Veja o Guia do Conteúdo
Com a transformação digital das empresas, as tecnologias 4.0 têm se tornado uma tendência cada vez maior e nos mais variados setores. Da Indústria 4.0 à logística 4.0, vemos agora a expansão do mesmo conceito ser aplicada em outras áreas das organizações, como é o caso das Compras 4.0.
Tudo isso está atrelado ao avanço de novas ferramentas tecnológicas, do aprimoramento de inúmeros equipamentos de informática, do surgimento de softwares e aplicativos de gestão e das próprias mudanças de hábitos e métodos relacionados às rotinas de trabalho de hoje.
Pensando nisso e sempre dispostos a trazer informações e dicas úteis aos nossos leitores, resolvemos preparar um post exclusivo para abordar essa nova ideia de Compras 4.0, o que ela defende e como é aplicada nas companhias.
Quer conferir? Então, continue a leitura até o final e tome nota das dicas. Vamos começar?
Afinal, o que é o conceito de Compras 4.0?
Com a chamada quarta revolução industrial, o que fez surgir o conceito de Indústria 4.0, o setor produtivo sofreu uma imensa transformação digital em diferentes processos que, até então, dependiam necessariamente da interferência humana para serem executados.
Esse mesmo conceito se estendeu a diversos outros setores dentro do mercado, como logística, vendas, comunicação, até chegar também à área de compras, que igualmente aos demais, também passa por essa transformação tecnológica de forma constante.
Sendo assim, podemos considerar que a ideia de Compras 4.0, na verdade, refere-se a uma “revolução” nas atividades de um setor primordial em qualquer empresa, porém que agora conta com a intervenção de novas tecnologias, novos sistemas e métodos: o setor de compras.
Nessa nova era digital, o setor de Compras 4.0 traz à tona a importância – e para muitos, uma necessidade – do uso de novas ferramentas e novos sistemas de aquisição de materiais e insumos para a empresa, gerando, assim, benefícios inúmeros, como aumento da produtividade, mais controle, redução de custos, praticidade e segurança para o negócio.
Quais são essas tecnologias aplicadas ao conceito de Compras 4.0?
Em tempos atuais, a tecnologia se faz presente e torna todos os setores da economia muito mais dinâmicos. Por isso, vivemos em uma era extremamente mutável, na qual o que consideramos moderno hoje, amanhã, já pode ser substituído ou, pelo menos, adaptado por soluções ainda mais avançadas.
Esse é o grande segredo do cenário atual. É fundamental que as empresas busquem por essas mudanças e se adaptem às novas tendências de compras, a fim de permitir que seus negócios não fiquem para trás em relação ao mercado.
Entre as principais práticas e tecnologias relacionadas ao setor de Compras 4.0 hoje, podemos destacar as seguintes tendências. Confira!
- Inteligência Artificial (IA);
- pedidos por meio de E-commerces;
- Internet das Coisas (IoT);
- Cloud Computing;
- Big Data.
Quais são os impactos causados às empresas?
Toda transformação gera impactos e requer tempo para adaptações. No entanto, elas são fundamentais para a sobrevivência de qualquer negócio e, inclusive, podem ser a chave para o sucesso e a produtividade que faltam na companhia.
Em plena era digital, é imprescindível que os gestores estudem e avaliem a importância dessa modernização no setor de compras de suas empresas e percebam os benefícios que ela pode agregar a essa área.
Para exemplificar melhor, nós destacamos alguns desses principais impactos da transformação digital no setor de compras de uma empresa. Confira!
Digitalização plena
Hoje, essa ideia de digitalização já é uma realidade em diversos setores de uma companhia, e não seria diferente na área de compras. Podemos dizer que essa tendência traz impactos diversos às atividades e à rotina dos profissionais, como a praticidade, a rapidez, a segurança e a flexibilidade.
Quer um exemplo prático para entender melhor? Imagine poder substituir seus formulários impressos ou pedidos de compras por documentos digitais! Isso reduziria, consideravelmente, o número de impressões na sua empresa, agilizaria diversos procedimentos (preenchimento, envios, recebimentos etc.) e garantiria mais segurança contra fraudes, erros de leituras, extravios etc.
Além disso tudo, a digitalização do setor de compras tem um apelo direto em relação ao uso consciente dos recursos, o que pode reforçar algumas pautas de sustentabilidade dentro da empresa.
Otimização das compras
Atualmente, com sites especializados e um suporte online muito mais amplo, é cada vez mais comum que o setor de Compras 4.0 usufrua desses canais digitais para adquirir seus produtos de escritório, de informática e insumos em geral, ao invés de enviar algum responsável até a loja para isso, ainda mais em tempos de distanciamento social como uma necessidade geral.
Ou seja, isso permite otimizar o processo de compras de uma forma totalmente interna, prática e eficaz e, ainda, contribuir na redução de custos operacionais da empresa.
Redução de atividades manuais
Outra característica do setor de Compras 4.0 é o uso de ferramentas próprias de gestão e de métodos mais modernos, que permitem reduzir a necessidade de atividades manuais. Por exemplo, o que não faltam são softwares e até planilhas inteligentes de controles de estoques, de movimentação interna de materiais e até mesmo de inventários.
Controladores de dados, aplicativos de gestão e plataformas modernas são alguns exemplos dessa evolução digital no setor e, sem dúvidas, que têm permitido que profissionais planejem melhor suas aquisições, reduzam as perdas, evitem pedidos desnecessários e trabalhem de forma mais estratégica.
Automatização do setor
Além de todas as vantagens e todos os benefícios já citados sobre o conceito de Compras 4.0, vale destacar que parte dessa transformação digital também se deve à evolução da inteligência artificial atrelada a esse setor. Para exemplificar melhor isso, podemos lembrar-nos de que existem equipamentos inteligentes como prateleiras e esteiras automáticas, empilhadeiras sem operadores e até mesmo os coletores de dados, capazes de armazenar informações completas de cada produto em pequenos adesivos com códigos de barras ou RFID.
Toda essa transformação digital é a principal responsável pela conceitualização do setor de Compras 4.0. Essas e muitas outras tendências apontam para um futuro já em prática em muitas empresas e que tem trazido inúmeras vantagens para o negócio, desde o ganho de eficiência, passando pela redução de custos até a diferenciação da marca perante o mercado. Portanto, não espere mais e faça parte dessa evolução também.
Curtiu as dicas sobre Compras 4.0? Quer saber mais sobre transformação digital no setor de compras? Então, aproveite para ler também nosso próximo artigo e descubra quais são as melhores ferramentas de organização para o seu escritório.
Comprar artigos para escritório
Na loja Port você conta com diversos produtos para escritório. Confira descontos e promoções de frete grátis.