O que é strategic sourcing? Descubra suas vantagens!

Você sabe o que é Strategic Sourcing, também conhecido como Matriz Estratégica de Abastecimento? É uma ferramenta inovadora para o setor de compras/suprimentos. Ele permite uma análise criteriosa de todo o processo de aquisição de um produto ou serviço e os impactos que pode gerar para a organização.

Com isso, o setor passa a atuar de forma estratégica e não apenas operacional para garantir a excelência dos resultados. Os fornecedores que oferecem maior custo-benefício podem ser identificados e novas estratégias de relacionamento podem ser estabelecidas a fim de melhorar as negociações.

Quer saber o que é Strategic Sourcing, as suas vantagens e como implementá-lo no seu negócio? Acompanhe este artigo!

O que é Strategic Sourcing?

Na prática, o Strategic Sourcing é uma interação entre a inteligência no processo de compras (sourcing) e a parte operacional tradicional (procurement). São mecanismos que andam juntos, visando o melhor desempenho das operações e o maior custo-benefício das aquisições.

sourcing analisa o mercado de fornecedores detalhadamente, identifica os que oferecem os melhores benefícios, faz o mapeamento dos itens em categorias, estuda as especificações dos materiais, estabelece estratégias de compra, relacionamento com os fornecedores e também de toda a parte operacional.

procurement refere-se às operações tradicionais de compra: controle de solicitações/requisições, elaboração e gestão de contratos, gerenciamento e acompanhamento dos pedidos.

Assim, a empresa sai do modo automático de optar pelo menor preço, que nem sempre é o que atende melhor às suas necessidades em longo prazo. Cria-se uma nova política de compra em que vários fatores além da necessidade imediata são considerados, como: durabilidade e manutenção do produto, seguros, fase de projetos, mobilidade, segurança, composição fiscal etc.

Quais são as vantagens do Strategic Sourcing para as empresas?

Redução de custos

Com essa metodologia, a empresa consegue potencializar qualidade e preço, pois analisa todos os insumos e não só o custo final. Isso garante uma visão sistêmica da compra, incluindo a análise de custos externos e internos que impactam o produto final, o que permite identificar onde é possível economizar.

O objetivo é encontrar o ápice da otimização, em que se paga o mínimo pelo máximo de qualidade, disponibilidade e agilidade. Ou seja, usar o poder de compra como estratégia para obter o melhor desempenho com redução de custos.

Melhor desempenho da área de compras

Essa técnica também proporciona um melhor desempenho do setor de compras, visto que as negociações se tornam mais otimizadas e transparentes. Com uma perspectiva abrangente do sistema, é possível implementar melhorias contínuas.

A padronização dos processos de compra eleva a qualidade do produto final e de todos os meios usados para desenvolvê-lo, aumenta o poder de negociação com os fornecedores e traz uma definição melhor das estratégias. Além disso, potencializa o tempo da equipe, que pode se dedicar mais às estratégias e menos ao sistema operacional.

O Strategic Sourcing também garante a qualidade e boa disposição dos fornecedores, assegurando que todo o processo de compra seja feito de acordo com a legislação e as normas vigentes.

Maior estruturação da empresa

Como mostramos, o Strategic Sourcing permite aprimorar todos os processos da empresa e isso se dá pela estruturação em etapas. Graças a ela, é possível analisar tudo o que envolve a aquisição de um produto, como insumos, custo total, mercado fornecedor, padrões de fornecimento etc.

Isso permite que a empresa desenvolva estratégias específicas para melhorar o fornecimento, as negociações, as operações, o gerenciamento e o monitoramento das etapas. Assim, ela passa por uma estruturação total, que necessita do envolvimento e comprometimento de todos para alcançar excelência em qualidade e resultados.

Como é feita a implementação do Strategic Sourcing no setor de compras?

Implementar o Strategic Sourcing no setor de compras não é tão simples. É preciso ter colaboração, eficiência na coleta de dados e inteligência operacional. A política de menor preço precisa cair por terra, pois nem sempre o menor preço significa melhor custo-benefício. Por isso é tão importante ter uma perspectiva abrangente da aquisição, em que são avaliados outros fatores além do investimento.

Por exemplo, uma empresa que considera utilizar outsourcing de impressão precisa avaliar diversos fatores antes de optar por esse serviço e não somente o preço. A demanda de impressão é o primeiro deles, porque o outsourcing pode ser vantajoso para grandes volumes de impressão mensal, compensando o aluguel dos equipamentos. Em caso de demandas menores, as impressoras próprias são a melhor solução.

Outro ponto a ser considerado é a disponibilidade de equipamentos na empresa. Se a empresa já tem impressoras suficientes para a sua demanda, é muito mais vantajoso comprar cartuchos originais. Isso permite um contato direto com o fornecedor, sendo possível negociar e conseguir melhores preços e condições de pagamentos.

Optar por impressoras próprias demanda não só cartuchos, mas também papel, dispositivos e suprimentos, aumentando as possibilidades de reduzir custos, já que as negociações serão feitas diretamente com o fornecedor. Se a empresa tiver um bom fornecedor que ofereça qualidade e condições facilitadas, impressoras próprias podem ser muito mais baratas e vantajosas.

Portanto, implementar o Strategic Sourcing na área de compras exige muito cuidado e uma análise criteriosa de todos os fatores que interferem no nível e no valor final do produto. Para isso, temos algumas dicas:

  • avalie o mercado de fornecedores — entenda as necessidades reais da sua empresa para conseguir identificar os melhores fornecedores considerando agilidade, qualidade e custo;
  • analise os gastos do negócio — tudo que o setor de compras quer é manter a qualidade e economizar. Para isso, é necessário identificar e analisar detalhadamente todos os gastos do seu negócio;
  • avalie a sua empresa — entre as análises necessárias para implementar o Strategic Sourcing está a análise da própria empresa. É importante identificar os pontos fracos e fortes do seu negócio tanto para criar soluções para os fracos como para aperfeiçoar e valorizar os fortes.

Como mostramos, com a metodologia adequada, o setor de compras não é apenas operacional. É possível aplicar habilidades de gerenciamento e estratégias de negócios para obter os melhores resultados. Agora que você sabe o que é Strategic Sourcing e quais são as suas vantagens, implemente-o no seu negócio e obtenha vantagem competitiva!

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