que parar as suas atividades porque o comprador adquiriu uma quantidade pequena de folhas sulfite. Contudo, não confunda senso de urgência com compras exageradas. Comprar quantidades absurdas e estocar material também não são práticas vantajosas.

Portanto, o comprador estratégico precisa estar sempre atento para que a empresa tenha a quantidade certa de todos os produtos e ter sempre um plano B para resolver situações de emergência.

4. Acompanhe os indicadores de performance

Os gestores trabalham diariamente com números e resultados, portanto, o uso dos indicadores de performance é essencial na vida desses profissionais. Por meio desses indicadores, o comprador pode perceber com mais clareza quando um negócio está indo bem.

O comprador estratégico deve analisar dados como valor da compra, número de fornecedores disponíveis e economia feita em cada aquisição. Tendo em mão essas informações, os compradores poderão ajudar no crescimento da empresa, afinal, todo valor economizado pode ser usado para futuros investimentos. Analise a estratégia e os objetivos da sua empresa, dessa forma, você será capaz de escolher os melhores indicadores de performance.

Quais são os desafios na carreira de um comprador estratégico?

Ser um comprador estratégico não é uma tarefa fácil. Os dois maiores desafios dessa profissão estão relacionados ao universo da informação. Esse comprador precisa estar em constante evolução para conseguir acompanhar as mudanças do mercado, seja fazendo cursos de capacitação ou treinamentos.

Outro desafio importante é acompanhar o surgimento de novas tecnologias. Quando falamos em tecnologia, não estamos nos referindo somente aos novos computadores e celulares, mas aos softwares que automatizam as compras, sistemas de monitoramento de estoque e utilização da inteligência virtual.

Agora que você já sabe qual é o papel do comprador estratégico e quais são as habilidades esperadas desse profissional, comece a investir em cursos de capacitação para que você deixe de ser um comprador tradicional e se torne uma peça importante dentro do planejamento estratégico da sua empresa.

Outra dica importante é contar com fornecedores e distribuidores oficiais, ao invés de negociar com outro revendedor. Ao fechar negócio diretamente com o distribuidor, você terá maior chances de conseguir condições especiais de pagamento, por exemplo. Sabemos que não é fácil lidar com todas as mudanças que a profissão sofreu nos últimos tempos, mas, se você seguir todas as nossas dicas, temos certeza de que, em pouco tempo, se tornará um grande comprador estratégico.

Gostou deste texto? Gostaria de ler outras dicas sobre o departamento de compras? Então confira este artigo em que nós falamos sobre os principais erros no planejamento de compras corporativas. 

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