Gaveteiro de escritório: saiba como escolher o ideal

Tempo de leitura 9 min

Gaveteiro para escritório é um tipo muito especial de mobiliário. São peças pequenas e versáteis, perfeitas para “encaixar” no seu ambiente de trabalho. A principal característica de um mobiliário embutido é permitir criar uma transição suave entre espaços, além de uma decoração coerente que faz o local parecer mais arejado.

Gaveteiros ainda apresentam outras vantagens, eles se misturam na decoração em vez de se destacar, e isso os torna adequados para interiores contemporâneos e minimalistas.

Além disso, as gavetas fornecem muito armazenamento. Objetos que poderiam ocupar espaço útil como livros, pastas e pequenos materiais de escritório, podem ser distribuídos em repartições, de forma prática e organizada.

Porém, para garantir o melhor custo-benefício, é necessário descobrir qual sua necessidade de armazenamento e disposição de espaço. Existem diversos modelos e, sem dúvida, você encontrará gaveteiro para escritório perfeito para suas necessidades, continue a leitura para descobrir!

Diferenças entre armário e gaveteiro para escritório

Gaveteiros

Quando o orçamento e o espaço disponível são limitados, precisamos considerar soluções inteligentes para suprir as necessidades sem grandes custos. Por isso, os gaveteiros são uma excelente alternativa para sua empresa. Veja os principais pontos a seguir.

Número de gavetas

Gaveteiros de 3 ou 4 gavetas são os mais comuns. Uma dica é reunir com antecedência todos os objetos que serão guardados. Por ser uma peça extremamente durável, considere também se seu volume de materiais vai aumentar nos próximos anos.

Gavetas finas e curtas podem ser uma péssima surpresa, analise sempre a profundidade e o tamanho de cada uma.

Estilos

Separamos para você duas opções mais vendidas:

  • Gaveteiro Stalo 4 Gavetas, feito em MDF com acabamento UV de alta qualidade, além de rodízios e puxadores em alumínio;
  • caso seu volume de objetos seja pequeno, recomendamos o prático Gaveteiro Waleu, com 4 gavetas de acrílico, fácil de abrir e resistente, ideal para uma organização rápida.

Ambas são peças com excelente durabilidade, logo, com ótimo custo-benefício.

Armários

Os armários de escritório, em sua maioria, são peças maiores. Indicados para organizar uma grande quantidade de material.

Uma das vantagens em relação aos móveis planejados, além do preço, é a capacidade de locomoção. Os armários podem ser desmontados e realocados facilmente para um novo escritório por exemplo. Por isso, são peças perfeitas para pequenos empresários (que buscam mudanças no longo prazo).

Qualidade

Quando se trata de móveis de madeira, como um gaveteiro ou armário, peças de boa qualidade terão folhas finas de madeira entre as gavetas. Esses painéis não só agem para proteger o conteúdo, mas também melhoram a força das estruturas.

Outro bom indicativo são as gavetas que abrem e fecham facilmente em trilhos de deslizamento de metal e com paradas para evitar que sejam puxadas para longe. A madeira deve ser dura e sólida, ou de um compensado que tenha pelo menos 8 camadas. Um bom aspecto para dizer a qualidade de construção são as articulações.

Móveis de boa qualidade terão juntas aparafusadas ou ladrilhadas, e os quadros ficarão nivelados com o chão. Indicações de má qualidade seriam articulações pregadas, grampeadas ou com cola visível. A mobília também vai balançar, torcer ou ranger.

Por fim, uma boa madeira deve ser razoavelmente resistente a arranhões, se ela amassar facilmente, a mobília não suportará muito uso. Para testar isso, você pode tentar desenhar uma linha em uma área não exposta com a unha para ver se ela deixa uma marca visível.

Como a mobília pode afetar sua empresa

Espaço

Pequenos espaços compartilhados de trabalho podem, rapidamente, se tornar caóticos e confusos. Por isso a importância de investir em boas opções de armazenamento e mobiliário (de tamanho apropriado).

Isso não só garante a livre movimentação, mas também proporciona uma aparência limpa e organizada, como todo espaço de trabalho profissional deveria ser.

Produtividade

As pessoas são mais produtivas quando trabalham em escritórios modernos e inspiradores. Muitos espaços de trabalho contemporâneos apresentam áreas de descanso que são, essencialmente, afastadas do espaço do escritório principal e podem incluir móveis, livros e bebidas.

Qualidade

Substituir o mobiliário de escritório regularmente é dispendioso e causa interrupções no trabalho normal, por isso, é aconselhável investir em peças duradouras, de alta qualidade e que sejam feitas para resistir ao teste do tempo.

PORT, distribuidor oficial 3MPowered by Rock Convert

Certifique-se de ler opiniões e escolher um fornecedor de mobiliário de escritório que seja reconhecido pela qualidade e preços competitivos.

Conforto

Em um ambiente típico de escritório, onde as pessoas permanecem sentadas grande parte do dia, é absolutamente crucial oferecer cadeiras e mesas confortáveis. O conforto aumenta a produtividade e reduz o risco de lesões.

Estilo

O estilo é certamente um fator importante na forma como as pessoas percebem sua organização. Você deve escolher móveis que complementem a decoração e o esquema de cores.

Assim, sejam móveis de escritório contemporâneos “à lá Pinterest”, ou talvez algo mais tradicional, a chave é escolher um estilo que reflita a identidade única da sua marca e cultura da empresa.

Só não se esqueça que armários e gaveteiros não são todos iguais. Existem modelos de móveis para serem usados no quarto, outros em cozinha e, por fim, aqueles próprios para escritório. Portanto, procure o móvel no estilo certo para o seu ambiente de trabalho.

Segurança

Uma das maiores vantagens dos gaveteiros e dos armários é que alguns modelos, além de proporcionarem tudo o que já foi dito acima, também oferecem segurança aos seus usuários.

Os modelos de mobília com chave são perfeitos para serem usados em empresas. Essas gavetas servem como um minicofre onde as pessoas podem guardar documentos, dinheiro, projetos, enfim, qualquer coisa que tenha valor.

Se você é do tipo desconfiado, ou se deseja ter um pouco mais privacidade dentro do seu ambiente de trabalho, então os móveis com chave são a solução para os seus problemas!

Praticidade

Os móveis com rodas são a escolha ideal para quem está procurando por praticidade. Se comparados aos armários, os gaveteiros ocupam menos espaços e são mais fáceis de serem levados de um lugar para o outro. Os gaveteiros com rodas são ainda mais práticos, afinal você só precisa empurrá-los para que eles se movam.

É comum que as pessoas mudem de escritório, ou de mesa, dentro de uma empresa. Os gaveteiros com rodas ajudam (e muito) nesses momentos de mudança e também durante as reformas. Empurrá-los é muito mais fácil que levantar um armário — opte sempre pelas alternativas mais práticas.

Materiais mais usados em gaveteiros para escritório

O preço de um gaveteiro varia de acordo com o material do qual ele foi feito. A seguir, nós falaremos sobre os materiais mais utilizados em gaveteiros e também mostraremos as vantagens e as desvantagens de cada um deles. Confira e tire as suas próprias conclusões.

Madeira

Os gaveteiros podem ser feitos de MDF, MDP ou madeira maciça, sendo que cada tipo de madeira tem um preço e características diferentes. Algumas pessoas gostam dos móveis de madeira justamente porque eles têm um aspecto mais rústico e natural. Não se preocupe caso você prefira designs mais modernos, também existem várias mobílias feitas de madeira que são mais despojadas.

A única desvantagem da madeira (seja ela qual for) é que esse material requer um cuidado maior. Os gaveteiros desse material são indicados para áreas internas, pois são inimigos da umidade e não suportam variações de temperatura. Fora isso, a madeira é, sem dúvidas, um elemento ótimo e muito duradouro.

Plástico

O plástico é um material leve e bem mais em conta se comparado à madeira, entretanto, é inegável que a qualidade do plástico é muito inferior. Gaveteiros de plásticos não são muito recomendados para serem usados dentro de empresas porque, em primeiro lugar, eles não têm um aspecto elegante e, em segundo lugar, o plástico é um material muito frágil. Por outro lado, os gaveteiros de plástico são ideais para o uso doméstico.

Aço

Se você achou que o material mais resistente que um gaveteiro poderia ser feito era a madeira, você se enganou. Existem versões feitas de aço!

Os gaveteiros de aço têm um grande apelo decorativo e a sua aparência combina bastante com a estética dos ambientes corporativos. A maior vantagem do aço é que, diferentemente da madeira, esse é um material altamente resistente a água, gordura, sujeira e variação de temperatura.

Você deve estar se perguntando agora qual é o melhor material entre madeira e aço. Não existe uma resposta para essa pergunta, tudo depende do que você está procurando. Algumas pessoas preferem madeira, outras aço, mas existe também quem prefira o plástico.

Onde comprar o gaveteiro ideal?

Agora que você já conheceu as vantagens do gaveteiro para escritório, resta uma última decisão. Onde comprar? A internet é sempre a melhor opção para quem procura custo-benefício. Você encontrará diversos modelos, marcas e preços, além da conveniência de receber seu produto em casa. Lembre-se de optar por uma empresa com garantia de suporte e entrega, com milhares de avaliações positivas.

Na PORT, você encontra as melhores marcas nacionais e importadas, somos uma distribuidora oficial com mais de 8.000 itens de escritório, papelaria e informática. Com mais de 25 anos de experiência no mercado, a PORT está preparada para atender suas necessidades diárias com produtos sob medida para cada necessidade.

Gostou do texto ? Precisa de itens novos para o seu escritório? Então entre em contato conosco agora mesmo e conheça um pouco mais sobre o nosso trabalho!

PORT, distribuidor oficial ChamexPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up