Como organizar a agenda dos filhos? Confira nossas 4 dicas

Se administrar horários e conciliar compromissos são tarefas difíceis até mesmo para nós, adultos, imagine o quão complicado isso seja para as crianças.

As crianças de hoje em dia têm uma rotina tão atarefada e corrida quanto os adultos. Elas fazem muito mais do que apenas atividades escolares. A falta de uma rotina organizada pode impactar no desenvolvimento da maturidade dos pequenos e comprometer os seus estudos — por isso é de extrema importância que os pais ajudem.

Continue com a leitura deste texto e aprenda como organizar a agenda dos seus filhos!

Qual a importância de uma rotina organizada para as crianças?

As crianças precisam aprender desde cedo que respeitar horários e cumprir compromissos são tarefas muito importantes, embora possam parecer um tanto chatas. A organização não é uma virtude mas, sim, um hábito. Dessa forma, ao incentivar os pequenos a administrarem seu tempo, você estará garantindo que os seus filhos se tornem adultos responsáveis no futuro.

A elaboração de um cronograma também ajuda a lidar com as expectativas dos pequenos. É normal que as crianças sejam mais impacientes que os adultos, portanto, planejar o futuro é uma forma de aquietar toda a ansiedade das crianças, pois elas saberão exatamente o que acontecerá nos próximos dias.

Por último, planejar a rotina dos pequenos também é importantíssimo para que os pais possam organizar seus dias, afinal, os pais é quem são responsáveis por acompanhar os filhos nas atividades da escola, inventar brincadeiras divertidas em casa, ajudar a fazer a tarefa do curso de inglês e assim por diante. Uma criança com a rotina bagunçada acaba atrapalhando o rendimento dos seus responsáveis, seja na vida pessoal ou profissional.

Como organizar a rotina de uma criança?

Nós sabemos que planejar um cronograma para uma criança e conciliar seus afazeres com os horários disponíveis dos pais é muito difícil Entretanto, existem algumas dicas que podem tornar essa tarefa um pouco mais fácil. Confira a seguir!

1. Conheça o seu filho

Muitas vezes nós, pais, forçamos as nossas crianças a fazerem algo que nós julgamos ser o melhor para elas, e isso é um erro. Se o seu filho não gosta de futebol, você não deveria obrigá-lo a praticar esse esporte, por exemplo.

Analise todos os compromissos do seu filho e veja o que ele realmente faz por prazer e o que ele faz por obrigação. É claro que, algumas vezes, as crianças precisam realizar alguma atividade contra a sua vontade para o seu próprio bem, mas isso não deve acontecer sempre.

2. Estabeleça prioridades

Lembre-se que a prioridade de qualquer criança é estudar. Sobrecarregar os dias do seu filho com várias atividades extras pode acabar atrapalhando o seu desempenho escolar, afinal, as crianças precisam de tempo para assimilar novas informações e para estudar em casa.

É claro que o seu filho pode ter outros compromissos além de frequentar a escola, mas não se exceda na quantidade de atividades extras. Como nós já citamos, dê prioridade para as atividades que o seu filho mais gosta e exclua aquelas que ele não leva a sério, ou que o desagrade. Pense bem, é melhor que o seu filho faça apenas duas coisas muito bem feitas que dez de qualquer jeito, não é?

3. Equilibre os momentos de prazer e as obrigações

Embora a vida acadêmica seja muito importante, nós, pais, não podemos esquecer que as crianças precisam ter momentos de diversão sem vínculo algum com a escola. Brincar é importante para o desenvolvimento de uma criança.

Ao planejar a agenda do seu filho, não se esqueça de deixar um tempo livre para que ele possa se divertir todos os dias, pelo menos um pouco. Use os momentos de prazer como uma recompensa, por exemplo: após a aula de inglês, permita que o seu filho jogue um pouco de videogame.

Além disso, lembre-se também de incluir ao cronograma momentos em família, como assistir desenhos juntos. Por mais atarefado que você seja, tente fazer parte dos dias do seu filho. Isso fará bem tanto para o seu pequeno quanto para você mesmo.

4. Escolha atividades adequadas para cada faixa etária

Só quem tem ou já teve filhos sabe como as crianças mudam de um ano para o outro, portanto, um esporte que era adequado para o seu filho no ano passado pode não ser mais a melhor opção para este ano.

As atividades do seu filho devem mudar conforme ele for crescendo. Logicamente, existem atividades que podem ser praticadas desde a infância até a vida adulta, como o balé e a natação. No entanto, nós aconselhamos que você converse com um pediatra. Ele saberá dizer exatamente qual atividade é indicada para cada faixa etária.

Como fazer as crianças cumprirem o cronograma?

Organizar a rotina de uma criança não é fácil, entretanto, fazer os pequenos seguirem o cronograma é ainda mais difícil. Não fique nervoso caso o seu filho se recuse ou tenha dificuldade para seguir a rotina que você programou. Como nós dissemos no início, você deve insistir até que a organização se torne um hábito do seu filho.

A melhor forma de incentivar os pequenos a manterem os compromissos e cumprirem com os horários é dando exemplo. Os pais são como espelhos para os filhos, portanto, se você quer que seu filho honre com seus compromissos, você deve agir da mesma maneira.

Por último, mas não menos importante, não se esqueça de elogiar o seu filho quando ele seguir o cronograma corretamente. Mostre que ele está no caminho correto e, se possível, dê uma pequena recompensa por seu esforço, como tomar sorvete.

Temos certeza que, depois de ler todas as nossas dicas, você já sabe exatamente como organizar a agenda de uma criança. Coloque em prática tudo o que nós ensinamos neste texto e você vai perceber como os dias do seu filho ficarão mais organizados e tranquilos.

Gostou das nossas dicas? Então não se esqueça de compartilhar este post em suas redes sociais para que mais pais possam aprender a organizar a rotina de seus filhos pequenos!

PORT

Na loja PORT você conta com diversos produtos para papelaria, informática e escritorio. Confira descontos e promoções de frete grátis.

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Atualmente vivemos em um mundo onde a impressão de documentos e fotos se tornou uma demanda recorrente tanto no uso

Vivemos atualmente em um mundo onde a tecnologia faz parte de todos os aspectos de nossas vidas. E é por

Deixe um comentário

Fechar Menu