Entenda o que é um bullet journal e quais os benefícios de usá-lo

Manter uma rotina organizada é uma tarefa muito difícil, principalmente se você não conta com a ajuda de algum recurso extra, como agendas, planners ou aplicativos de gerenciamento de tarefas.

Neste texto, nós mostraremos a maior tendência no quesito organização e planejamento: o bullet journal. Se você está com dificuldades para conciliar compromissos, lembrar os horários dos seus afazeres e traçar metas, essa ferramenta é a solução perfeita.

Interessado no assunto? Continue com a leitura, entenda melhor o que é bullet journal e saiba quais os seus benefícios!

O que é bullet journal?

O bullet journal foi criado em 2012 pelo designer americano Ryder Carroll. Segundo o seu site oficial, o bullet journal (também conhecido como BuJo) é “uma prática de mindfulness disfarçada de sistema de produtividade. Foi pensado para ajudar você a organizar o seu os seus dias enquanto você se mantém atento às suas motivações e objetivos.

As pessoas costumam confundir o bullet journal com agendas e planners. No entanto, o BuJo é muito mais completo e flexível que qualquer outro método de organização.

Existem pessoas que não conseguem se acostumar com a forma que as agendas tradicionais funcionam, afinal, todas elas seguem o mesmo modelo e não dão muito espaço para que o usuário modifique a estrutura de acordo com as suas necessidades — já o bullet journal é totalmente diferente.

Grande parte das folhas dos bullet jounals são todas em branco, alguns modelos nem sequer têm linhas. Hoje em dia, já existem BuJos que já são vendidos personalizados, mas a graça desse modelo de organização é justamente poder criar o seu próprio caderno de afazeres.

Se você é uma pessoa mais visual, o seu BuJo pode ser cheio de colagens, desenhos e gráficos. No entanto, quem prefere a moda minimalista pode preencher o caderno com listas de afazeres simples e anotações curtas. As possibilidades são infinitas!

A grande magia do bullet journal está em você mesmo planejar, criar e encontrar a melhor estrutura para organizar os seus dias. Ao personalizar e preencher o seu BuJo, você transformará a organização em um hábito diário. Portanto, a criação ajuda o usuário a entender melhor como seus dias funcionam.

Como montar um bullet journal?

Se você quer começar a personalizar o seu BuJo, mas não sabe por onde começar, as dicas que nós daremos a seguir serão de grande ajuda. Acompanhe!

Escolha o caderno ideal

Um bullet journal pode ser feito usando qualquer tipo de caderno como base. Muitas pessoas preferem os cadernos sem pauta, pois as linhas atrapalham o processo de criação. Entretanto, não há problema algum em usar cadernos com pauta para fazer um BuJo.

Outra questão muito importante é o tamanho do caderno. Um caderno grande é sinônimo de mais espaço, no entanto, você também deve pensar na praticidade. Quanto maior o caderno, mais difícil será carregá-lo com você ou guardá-lo.

Se deseja fazer muitas anotações, é melhor comprar um caderno tamanho A5, que é grande o suficiente para guardar bastante informações, mas seu tamanho não impede que você o carregue em uma bolsa. No entanto, se você pretende usar menos o seu bullet journal, o melhor é optar pelas opções menores e com menos folhas.

Além de tudo o que já citamos, existem outros critérios que podem ser levados em consideração na hora de escolher o seu caderno, como a gramatura do papel, o material da capa, a cor das folhas e muito mais. Todos esses detalhes podem parecer bobos, mas eles fazem a diferença.

Determine os seus objetivos

Afinal, por que você quer fazer um bullet journal? O ideal é começar a fazer o BuJo depois de entender e estabelecer os seus objetivos, pois a criação das páginas depende totalmente disso.

Por exemplo, quem deseja ter uma vida mais saudável pode acrescentar ao BuJo a quantidade de copos de água tomados por dia, planejar suas refeições diárias e organizar seus horários para praticar mais exercícios. Por outro lado, quem não tem esse objetivo não precisa perder tempo anotando esse tipo de coisa em seu BuJo.

Crie as suas legendas

O uso de legendas é uma das características mais marcantes dos bullet journals. Essa estratégia é muito importante para concluir as principais funções do caderno, que são organizar a rotina e otimizar o tempo.

Você pode, por exemplo, marcar as tarefas a fazer com uma estrela e as tarefas que já foram terminadas com um círculo. Use a sua imaginação e crie uma linguagem própria para o seu BuJo, só não exagere na quantidade de símbolos. Caso contrário, o uso de legendas pode confundir em vez de ajudar.

O objetivo das legendas é tornar a leitura do BuJo mais rápida e simples, de modo que, com apenas um vislumbre da página, o leitor entenda perfeitamente tudo o que ele precisa fazer naquele dia.

Quais os benefícios do bullet journal?

Todo mundo sabe que o bullet journal é um ótimo método para gerenciar tarefas. No entanto, a maioria das pessoas desconhece seus outros benefícios e acha um desperdício de tempo personalizar um caderno se existem as agendas.

A verdade é que criar um bullet journal pode ser uma atividade terapêutica. Colocar as ideias no papel e escrever sobre os nossos sentimentos ajuda a lidar com a depressão e a ansiedade. Quem é introvertido e não consegue verbalizar os seus pensamentos, com certeza, vai se identificar com o BuJo.

Além disso, já foi comprovado cientificamente que o nosso cérebro guarda com mais facilidade tudo o que nós escrevemos. Portanto, ao organizar os seus compromissos no papel, você estará, de certa forma, exercitando a sua memória.

Agora que você já sabe o que é bullet journal e quais são as suas vantagens, não há mais desculpas para ser desorganizado. Essa é a forma mais divertida e saudável de colocar em ordem uma rotina bagunçada.

Quer comprar um caderno para fazer o seu bullet journal? Está à procura de uma loja com materiais de papelaria? Então, entre em contato conosco agora mesmo e conheça mais sobre a PORT e os produtos que nós vendemos!

Comprar artigos para escritório

Na loja Port você conta com diversos produtos para escritório. Confira descontos e promoções de frete grátis.

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

Com a crescente evolução tecnológica e o aumento da demanda por uma conectividade confiável, escolher um roteador adequado se tornou

Estar conectado é essencial atualmente, em função disso a qualidade do roteador Wi-Fi exerce um papel fundamental nessa conexão. A

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Deixe um comentário

Fechar Menu